A Study in Drowning Ava Reid

Resenhas - A Study in Drowning

kamila 06/04/2023

Não mais vozes silenciadas
Que experiência absurda foi essa leitura!

É a minha terceira experiência com um livro da Ava, tenho Juniper and Thorn no meu coração, era o meu favorito até agora, mas a Study in Drowning conseguiu desbancar o livro da Marlichen.

Confesso que não estava esperando nada, não tinha expectativas, eu só estava indo ler porque era mais um livro da Ava. E com certeza não me arrependo de nada porque foi uma das leituras mais incríveis que eu já fiz, uma coisa extremamente significativa e intensa.

Dentre esses três livros eu achei que esse foi o que teve mais ideias originais, um universo mais original, mais elaborado. Gostei muito da questão de ter esses dois países que têm rixa entre eles, a questão do Drowning que é um fenômeno, uma espécie de tsunami, que pode arrancar, tomar partes de uma região, afundar uma cidade inteira, por exemplo.

Mas na real a história é sobre a Effy, uma garota que está na faculdade de arquitetura, mas queria estar na faculdade de literatura. Ela tem um livro favorito que é Ahgharad escrito pelo Myrddin. É o autor favorito dela. Até que ela vê um anúncio, o filho desse autor está procurando alguém pra fazer uma planta de uma nova casa e a Effy se propõe a participar desse "concurso", e logo ela é escolhida e é aí que as coisas começam a acontecer.

De primeira eu fiquei incomodada pela forma como a Effy age, de um jeito muito bobo, muito sensível, mas aos poucos eu fui entendendo que ela age desse jeito pelos traumas dela.

A Ava sabe bem de forma inteligente e cruel sempre construir universos extremamente misóginos, onde as mulheres são tratadas como inferiores, fracas, como pedaços de carne e esse livro não é diferente. A história segue por um caminho que eu não esperava e quando começou a se desenrolar realmente o plot eu já estava desconfiando por qual caminho seguiria e eu não estava errada.

Como mulher foi um tanto doído ler essa história e ver que não está muito longe da realidade, onde mulheres são destratadas, rebaixadas, suas ideias roubadas. Effy é uma garota que é silenciada, sofre assédio e precisa aguentar calada devido ao meio machista em que estuda, onde ela também nem pode cursar o que quer por ser mulher. É triste ler a maneira como ela dúvida de si mesma, das suas capacidades e méritos devido a todo esse machismo. Tudo isso também leva à descoberta de como o autor favorito dela não era esse homem incrível que ela sempre pensou que fosse. Era mais um homem escroto que beneficiou às custas de uma mulher.

Uma leitura extremamente imersiva, quando é revelado o plot central não tem como largar o livro, eu só queria ler cada vez mais. Eu senti um pouco dos outros livros da autora nesse. Tem um pouco do esquisito de Juniper and Thorn e tem um pouco do romance de The Wolf and the Woodsman.

Inclusive o que falar de Preston, que homem meus amigos, o único homem que presta nesse livro e sim passo todos os meus panos para ele. A Ava sabe escrever um interesse amoroso. Preston é um amor e maravilhoso.

Esse livro só sai em Setembro e tive a sorte de ler uma cópia antecipada e eu estou tão feliz por isso, foi uma experiência única e com certeza farei de tudo pra ter a minha cópia de A Study in Drowning assim que lançar. Se você puder ler esse livro, leia! Vale muito a experiência.

P.S.: eu terminei esse livro e corri pra escrever isso aqui pois queria passar toda a sensação quando está fresco na cabeça e também acho que eu nunca vou conseguir colocar em palavras tudo o que eu senti com essa leitura
Su 23/12/2023minha estante
é livro único ou terá continuação?

kamila 23/12/2023minha estante
é livro único

Dara gabrielly 21/02/2024minha estante
Amg ele contém hot?

kamila 22/02/2024minha estante
isso não é o foco principal dele, tem romance, mas não chega ser tão hot

Alice Azanha 08/03/2024

You don?t have to take up a sword. Survival is bravery, too
Esse livro acima de tudo é sobre o sexismo no meio acadêmico, como as mulheres são tratadas e como suas vozes tendem a ser silenciadas.

?I was a woman when it was convenient to blame me, and a girl when they wanted to use me.?

Eu amei a escrita, a história, os personagens, principalmente a Effy, que se mostra uma mulher forte, inteligente, corajosa e persistente. É impossível não se simpatizar com ela, como uma mulher tentando achar seu lugar num meio dominado pelos homens, e constantemente tendo que provar alguma coisa (e a si mesma);

Obrigada Ava Reid por essa história maravilhosa que sempre vai ter um lugar especial no meu coração! :?)

