Bateu vontade e outras histórias

Bateu vontade e outras histórias Bárbara Machado

Resenhas - Bateu vontade e outras histórias

Lista de Livros 23/06/2023

Lista de Livros: Bateu vontade e outras histórias, de Bárbara Machado
“ADULTA

De repente, eu cresci. De repente não. Foi devagar, na verdade. Sutil. E no início nem fiz muito caso, Não estou falando de faculdade, trabalho, contas, sair de casa. Esse crescer é óbvio, compulsório, diretamente ligado ao tempo, e vem mais ou menos na mesma época para todo mundo.

Estou falando de crescer por dentro, sabe? De virar adulta também, mas sobretudo de se perder um pouco de quem se foi.

Para mim, o primeiro sinal do que viria foi externo, quando meu título de moça foi inadvertidamente revogado. Da noite para o dia, recebi um substituto: tia.

Os adultos passavam, com crianças a tiracolo, dá licença pra tia, meu filho, e eu me via sorrindo, fazendo a educada, mas por dentro me perguntando, entre rosnados, o que tinha mudado. Tia é o 🤬 #$%!& .

Mas a mudança começou mesmo com o cansaço, acho. Será que foi isso mesmo? Minhas sextas, sábados e domingos ficaram mais pacatos. E logo a música da festa foi de alta para ensurdecedora, e o que era tolerável, como a fila do banheiro, a ausência de assentos e a quantidade de pessoas, tornou-se insuportável. As luzes piscando, o estrobo relampeando no escuro, tanta gente, minha nossa, e que calor; como eu costumava passar sete horas presa num lugar desses – e amar.

A magia acabou. Eu só queria mesmo o silêncio dos livros, viver a adrenalina da história dos outros no conforto do meu sofá.”
Mais do blog Lista de Livros em:

site: https://listadelivros-doney.blogspot.com/2023/06/bateu-vontade-e-outras-historias-de.html

Leitor Oculto 14/12/2023

QUE EXPERIÊNCIA!
Acabei a leitura é só tenho uma coisa a dizer:
que livro gostoso de ler!

Talvez o grande trunfo da autora tenha sido
descrever situações corriqueiras imprimindo a dose certa de emoção e realidade.

Eu realmente me conectei as histórias, a ponto de me enxergar em diversas situações e, nas que não me identifiquei diretamente, consegui projetá-las em pessoas próximas.

Vivi um misto de sensações ao permear por
diferentes tipos de textos - das crônica aos poemas.

Parabéns você a autora que conseguiu fezer o simples extraordinariamente bem.

@loop.literario 27/05/2024

Bateu vontade e outras histórias Bárbara Machado - 2023 / 175 páginas - Independente
“Bateu vontade e outras histórias” reúne mais de 50 histórias, entre contos, crônicas e poesias, que exploram com leveza a profundidade dos relacionamentos humanos.

Esse mosaico de situações foi o responsável por uma verdadeira montanha-russa de sensações. Cada história é uma janela para diferentes aspectos das relações humanas, seja com um amor, um amigo, um familiar, um desconhecido ou até consigo mesmo.

A linguagem acessível torna a leitura fluida e agradável, permitindo que leitores de diversas idades e backgrounds se conectem com os textos.

Não posso deixar de comentar que a revisão do livro está impecável (e foi feita pela própria autora) e me deixou intimamente satisfeita, confesso! Obrigada pelo carinho e cuidado com a nossa Língua. Cada palavra foi cuidadosamente escolhida, e a estrutura dos textos é clara e coesa. Isso não só facilita a leitura, mas também enriquece a experiência literária, permitindo que o leitor se perca nas histórias.

A coletânea é equilibrada em termos de tom e estilo. Há textos engraçados e cativantes que arrancam risadas e aliviam o peso do dia a dia. Por outro lado, há também histórias reflexivas e nostálgicas que convidam o leitor a uma introspecção profunda. Isso torna a leitura dinâmica e imprevisível, você não sabe para onde ela te levará na história seguinte.

Outro ponto de destaque são os finais surpreendentes de alguns contos. Fique de queixo caído. Literalmente!

Uma obra que merece ser lida e relida. Ter na cabeceira da cama e para presentear. A escolha perfeita que irá te surpreender. Parabéns, Bárbara!

Jessica599 11/08/2023

Um livro tão bom que Bateu Vontade de ler de novo!
Se tem uma palavra que resume perfeitamente a minha experiência com Bateu Vontade e Outras Histórias, essa palavra é: conexão. Claro que o fato de eu conhecer a Bárbara (mesmo que só virtualmente) pode ter contribuído pra isso, inclusive, em alguns textos eu lia como se ouvisse a voz dela. Mas, para além dessa relação, Bateu Vontade é um livro que traz muitos sentimentos e, todos eles, sem exceção, conversaram comigo de uma forma muito singular.

No primeiro texto eu já estava sorrindo. No segundo, gargalhando. Gravei stories e enviei mensagens porque eu precisava compartilhar o momento inusitado em que a Bárbara escreveu "trave este c*" como ninguém. E se você pensou que essa frase saiu de uma história hot +18, saiba que não é nada disso. Você vai se surpreender!

