Girls Like Girls

Girls Like Girls Hayley Kiyoko

Resenhas - Girls Like Girls

Laura 01/07/2023

Esse livro tem uma importancia emocional pra mim ridicula, eu fiquei emocionada lendo do inicio ao fim. A história é fiel ao clipe que moldou minha bissexualidade mas a história que a autora criou é ainda melhor. Fala sobre suicidio e depressao, sobre mudanças e deslocamento, sobre aceitação e sobre primeiro amor. É o pacote completo e me fez chorar em partes completamente aleatorias.
Incrivel incrivel, tirando que a menina é meio chata mimada mas tudo bem a gente releva.

Jasmoon 24/08/2023

Nostálgico e acolhedor
Acredito que, como todos nós ao abrir o primeiro romance de Hayley, minhas expectativas sobre a escrita não eram muito altas, me surpreendendo positivamente com a leveza e fluidez da leitura. Acabei o livro em dois dias lendo em pequenos intervalos de tempo livre e quase não percebi quando cheguei ao final. Não é a maior obra de romance do século, e acho que esse livro nunca se propôs a isso, é um romance entre duas garotas adolescentes em uma época em que tudo da vivência LGBT era mais difícil e que reflete os conflitos das garotas que conhecemos anos atrás no clipe de Girls Like Girls. Pessoalmente como fã da Hayley, foi como assistir o clipe pela primeira vez de novo, uma onda de nostalgia a cada referência descrita no livro. Espero que essa obra sirva de conforto para muitas pessoas, especialmente para garotas que amam garotas.

Raissa387 27/08/2023

Girl like girls
Faz muitas referências a música e muito bom, aquele romance com açúcar para morrer de fofura mas ao mesmo tempo mostrando um pouco dos preconceitos que pessoas lgbtquia+ sofrem no dia a dia.

Báh 20/07/2023

I'm real and I don't feel like boys
O livro foi muito bem estruturado de acordo com o videoclip, e mesmo eu demorando tanto pra ler (estava lendo em inglês) foi uma ótima leitura.
Recomendo!

rezendegio 27/02/2024

Eu tenho certeza absoluta que se eu tivesse lido esse livro quando eu era adolescente (na época que o próprio clipe de Girls Like Girls saiu) eu teria sofrido TANTO. Não que não tenha me afetado agora, mas pelo menos agora não doeu.
Eu tive uma Sonya também, mas a minha vida não é um livro, e é óbvio que ela não teve coragem de enfrentar o mundo pelo amor que a gente sentia uma pela outra. Hoje isso pra mim é passado e eu namoro uma mulher incrível, mas é interessante ver que tem gente que não vê o mundo como nós românticos vemos. Eu, assim como a Coley, moveria céu e terra por quem eu amava, e nunca tive esse mesmo retorno até depois de adulta. Quando você é adolescente as coisas são muito mais intensas, principalmente se você é LGBT, e ter esse tipo de conteúdo disponível é muito importante pras gerações futuras. Eu espero que muitas adolescentes pelo mundo sejam impactadas por ambas as obras da Hayley (clipe e livro) e percebam que tá tudo bem amar quem quer que seja.

jiangslore 30/09/2023

[3/5]
Como qualquer outra pessoa que passou pelo impacto que o videoclipe da música que inspirou o livro causou, eu estava muito empolgada para ler "Girls Like Girls". Embora minhas expectativas não tenham sido completamente atendidas, por boa parte da leitura eu estava convencida de que a obra era um clássico caso de "entendo as qualidades e acho que há coisas boas no livro, mas também vejo alguns defeitos que não consegui ignorar". Penso que essa continua sendo a minha visão, no entanto, o final do livro fez com que o número de "defeitos" aumentasse mais do que eu esperava.

Ultimamente, um problema que tem me incomodado muito é o excesso de temáticas nos livros. Na minha opinião, é terrível quando há informações demais, personagens demais, "conflitos" (uso aspas porque percebi que muitos livros nos quais eu vejo esse problema também têm o problema de não criar bons conflitos) demais. Até a metade de "Girls Like Girls", eu estava bem feliz em perceber que o livro não parecia ser assim. Claro, houve uma expansão do universo e dos problemas enfrentados pela protagonista; e o leitor foi apresentado a personagens além de Coley, Sonya e Trenton. Mas parecia haver um bom equilíbrio entre uma expansão necessária para preencher um livro (muito mais extenso que um videoclipe) e entre uma expansão exagerada que tornasse quase impossível para uma escritora inexperiente desenvolver tudo de forma satisfatória em poucas centenas de páginas.