?She wanted to say tell me more about who i am because i don?t know anymore.?

katesedgwick 16/03/2024

O mistério desse livro é interessante o suficiente pra prender o leitor pelo menos do meio até o final, apesar de eu ter achado o começo um pouco devagar, e o final um pouco fraco. Não consigo formar uma opinião ainda sobre a autora ter basicamente usado abuso como plot mas ver a evolução da Effy apesar disso foi bem interessante. Em geral, uma fantasia gostosinha e diferente de ler, ainda que nada inovador

Gabrielebn 15/10/2023

Uma história sobre monstros e aquelas que os enfrentaram
Essa foi minha primeira experiência como um livro da Ava Reid e devo dizer que me deixou com um gostinho de quero mais. Em A Study in Drowning, Ava constrói uma narrativa muito bonita, onde seguimos a Effy e o seu caminho para entender os seus próprios traumas.

Em um mundo bastante parecido com o nosso em algumas questões (aquele bom e velho machismo), nós acompanhamos a protagonista embarcar em uma jornada que vai levá-la a respostas para as coisas estranhas que ela vivenciou durante a maior parte de sua vida. Effy é frequentemente visitada pelo Fairy King, uma criatura mitológica, que muitos acreditam ser apenas um mito. Todos consideram que isso é falso, mas ela sabe dentro de si que as histórias são reais e que, um dia, ele virá por ela.

Eu amei a protagonista, ela é doce e corajosa, ao mesmo tempo que tenta trazer algum sentindo as coisas que vivencia. Essa é uma história sobre os monstros que muitas mulheres precisam enfrentar. A princípio, as experiências de Effy são desacreditadas como “instabilidade mental” e ela mesma não compreende os abusos que sofreu. No início, nós temos uma jovem mulher que é frequentemente objetivada, mas que a medida que sua história segue, vai criando força e entendendo que não precisa viver com medo, que ela pode sim derrotar os monstros que a cercam.

Nós temos um romance aqui, um par bem fofo por sinal. O Preston pode receber o título de único homem que presta nesse mundo. O foco da história é o crescimento da Effy, mas as partes do romance também são igualmente satisfatórias.

Eu poderia apontar que talvez seria interessante explorar mais um ponto ou outro, mas honestamente, ao final do livro eu estava tão satisfeita, que isso me parece agora irrelevante. Amei toda a estética do cenário, a casa em ruínas, o elemento do mar na mitologia, os segredos que vão sendo desvendados aos poucos. Eu consegui presumir qual era o segredo principal antes de chegar no fim, mas ainda assim, na hora da revelação, ao entender os detalhes, fui impactada igual pelo peso da história.

Recomendo demais esse livro.

madebybia 18/01/2024

A Study in Drowning
Uma história maravilhosa cheia de mistério e romance, com um toque mais que especial da Dark Academia. Preston e Effy são uns amores, adorei o desenvolvimento dos dois. A história retrata bastante o machismo institucional no meio acadêmico, uma realidade ainda presente nos dias de hoje.

Lirio azul 11/04/2024

Emocionante
Dizer que esse livro eh magnético eh pouco, as palavras parecem saltar ao seu redor. Fiquei tão presa na leitura que no final eu nem tava sabendo onde eu tava
O que eu gostei mais desse livro eh a narrativa, eh o jeito que a autora usa a água mesmo pra definir tudo. Tudo sempre volta pra água; seja a narrativa personagens cenas comparações passado futuro e presente
Dizer que foi uma supresa toda a revelação no meio dele eh pouco, cheguei a ficar arrepiada. Um livro que te deixa durante ele todo ? ela eh louca ou não?? ? ela tá vendo isso ou eh real? aliado com esse lugar caindo aos pedaços e um medo cada vez mais tangente do próprio local e da mente.
As coisas sobre se achar, assédio e mais foram oq mais falou comigo
O romance achei no começo meio forçado, gosto sim do interesse romântico mas não vejo pq eles eram rivais e ficavam se destratando no começo. Pareceu meio nada haver pra mim, até pq rapidamente eles se aliam
De vdd esse livro eh SUPREENDENTE, eh um dos maiores acertos que li recentemente, vale a pena ler e apreciar
Uma leitura dessas, um livro único como esse são difíceis de achar. Comparo ele com Night Circus com a força da autora na hora de estabelecer seu próprio universo e usar das suas palavras como armas, um universo tão rico e tão cíclico
Um dos meus novos favoritos, chorei de soluçar. Mudou minha vida

jiangslore 07/05/2024

[3,5/5]
"A Study in Drowning" não é um livro fácil de classificar - se eu fosse guiada apenas pelo que senti durante a leitura, pela profundidade que as imagens criadas na narrativa possuem e pela sensibilidade com a qual o trauma da protagonista é tratado, a nota seria maior. Mas não posso ser guiada só por isso, porque, na minha opinião, o livro tem alguns pontos negativos que devem ser mencionados. Apesar de a obra ter, sem dúvidas, qualidades que considero muito interessantes e que me deixaram com vontade de ler mais da Ava Reid, a fundação de "A Study in Drowning" (sim, o trocadilho é intencional), em muitos aspectos, é quase tão capenga quanto a da Hiraeth Manor. A autora conseguiu construir algo interessante apesar disso, o que é digno de nota, mas isso não significa que as bases da narrativa possam ser ignoradas.

