Do Castigo para a Felicidade

Do Castigo para a Felicidade Maria Paz

Resenhas - Do Castigo para a Felicidade

Raquel Cavalcanti 28/11/2022

Forte e emocionante!
Em "Do Castigo para a Felicidade", de Maria Paz, conhecemos Sebastiana. Através da trajetória dela, somos transportados para o Seridó paraibano, uma terra marcada pela seca, mas abençoada por seu povo e natureza fortes e resilientes. E Sebastiana não foge à regra, muito pelo contrário: ela parece (e realmente é) a síntese de tudo o que a cerca, desde a crueza dos seus modos até a nobreza de seus sentimentos. E por falar em nobreza de sentimentos, é impossível não comentar sobre a dedicada professora Cecília. Obstinada em sua missão de vida, ela leva conhecimento, ministrando aulas aos sábados para pessoas humildes. Por isso, Cecília visita a mãe de Sebastiana e a convence da necessidade de alfabetizar a menina. De início, aquela decisão não parecia nada de excepcional, mas o poder que o conhecimento trás rompe fronteiras até então inimagináveis.

Vários acontecimentos (bons e ruins) surgem no caminho de Sebastiana. Um deles é o falecimento de sua mãe. Desolada, a menina se refugia na casa de Cecília após sofrer assédio do marido de sua tia, que chegaram pra buscá-la, juntamente com seus irmãos. Apenas os meninos partem com a nova família, pois Sebastiana (por motivos óbvios) decide ficar, e Cecília está determinada em proteger a sua aluna mais empenhada.

Os anos se passam, e Sebastiana torna-se uma doceira de mão cheia, tanto que é premiada em um concurso na capital paraibana, João Pessoa. Voltando para sua terra natal, Sebastiana ainda viverá muitas surpresas, inclusive a descoberta do amor. Ela se apaixona por um indígena chamado Thauan. Ele é artesão e cordelista, e sua sabedoria simples a encanta irremediavelmente.

Mas o passado bate à porta... Assuntos familiares mal resolvidos ressurgem, e com isso Sebastiana finalmente reencontra seus irmãos (até então) sumidos. Como será esse reencontro? Só lendo "Do Castigo para a Felicidade" para descobrir o desfecho dessa história marcante, emocionante e tão forte quanto o sol (que castiga, mas também dá vida) do Seridó.

Resenha de Raquel Cavalcanti (@anarraquilhas)

Beatriz @lendo_com_bia 27/09/2022

PERFEITO
leitura desse livro foi única, acompanhar Sebastiana e tudo que ela passou e principalmente seu amadurecimento foi lindo.

Foi uma leitura rápida e fluída, a história traz muitas reflexões.

Amei demais o romance entre Sebastiana e Thauan deixou meu coração quentinho, eles são almas gêmeas.

Anna Clara e Clarissa 15/09/2022

DO CASTIGO PARA A FELICIDADE!

Oieeee, gente!!! Quem nos acompanha por aqui sabe que amamos um bom livro nacional!! E lemos recentemente Do castigo para a felicidade, da autora Maria Paz, que já conhecemos através de Prazer em ser humano. Então vem saber um pouquinho mais!

Nessa obra temos personagens pra lá de bem construídos e que a gente amoooooou conhecer! Sebastiana é a nossa protagonista e torcemos por ela desde o início. Uma garota com o coração enorme, que luta pelos seus sonhos, tem uma fé bonita de se ver, e vê o mundo com os olhos brilhando! Da vontade de guarda-la em um potinho e protege-lá de todo o mal do mundo. Que orgulho acompanhar o amadurecimento da menina ao decorrer do livro!!! De menina? a mulher! Outra personagem que se destaca é a professora Cecília, que nos dá esperança acerca da educação. Uma mulher íntegra e um exemplo a ser seguido nas salas de aula. Cecília ajudou Sebastiana no que ela precisou e reforçou ainda mais a importância de estudar para a menina. Várias reflexões são colocadas por essas duas? está incrível!

Sebastiana tem a sorte de viver um amor puro com Thauan, ambos estavam destinados um para o outro e acompanhar esse romance foi de aquecer o coração!!! Porque Sebastiana merece tudo de bom, de leve, de perfeito? ela merece tudo de mais maravilhosoooo!

A autora Maria Paz traz pra gente como cenário o sertão nordestino, que aprendemos demais lendo a história! Essa representatividade na literatura nacional foi TUDO e a gente amou ter o nordeste brasileiro ali representado? A regionalidade faz toda a diferença pra história! As dificuldades não são deixadas de lado e a realidade dura de períodos de seca estão presentes no história.

Esse livro é super fluido e não dá vontade de parar de ler. A forma com que a Maria Paz escreve envolve o leitor em cada página. Os capítulos são bem curtos e rapidinhos!! Sebastiana nos conquista do início ao fim, quem já leu sabe do que estamos falando!!! E por sorte o livro está disponível na Amazon e no Kindle Unlimited. Recomendamos pra quem gosta de nacionais que dão orgulho para nós leitores!

