Retrato de Uma Mulher Desconhecida

Retrato de Uma Mulher Desconhecida Daniel Silva

Resenhas - Retrato de Uma Mulher Desconhecida

Mariane 23/12/2023

Retrato de uma mulher desconhecida
Nosso amado Gabriel Allon está aposentado. Depois de tantos e tantos anos com espião e chefe da inteligência israelense, agora ele tem q se adaptar a uma vida normal. Sem confusão, sem armadilhas, sem aventuras. Afinal a última quase o matou. Agora sua única função é ser pai de Irene e Raphael e esposo de Chiara. Nada mais. Os meses se passaram e Gabriel agora exerce sua nova versão. Ganhou peso, deixou o cabelo crescer, e aparentemente rejuvenesceu. Maaaass? um belo dia Julian, seu amigo dono de uma famosa galeria de arte em Londres, aparece em Veneza para um drink. Claro q não é uma visita apenas para matar a saudade, mas sim para um pedido: Julian recebeu uma carta anônima onde da a entender q uma das suas últimas, e badalada, vendas pode ser um quadro falsificado. Desesperado com essa possibilidade que pode acabar com todo o seu prestígio, ele implora a Gabriel ajuda para descobrir a verdade. E assim começa uma busca insana que desenterra toda a podridão do mercado de arte mundial. Gabriel se obriga a sair da aposentadoria e mostra q quem foi rei nunca perde a majestade. Vale demais a leitura! É meu top 2 do autor (o meu coração é ainda reinado pela A Ordem).

May | @vidadaleitora 09/01/2024

Olá, queridos leitores! Aqui é a May, com uma aventura incríveeeeelllll.
"O retrato de uma mulher desconhecida" é um livro de pouco mais de 400 páginas que devorei em 2 dias! Isso porque me vi envolvida em uma trama interessantíssima de tráfico de grandes obras de artes falsificadas na Europa. Já posso declarar que preciso conhecer outros títulos de Daniel Silva, pois ele cria diálogos INSANOS de tão bons! Eu leria qualquer anedota dele. Amo falas sarcásticas, carregadas de ironia e alívio cômico, mesmo dentro de uma situação periclitante.
Ameiiiiii Gabriel Allon, um ex-espião israelense e prestigiado restaurador de grandes obras de arte, casado com uma grega lindíssima e mãe de seus filhos gêmeos. Ele está aposentado, e descansando à força por ordem de sua mulher (e também sua patroa na galeria de artes numa pacata cidade da Itália), mas entra em uma investigação de falsificações de telas grandiosas a pedido de um amigo. Apesar de ser pai de família, Allon não teme o risco de morte que sempre o acompanha.
Apreciei muito a estrutura do enredo, que é majoritariamente formado por diálogos, com capítulos curtos e fluidos, que te faz engolir o livro e querer mais. Me diverti demais com o humor de Allon, e seu jeitinho de estar em perigo com relativa tranquilidade. Só posso dizer que amei e recomendo fortemente!

Leitor Noturno 09/05/2023

Resenha Noturna
O famoso agente secreto Gabriel Allon está farto da vida perigosa que leva, seu último trabalho lhe fez refletir muito sobre o futuro, querer passar mais tempo junto da familia, cuidando dos filhos, acompanhando a esposa em sua grande paixão: as obras de arte. Allon divide com ela este amor pelos quadros e pela história atrás deles, grande pintor, é especialista em restaurar quadros antigos. Mas parece que o agente chama problemas, as confusões o seguem, as mais perigosas possíveis, e elas irão encontrá-lo até mesmo durante seu passatempo.

Sabendo dos contatos, e da capacidade imensa, de Gabriel, um grande amigo o procura querendo ajuda para resolver o problema de um quadro famoso, aparentemente sua última negociação, que envolveu dezenas de milhões de dólares, foi feita por um quadro fajuto, e ele se sente profundamente prejudicado por aquilo, seu Van Dyck legítimo não era tão legítimo assim. O nosso novo restaurador de quadros vai entrar de cabeça no novo mundo, indo até os mais profundos confins deste mercado, que apesar de não ser tão conhecido do grande público, envolve muito dinheiro e as formas mais escusas e ilegais de fazer as transações.