O livro (e mais especificamente o terceiro texto) é recheado de referências a tudo – tudo mesmo – que eu gosto, como Grease, Elvis, bossa nova, mpb, jukebox, Cher, Madonna, Bowie e Cindy Lauper. É engraçado lembrar que, enquanto eu lia, um sentimento de nostalgia tomou conta de mim. Eu não vivi nos Anos Dourados, mas me senti o próprio meme do Neymar com saudade daquilo que a gente não viveu. Bateu Vontade me levou de carona para um baile de vestido de bolinha num texto de três fucking páginas! Se isso não é fazer magia com as palavras, eu não sei o que é.

Dividido em cinco partes: Isso é viver (quando li fiquei cantarolando Hakuna Matata), Afetos & Desafetos, Despedidas, Imagine Só e Gente, o livro vai costurando as histórias (em prosa e poema) como quem faz um lindo bordado com a linha da vida. Observamos, como quem olha pela janela, as experiências da narradora que algumas vezes é a própria Bárbara e seus pensamentos, outras vezes são pessoas comuns, gente como nós, expondo memórias, relatos, denúncias e sentimentos do cotidiano.

Concluí a leitura de Bateu Vontade com uma puta vontade de viver. E é interessante perceber que esse mesmo sentimento tomou conta de mim quando li Antes de Casar, o livro de estreia da Bárbara Machado. Acredito que esse seja o fio condutor da escrita dela: a paixão pela vida e o amor pelo viver. Se Bateu Vontade aí também, leia sem medo de ser feliz. Eu recomendo demais.

site: https://www.instagram.com/cjessferreira/
Fabio 25/08/2023minha estante
Adorei a resenha Jessica!!!????

Jessica599 25/08/2023minha estante
Obrigada! :)

Roberto Faria 20/10/2023

Resenha publicada no Instagram: @umgarotoeumlivro
Conheci a Bárbara Machado após o lançamento de seu primeiro livro, o Antes de Casar, e me tornei grande admirador de sua escrita. Desde então venho acompanhando sua jornada como escritora e, agora em 2023, tive a honra de poder ler seu novo livro, o Bateu Vontade e Outras Histórias.

Em seu novo livro, Barbara brinca com as palavras, rimas e poemas; faz deles seus maiores aliados para transformar sua imaginação em belíssimos textos. Muitos deles advém de sua própria jornada, enquanto outros derivam-se de relatos, cotidiano, sentimentos e experiências que a maioria de nós vivenciamos diariamente.

?Não havia nada errado em ajudar o próximo. A falta de ajuda, aliás, era o que havia de errado com o mundo.?

Bateu Vontade é uma coletânea de histórias divididas em cinco partes: Isso é Viver, Afetos & Desafetos, Despedidas, Imagina Só e Gente. Entre textos, crônicas e poemas, Barbara proporciona ao leitor novas experiências; algumas divertidas e gostosas de ler, outras que nos leva a ter profundas reflexões.

Um detalhe que me atrai muito na Barbara é sua forma cativante de escrever e, parafraseando o ditado popular: ela faz de um limão uma limonada. Bateu Vontade é um exemplo disso, pois ela transformou ações rotineiras em histórias divertidas, me surpreendeu com finais inesperados e, em alguns momentos, me fez questionar sobre a vida.

Está mais que recomendado! Bateu Vontade é um livro cativante e gostoso de ler, uma leitura super divertida, e muito bem escrito. É até difícil escolher meus textos favoritos, pois foram muitos. Mas dentre todos, quero destacar a parte intitulada como ?Gente?, pois gostei muito da forma como a autora se jogou nas histórias e deu vida aos personagens, me divertiu e, principalmente, me surpreendeu.

Ah, e temos cupom de desconto exclusivo para você adquirir seu exemplar diretamente no site da escritora (link na bio). É só usar ROBERTO10 na hora da compra.

Tayana.Benevides 09/10/2023

Um livro pra rir, chorar, amar, odiar e se surpreender a cada página
Primeiramente, preciso dizer, só a Bárbara pra escrever uma introdução tão divertida! Me peguei sorrindo nessa primeira parte do livro e já sabia que vinha coisa muito boa por aí.

O livro é dividido em 5 partes (“Isso é viver”, “Afetos e Desafetos”, “Despedidas”, “Imagina Só” e “Gente”) e a autora vai explorando um pouco de tudo e nos cativando a cada página.

Então, encontramos contos, poesias, cartas, diálogos e versos nos mais variados gêneros como romance, thriller, distopia, comédia e tudo isso banhado com o inegável talento da Bárbara na escrita.

Alguns contos são tão pessoais que em vários momentos me senti lendo o diário dela...e o melhor, me identifiquei com a muitos deles. Outros são tão fora da casinha que eu fiquei completamente chocada com o desenrolar dos acontecimentos.

Muitas histórias são engraçadas, sarcásticas e algumas doem na alma pela verdade das palavras ali contidas, mas todas são uma delícia de serem lidas e nos deixam curiosos para saber mais sobre cada um de seus personagens

Por isso, o título do livro é tão assertivo "Bateu vontade". Bateu a vontade de escrever e ela foi lá e colocou no papel, sem limites, definições, restrições ou imposições. E o resultado foi essa obra maravilhosa e surpreende que eu super indico.

saiadessabolha 01/05/2024

Contos
Esse foi meu primeiro contato com a escrita da autora, a obra ao meu entendimento que posso estar errada é um livro de contos onde autora relata fatos, sentimentos e acontecimentos que tem haver com o título do capítulo.
É um livro leve, de fácil entendimento e muito sentimento.
Algumas dos contos são estilo poemas sem ser rimados, também há pequenas crônicas.
A escrita intercala entre primeira e terceira
Resenha completa no meu insta saiadessabolha