Deia tá lendo 26/09/2022

?Do castigo para a felicidade
Sebastiana é uma criança sonhadora que vive com a mãe e os irmãos no interior do nordeste onde a seca muitas vezes não dá trégua.
Uma professora da cidade próxima insiste para que a menina vá para a escola, relutante a mãe aceita. Um mundo novo começa a se mostrar para Sebastiana.
O tempo passou até que em um dia algo muda para sempre a vida da garota e dos pequenos irmãos. Sem saída a menina recorre a amada professora em busca de socorro.
Anos passam e Sebastiana cresce determinada a fazer a mudança, nunca esquecendo de seus irmãos, mas a vida ainda lhe guarda surpresas e reencontros marcantes. O que acontecerá com Sebastiana?
Um romance emocionante!
?Quotes
"O conhecimento nos dá asas para vermos melhor e, assim, mudarmos nossas escolhas fazendo melhorias no mundo.
"Nunca devemos confundir perdão com impunidade. "
?Minha opinião.
Sebastiana é paraibana, logo a fala regional se faz presente durante a leitura. Na minha opinião isso aproxima ainda mais o leitor da história.
Foi incrível acompanhar a pequena Sebastiana até se tornar uma mulher independente, sem esquecer suas raízes.
A leitura é muito fluída e a escrita da autora me prendeu nas páginas, pois eu literalmente: devorei o livro!

Adorei poder conhecer esta história tão forte sobre o nosso povo e cultura.

Vale muito conferir a leitura Do castigo para a felicidade.

Você encontra o e-book na Amazon, inclusive no unlimeted. Aproveite!
?5?

salivrando 03/10/2022

Uma história linda
Tanto a escrita da Maria Paz quanto o enredo da narrativa, são tão envolventes que te prendem do início ao fim.
Conhecemos a personagem Sebastiana e a professora Cecília, que são mulheres fortes e obstinadas, o que nos faz sentir de cara uma conexão com a história.
Encontrar força nos estudos fez Sebastiana ver sua vida se transformar, e isso é algo que a autora deixa evidente em todos os momentos, o quando o estudo pode levar alguém longe.
A história se passa em Seridó, uma região não tão explorada na literatura, isso nos permite conhecer ainda mais esse lugar de forma tão singular.
Em resumo, é uma obra fantástica que eu super indico!

Girl_lovebook 12/12/2022

Sobre amor, fé e resistência.
Uma história surpreendente que apresenta uma menina do Seridó Paraibano que aprendeu desde cedo que nascer mulher era um castigo.

Sebastiana nasceu sendo a mais velha de quatro filhos. Vivia com a mãe e os irmãos numa tapera, sob o sol escaldante do nordeste, enfrentando a seca e a fome, esperando o pai voltar do Sul, onde foi em busca de emprego.

Por sorte conheceu a professora Cecília que lhe deu a oportunidade de estudar, e a partir daí sua vida tomou um rumo cheio de obstáculos, perdas e dores, que serviram para moldar seu caráter, e mostrar a sua força.

Do Castigo para a Felicidade é um livro de leitura fluida, com enredo muito bem escrito e desenvolvido em capítulos curtos, com fatos históricos que fizeram parte do lugar o qual o livro foi ambientado, e que tem sua importância até os tempos atuais.

É uma história que fala sobre os povos do semiárido, sua cultura e legado, assim como traz críticas socioeconômicas importantes, soluções para a sobrevivência da fauna e flora local, e o desenvolvimento dos nativos.

Sebastiana representa as milhares de meninas que desde cedo acostumam- se às dores e ao sofrimento, que pensam ser um castigo nascer mulher. E que talvez não tenham as mesmas oportunidades que a personagem teve em mudar esse pensamento.

O livro aborda assuntos relevantes e necessários, como: a perspectiva de vida da mulher do Seridó, apresenta um grande conteúdo cultural, as oportunidades que a educação proporciona, abuso infantil, a resiliência de um povo, corrupção política, entre outros.

Uma história emocionante que planta a empatia, e desperta reflexões contundentes, que podem mudar seu jeito de enxergar o mundo.

Recomendadíssimo!!

Livros17 18/12/2022

Muito bom! Super recomendo
Essa leitura deixou meu coração quentinho no sentido de ver a evolução da vida de Sebastiana, porém foi uma longa jornada e nesse processo a vida foi em certos momentos bem difícil para ela.

Amo livros que mostram a evolução da vida de um personagem desde a infância até a vida adulta e principalmente quando tem altos e baixos pois é assim que a vida é mesmo.

E também amei quando Sebastiana finalmente encontrou o amor, foi bem fofo.

É uma leitura muito boa de fazer, com regionalismo, lições de vida, poético, fluido e rápido de ler.