Uma viagem pelo mundo da arte faz a leitura ter até um ar erudito, trazendo detalhes curiosos sobre obras de arte, de maneira minuciosa situa o leitor por galerias e quadros de uma forma que faz parecer que estamos dentro do Louvre, dando uma vontade absurda de conhecer melhor este hobby e de frequentar mais as galerias. Mas em termos de enredo e do próprio Gabriel Allon deixa bastante a desejar.

Como um fanático da série, que com esta obra chega ao 22 livro, não titubeio em afirmar que é o que menos tem ação e tiros, e também o que mostra menos a essência do personagem, que inclusive se apresenta de uma maneira bem diferente da que eu estava acostumado a enxerga-lo. Um amor absurdo pela arte que o faz parar de tentar investigar questões geopolíticas, não combina muito com o personagem que eu tanto adoro.

Outro ponto negativo é que as ações no livro parecem bem pouco críveis, viagens muito fáceis de um lado para o outro, vendas rápidas de obras de arte, é muito pouca ação direta, o que sempre elevou os momentos principais de suas histórias agora fica completamente fora de foco.

Nota: ???????

Jansen 22/05/2023

Como todo o livro de Daniel Silva vale a leitura. Ele tem o dom de prender nossa atenção, inclusive neste livro cujo enredo fugiu um pouco dos anteriores.
A principal característica de sua obra é o suspense político próximo à ações terroristas cruéis e violentas. Este livro é mais bem educado, apesar dos bandidos que permeiam a história. Hotéis de luxo, restaurantes dos melhores com pratos requintados acompanhados pelos melhores vinhos e champanhes.
Mas, sinceramente eu prefiro o suspense raiz, aquele que nos faz tremer de emoção e esquecer da nossa vidinha sem graça.

Thiago665 07/07/2023

Mais um excelente livro desse espião que todos adoramos. Pra quem é fã de Gabriel Allon, nada melhor que passar um tempo lendo esse livro. Quem venham outros.

Ju Castanheiro 12/11/2023

Bom demais
Que livro bom de espionagem! Apesar de conter mistério e crimes, ele não é pesado, pois se trata de uma história sobre falsificação de quadros. Mas o espião Gabriel Allon é sensacional. Muito inteligente e até mesmo engraçado, é muito fácil simpatizar com ele. Quero logo ler mais histórias desse espião.
May | @vidadaleitora 20/11/2023minha estante
Animei heeemmm

Elizabeth 18/11/2023

Não é dos melhores do autor, mas é bom. Acho q o problema é a mudança q ocorreu no personagem, e, pra quem gostava da linha de ligações do serviço secreto internacional, este ficou devendo.

Alexandra153 04/05/2023

Leitora ávida de todos os livros com Gabriel Allon, com quem aprendi muito sobre as ligações entre serviços secretos internacionais e a relação de Israel com os seus vizinhos.
É sempre uma leitura agradável mas confesso que as histórias me acrescentavam mais quando Gabriel ainda estava ligado ao serviço de espionagem israelita.
Aprendi no entanto sobre esquemas de venda de arte falsificada, tema para o qual não estava desperta.

Mauro101 22/10/2023

Gabriel Allon sem sua equipe
Aí contrário dos anteriores, neste livro Gabriel Allon está sem sua equipe do "Escritório". A temática é um pouco diferente dos outros livros, mas o saldo é positivo.

De quebra, uma breve aula sobre pintores clássicos.

Rene Brito 12/02/2024

"Retrato de uma mulher desconhecida", de Daniel Silva, traz Gabriel Allon de volta ao mundo da espionagem após um período de paz em Veneza. O enredo se desenrola quando o negociante de arte Julian Isherwood apresenta a Gabriel um intrigante caso de falsificação envolvendo uma obra de Anthony van Dyck. Determinado a desvendar o mistério, Allon se infiltra no submundo da arte, tornando-se um falsificador para desmascarar o criminoso responsável.

A narrativa é instigante e sofisticada, levando o leitor por um caminho repleto de reviravoltas e reencontros com personagens de livros anteriores. No entanto, o ponto fraco do livro reside em sua conclusão. Após uma trama complexa, a resolução do caso se mostra demasiadamente fácil e abrupta. A rapidez com que o caso é resolvido pode deixar o leitor insatisfeito, contrastando com o desenvolvimento construído ao longo do livro.