O Fator Caetano

O Fator Caetano Eliel Barberino

Resenhas - O Fator Caetano

Nilsonln 02/03/2023

Amores e filosofia
Eliel nos apresenta neste breve conto uma história de amores que não vingaram e faz paralelos com os pensamentos de filósofos e antropólogos clássicos. Como contrapeso temos os pensamentos práticos e objetivos do maravilhoso João Matheus. Adorei essa breve caminhada com esses fofos, adoraria reencontrar eles em um outro conto do autor. Recomendo a leitura!

Ala_skx 16/03/2024

Um conto muito fofinho, retrata a forma como alguém que se apaixona perdidamente e de repente tem essa paixão destruída, além de mostrar que é possível superar e seguir em frente.

Fernando 03/03/2023

Ícaro e narciso
O conto mostra uma paixão arrebatadora a primeira vista que vingou apenas para uma das partes. Em meio a aulas de antropologia, com referências a evolução humana e mitologia grega, o protagonista se vê tentando superar esse problema com a ajuda de seu melhor amigo, um adolescente rockeiro, que aliás é o melhor personagem da história. O protagonista apresenta leve grau de autismo embora isso não seja dito - o autor confirmou isso - e por isso mesmo tem dificuldade de lidar de maneira prática com os sentimentos, e idealiza e racionaliza demais suas experiências, enquanto seu amigo é prático ao extremo e o ajuda a ver a coisa de um outro ponto de vista. É novamente a disputa entre razão e emoção, plot já explorado anteriormente por Barberino em seu ótimo "Enquanto o Mundo Acaba". As referências à mitologia são interessantes, porém simples.

"Narciso era uma das sereias que afogou ícaro ao atraí-lo ao mar."

estantedogabs 03/03/2023

Mais um ótimo conto do Eliel. Uma história sobre encontros e sentimentos não correspondidos.

Mesmo em poucas páginas, os dois personagens centrais têm um desenvolvimento legal. Seguir todo o processo do protagonista se torna ainda mais interessante com a presença de João.

Recomendo bastante essa leitura envolvente.

Leticia897 07/10/2023

É uma leitura agradável, mas não se destaca como uma obra-prima literária. Três estrelas representam bem minha avaliação desse livro.