Thefllyn 29/08/2022

A pura essência do romance brasileiro
Sebastiana é uma menina nascida no Seridó, com uma vida difícil envolta em pobreza. Mas a chegada da professora Cecília em sua vida muda seu destino, pois Sebastiana vê a oportunidade de estudar e futuramente buscar melhores condições de vida.

No decorrer do livro vamos acompanhar a vida de Sebastiana, as mudanças, as conquistas, e vamos nos emocionar com sua força, dedicação e sua vivência que muito tem a nos ensinar.

Maria Paz é uma autora que não escreve por escrever, ela sempre tem lições para nos ensinar e suas palavras sempre são tocantes. Em seu primeiro romance ela não deixou a desejar.

Maria traz a força da mulher brasileira através de Sebastiana, uma menina que nasceu em uma vida sofrida, mas que nunca desistiu de melhorar sua condição. Esforçada e cheia de fé e esperança, Sebastiana trilhou um caminho difícil, mas que a levou até a felicidade.

Enquanto eu lia fiquei pensando, quantas Sebastianas ainda existem por ai, quantas mulheres com vidas difíceis, que precisam de oportunidades. Sebastiana é uma personagem que representa esperança para muitas mulheres.

A ambientação desse livro é maravilhosa. A história se passa no Nordeste, e através das páginas vamos conhecendo parte do lugar e da cultura nordestina.

Eu aprendi muito com esse livro, me tirou da zona de conforto e me trouxe uma experiência de leitura arrebatadora.

Lembra muito às novelas antigas que eu amo, e me lembra também a mulheres que eu já conheci, sendo de cidade do interior eu já vi muitas "Sebastianas", e é um imenso prazer ler um livro que represente essas mulheres e suas lutas.

"Do Castigo Para a Felicidade" traz a pura essência de um romance brasileiro, cheio de cultura, fé, paixões arrebatadoras e mulheres fortes e inspiradoras.

Recomendo muito a leitura, é uma oportunidade de conhecer mais sobre o Nordeste, o Brasil, e a literatura brasileira através de uma história de amor, fé e resiliência, e o melhor, com uma escrita fluida e gostosa de ler.

Ray 12/09/2022

Maravilhoso
Do castigo para a felicidade nos trás a estória de sebastiana, uma menina pobre que nasceu no interior do nordeste.
Já tinha lido outro livro da autora e tinha amado sua escrita, dessa vez não foi diferente. Nesse romance Maria nos transporta para dentro do livro, com uma ambientação incrível e personagens cativanetes que é impossível você não amar e se emocionar com a trajetória deles.
O livro contém apenas 171 páginas e vai contar a estória da nossa protagonista desde a infância, com seus momentos de lutas até os momentos de glória.
O livro é incrível, cheio de informações importantíssimas. O enredo é maravilhoso. Você se emociona junto com os personagens e torce cada vez mais para nossa protagonista encontar a felicidade.
Esse foi um dos melhores livros que li esse ano, tudo nele é maravilhoso. E para a autora, obrigada por nos presentear com essa obra maravilhosa.

Silmara 19/11/2022

Leitura imperdível.
Nessas 171 páginas, a autora abordou temas extremamente importantes que nos trouxeram muito aprendizado e reflexões profundas.
Esse é o primeiro contato com a escrita da autora e estou encantada com sua escrita poética e com sua maestria na hora de tocar em assuntos delicados, mas muito necessários.
Positivamente me surpreendeu com a lição de vida que a protagonista Sebastiana nos dá, já que desde a sua mais tenra idade, já cuidava de três irmãos menores e ajudava a mãe nas tarefas de casa.
A seca, a falta de alimentos e nenhuma instrução escolar, é o triste cenário que a autora nos apresenta da vida no campo. Até surgir um anjo em forma de professora se dispondo a pagar pelos estudos da menina...
Sebastiana já era uma criança esperta e o conhecimento das letras e números, abriu-lhe as portas da imaginação. Depois de grandes perdas e muito sofrimento, Sebastiana e a professora Cecília se tornam inseparáveis.
Cecília ensinou muito mais do que ler e escrever, ela instruiu Sebastiana nos caminhos certos para viver uma vida honesta através do trabalho.
A obra é um verdadeiro passeio cultural pela região do Seridó paraibano com suas belezas ambientais e tradições. Além de também retratar a pobreza da maior parte da população do sertão de nosso país.
Tenho uma forte veia nordestina na família, e a história me tocou profundamente e posso afirmar que essa foi com certeza uma das nossas melhores experiências de leitura desse ano.

Iza @literariodabella 18/03/2023

@literariodabella
A Sebastiana foi uma personagem que passou por muitas coisas durante a história, mesmo sendo uma sertaneja extremamente nunca deixou de sonhar com uma vida melhor para si e para sua família.
Essa história mostrou pra mim o quanto a educação pode alavancar a vida de uma pessoa,como fez com a da Sebastiana e a professora Cecília foi de grande ajuda nessa parte.
Foi um prazer acompanhar a jornada de uma personagem incrível e sonhadora.