Mas aí chegou a metade do livro e isso mudou: outros personagens, ambientes e conflitos foram introduzidos. Entendo que isso foi uma forma de mostrar a ampliação do mundo de Coley e a abertura dela para novas experiências, mas acho que a consequência dessa escolha foi deixar as coisas com pouca conexão e pouco desenvolvimento. E acho que tudo ficou ainda mais desagradável para mim quando, apesar da expansão do universo de Coley, o final do livro meio que representou uma volta ao que tinha ocorrido anteriormente, na primeira metade do livro.

Em suma: somos levados a pensar que o livro vai ter uma determinada direção por causa do material que serviu como inspiração para ele, mas acontecem coisas que fazem parecer que o direcionamento será alterado; e então, no final, a direção é a mesma que a esperada inicialmente. O livro acabou ficando em um meio termo que não funcionou para mim.

Com relação à escrita, acredito que a palavra que resume minha opinião é "inconsistência". Há momentos em que a escrita é muito boa (a maioria ocorria enquanto Coley estava pensando em algo relacionado a seus sentimentos), e há momentos em que não gostei muito dela. Nestes últimos a escrita parecia mecânica e acelerada demais; com frases curtas que até faziam sentido no mesmo contexto, mas não eram conectadas de uma forma que fizesse a leitura fluir bem. Talvez tenha sido por eu já estar ficando desagradada com o enredo do livro nesse ponto, mas senti que essa parte "pior" da escrita ficou mais visível no final do livro.

Os personagens do livro são ok. Não são extremamente aprofundados, mas dá para entender bem o papel de cada um no enredo e o básico sobre suas personalidades. Coley foi uma protagonista interessante de acompanhar, principalmente no desenvolvimento das questões familiares que ela enfrentou e na descoberta de sua sexualidade. Sonya foi uma personagem um pouco chata, mas nada além do que eu esperaria para alguém no contexto em que ela estava (e acho que o contexto dela foi bem apresentado, apesar de pensar que ter capítulos normais no ponto de vista dela seria mais interessante do que as entradas no LiveJournal).

E o romance... Até certo ponto, gostei dele. Achei que as complicações foram bem apresentadas e a forma que as personagens principais lidaram com elas foi bastante realista (na maior parte do tempo). Mas também vi pontos negativos no romance, o que penso que pode ser resumido pelo "meio termo" desagradável que mencionei anteriormente; porque, para mim, esse aspecto também desandou bastante na segunda metade do livro.

Sob o ponto de vista da narradora, não posso dizer que a resolução do enredo não é realista; porque acho que muitas adolescentes fariam a mesma escolha final que Coley fez. Mas, ao mesmo tempo, não sei se a forma que a mensagem sobre "perdão" é demonstrada por essa escolha é algo que me agrada. Basicamente, não acho que o livro entrega o "final feliz" que parece ser seu objetivo entregar. As coisas são ainda mais complicadas quando penso no final pelo ponto de vista de Sonya - porque aí penso que até o "realismo" (que é uma das poucas "qualidades" que vi nesse final) deixa de existir.

Apesar das questões que apontei aqui, acho que o livro tem seu valor e que Hayley tem potencial para ser uma boa escritora. Com certeza recomendo a leitura para as pessoas que, como eu, têm uma conexão forte com a música e o videoclipe. Se a nostalgia sobre esse assunto é forte para você, provavelmente vai gostar de saber um pouco mais sobre as personagens e a visão que Hayley tinha para elas. No entanto, se não tiver esse sentimento, acho que é provável que não goste do livro.