A construção de mundo de "A Study in Drowning", em termos concretos, não é lá essas coisas. Há alguns aspectos do universo que são simplesmente mencionados na exposição do livro; e há questões que são colocadas inicialmente como problemas relevantes do mundo fictício para nunca mais voltarem. No entanto, a ambientação da história é muito interessante - a parte mitológica cria uma atmosfera incrível, e o modo como os limites entre a ficção e a realidade são testados pela narrativa também é muito legal. Embora o recurso de ter uma protagonista com "problemas mentais" que a impossibilitam de ser completamente confiável e que usa remédios para contrapor isso em determinados momentos não seja nada extremamente original; foi algo bem desenvolvido na história.

O enredo do livro é bem divertido. Há aspectos dele que podem ser um pouquinho previsíveis, se o leitor prestar atenção nas temáticas e na ambientação da obra, mas não acho que isso prejudica a história. Na verdade, eu me entretive muito com os aspectos de mistérios inseridos na obra - foi legal tentar descobrir tudo com os personagens, e, sinceramente, chamá-los de ?burros? às vezes por não perceber algo aumentou o nível de entretenimento. Além disso, acredito que foram esses aspectos misteriosos que fizeram com que "A Study in Drowning", na minha opinião, acabasse se tornando uma interpretação contemporânea muito interessante de um romance gótico.

No entanto, penso que as questões com relação à fundação pouco firme do livro podem ser estendidas ao enredo. Primeiramente, há a questão de uma aluna de primeiro período de arquitetura - que, segundo a própria, está correndo risco de reprovar em metade de suas matérias - ter conseguido aprovar um projeto para a casa do escritor mais importante do país, e ir executá-lo sem nenhum tipo de acompanhamento direto da universidade. É claro: há uma explicação para isso que até que é coerente. Mas ela demorou tanto para ser apresentada que, apesar da coerência existir, eu não consegui ficar satisfeita com a justificativa. Sem falar que ela não explica a parte da ausência de acompanhamento, mas acho que isso acabou sendo um detalhe.

O que me deixou frustrada com relação a esse aspecto da história foi o fato de que não seria difícil resolvê-lo. Bastava que Effy estivesse um pouco mais avançada no curso - entendo que o fato dela ter 18 anos é relativamente importante para o enredo, mas isso poderia ser facilmente resolvido, também. Era só criar um sistema de educação diferente, no qual os cursos equivalentes à graduação no nosso mundo começassem mais cedo. O livro é uma obra de fantasia, então não é como se isso não fosse possível. Ademais, tornar mais crível a qualificação da Effy para realizar o projeto seria muito proveitoso para a revelação da justificativa que mencionei anteriormente.

Além disso, é importante mencionar que o que há de arquitetura no livro não vai além de algumas metáforas - que foram legais - e menções a atividades que Effy tinha que fazer mas quase nunca fazia. Por si só, talvez essa ausência de profundidade não seja um problema; mas o que é um problema é o fato de que isso torna ainda mais frágil toda a premissa da história. Effy praticamente não faz o que deveria estar fazendo na Hiraeth Manor. E, claro, essa ausência é substituída por um enredo interessante composto por uma prosa muito envolvente; mas sempre que eu estava tentando aproveitar esse enredo e essa prosa, tinha uma vozinha na minha cabeça insistindo que a premissa do livro não fazia sentido.

A Effy, por sua vez, é uma protagonista muito interessante. Ela definitivamente não é perfeita - em alguns momentos, penso que ela foi bastante irritante. Mas acredito que isso foi proposital, pois combina com as qualidades e defeitos dela. Uma pessoa com as inseguranças que ela tem, na situação em que ela se encontra, provavelmente recorreria ao tipo de atitude que ela teve, também. Além disso, os traumas e conflitos de Effy são maravilhosamente desenvolvidos. O medo dela era tão real e palpável que eu me vi torcendo por ela com muita facilidade - sem falar que é na forma sutil (mas incisiva) que seus traumas são narrados que eu comecei a perceber como a prosa de Ava Reid é interessante e cheia de potencial.