Mirely.Aline 11/07/2023

Em êxtase!!!!
QUE LIVRO BOM!
Achei o inglês meio chatinho, no começo é difícil pegar o ritmo mas depois embala é sensacional. Laaa no comecinho fiquei meio receosa pq achei mto rápido a coley se apaixonando, mas depois fiquei maravilhada!!!! Eu to assim nas nuvens, o livro perfeito. Lendo e lembrando do clipe e assim o tempo inteiro ?????????????????

nath.uncini 19/09/2023

I love gay people
Li o livro inteiro em um dia. sinceramente não sei como descrever a importância que essa história tem pra mim, até quando ela era resumida em um vídeo de cinco minutos no youtube; ler esse livro me trouxe um sentimento de nostalgia, mas ao mesmo tempo, aquela sensação boa que você tem quando descobre algo novo e confortante. o livro não é perfeito, mas não consigo focar nesses detalhes com a bagagem emocional que eu tenho com girls like girls.

agora, 8 anos mais velha do que quando vi aquele clipe pela primeira vez e mergulhando ainda mais em uma história que tanto me moldou, sou extremamente grata por ter crescido escutando a música da hayley e por ela ter escolhido rever essa trama, e fico esperançosa pela futura geração de sáficas-adolescentes-se-descobrindo.jpg que terão mais essa mídia pra se apoiar e se identificar. que os caminhos delas sejam mais sossegados do que os nossos, da sonya e da coley, e de todas as outras que vieram antes de nós. ??

Cottie 27/09/2023

Esse é um livro bem rápido, eu demorei um mês, mas poderia ter terminado em muito menos. Ele é simples e trata de superação e aprender a se amar primeiro.

Os temas que ele trata e a maneira como trata são bem boas, embora algumas partes realmente tenham me irritado sendo o motivo da minha demora para terminá-lo. Eu achei o final um pouco corrido dms, toda a trama foi resolvida em uns três capítulos e na minha opinião era pra ter terminado de uma maneira completamente diferente....

É um livro bonitinho... eu recomendaria para outros lerem.

Marina 09/10/2023

Um bom primeiro livro
Talvez seja melhor para leitores mais jovens, mas fique atento ao conteúdo que pode ser sensível.
A história tinha potencial, mas muitas coisas foram mencionadas e não foram exploradas ou simplesmente não tiveram um desfecho.
Não é o meu favorito, mas se a Hayley quiser continuar escrevendo, tenho certeza de que ela pode evoluir. Não é terrível para um primeiro livro.

Vini87 09/02/2024

A aceitação começa por dentro.
Pra mim essa foi uma das grandes mensagens desse livro.

Desde que fiquei sabendo que o clipe/musica ia virar livro já fiquei super animado pra ler e consegui comprar essa edição gringa em capa dura numa promo bem boa.

O enredo trata ali de assuntos pesados e necessários, com uma escrita gostosa e personagens cativantes(só os principais), adorei ver como a autora conseguiu agregar ainda mais detalhes e coisas importantes à uma história que já era importante pra muita gente.

Paula1735 28/10/2023minha estante
??

Lala 25/12/2023

Eu ameiii, a jornada, o drama sensacional, o avassalador, sempre quis esse drama em um livro lgbt e ameii. Muita coisa é fucked up ne, mas.. é bem real kkkkkk confesso q no início fiquei meio "mds essa mona é maluca??" mas é da personalidade da principal msm ser topa tudo

cozyloue 05/04/2024

Girls like girls like boys do, nothing new
Diferente de muita gente que viu o clipe na infância quando estava se descobrindo eu não, não fazia a mínima ideia que rumo a história iria tomar, eu fiquei com o coração na mão o tempo todo porque a personagem principal estava tão confusa, eu me vejo um pouco nela e é facil se ver nela, ela está destruida ama alguém que não pode amá-la.
Esse livro me faz pensar que as vezes algumas coisas vão ser sempre mais importantes que outras, como o que é mais importante ser feliz e livre ou se prender por medo e uma falsa sensação de aceitação, é difícil quando se está no armário, isso te faz pensar que tudo sera mais facil se vc ficar lá apenas fingindo que n é com vc, mas isso é tão falso e esse livro mostra bem isso, mostra como essa falsa sensação vai te coroendo por dentro e causando uma ferida enorme no seu peito.
Fico que o final tenha sido assim, ele é um livro leve mas que traz grandes reflexões pra gente, eu amo esse livro, sou grata por ter lido ele.