Os outros personagens, tirando a Effy, não são extremamente bem desenvolvidos, mas também não são rasos demais. Claro, de todos os outros, Preston é o que possui um papel mais relevante. Confesso que fiquei um pouco preocupada com ele no início. Por um instante, parecia que ele seria um daqueles protagonistas que usam todas as pautas de um "feministo" sem nada da hipocrisia que esse grupo costuma ter (e a existência de homens assim é ainda menos crível que a do Fairy King). Mas, no final das contas, eu consegui gostar dele. Apesar de se encaixar em alguns clichês, Preston é só um garoto que também está sujeito a certas preconcepções, mas que acredita na honestidade e na justiça acima de tudo; e com certeza há algo de admirável nisso.

O romance foi uma das coisas que mais gostei no livro, apesar de também ter visto alguns pontos negativos nele. Os protagonistas são tão... jovens. Tem uma inocência na forma que eles se relacionam, e, pela narrativa, dá para perceber que isso é um aspecto importante para Effy: ter a possibilidade de estabelecer uma conexão com alguém e avançar nessa relação no ritmo dela (e, principalmente, no ritmo que é mais saudável para ela). Nesse contexto do ritmo, eu tenho minhas críticas ao ponto em que a relação chegou; embora ele tenha feito sentido na história.

Mas acredito que minha verdadeira crítica está em outro ponto: há algumas cenas românticas que acontecem depois de um dos protagonistas (geralmente, Effy) ser colocado em uma situação desconfortável (não pelo outro protagonista, pelas circunstâncias ou por outros personagens). A fragilidade causada por essas cenas era imediatamente seguida pela fragilidade que acompanha momentos românticos me deixou um pouco desconfortável; principalmente com relação à Effy. Abrir-se romanticamente após uma situação que relembra um trauma é realista para alguém com as experiências dela, mas eu não acredito que seja saudável - e a presença de um padrão não tão saudável em um livro que tem como um tema importante a superação da personagem não parece coerente.

Em suma, apesar das críticas, acredito que Ava Reid é uma autora talentosa e me diverti muito lendo "A Study in Drowning". É uma recomendação que eu faria para pessoas que procuram uma leitura que foque na atmosfera e ambientação de uma história; ou para pessoas que gostam de romances com um toque gótico e querem ver uma versão disso que trate de temas mais contemporâneos.

Juliana Ximenes 20/02/2024

Lindíssimo
Esse é facilmente um dos livros mais bonitos e poetico que eu ja li. O passo é lento e em momentos a linguagem é um pouco mais rebuscada, contudo nada que impeça uma leitura fluida. É um realismo mágico com um ar sombrio, não usualmente o tipo de livro que leio mas depois de tantas resenhas positivas eu resolvi dar uma chance e foi incrível.
A personagem principal passa por uma jornada intensa de autodescoberta e libertação.
A história tem gatilhos e muitas vezes é angustiante, mas o resultado final deixa uma sensação de esperança e leveza.
Vou buscar outros livros da autora pq esse é o tipo de livro que vai se manter na minha mente por um bom tempo, a escrita dela te transporta inteiramente para o mundo e a consciência dos personagens e é justamente isso que eu sempre procuro numa leitura.

Ana Bia 02/05/2024

Uma leitura boa, demorei um pouco mais pra ler pois o livro é em inglês, mas gostei m bastante mesmo assim. Se você gostou de divinos rivais recomendo ler.

natinhabr 26/09/2023

O único defeito é que ele acaba
Que livro!!!!!!

não tava esperando grandes coisas mas se tornou uma das minhas melhores leituras do ano

a começar pela caracterização linda e maravilhosa estilo "dark academy" que a autora construiu na narrativa, de um jeito sutil e natural

ela relaciona de um jeito brilhante a temática do mar/água/afogamento durante todo o livro, são referências que trazem uma singularidade muito bonita à obra

a personagem principal é maravilhosa, fragilizada pelos seus traumas e ainda assim corajosa e persistente

o personagem masculino tbm é muito bem escrito, possui sua própria história e profundidade, é prestativo e compreensivo com a Effy mas sem ter aquele ar de "perfeição", é um personagem com seus próprios pensamentos e opiniões

o plot é cheio de mistério e suspense em torno de uma narrativa de investigação, tem novas descobertas a cada capítulo e, apesar de possuir um ritmo mais "calmo" em vários aspectos, minha atenção foi 100% apreendida e eu não sosseguei até que tudo fosse resolvido kkkkk

alguns pontos foram um pouco previsíveis, mas o desenrolar da história em si é muito original e bem feito

o trâmite entre mundo real/fantasia é muito bem construído também, vc se questiona junto com a personagem principal do que é real e o que não é

é um livro muito bem feito que une realidade com fantasia e passado com presente, eu amei muito essa experiênciaaaaa queria esquecer pra ler de novo

recomendo!!!!

gilmore girlie 12/10/2023

A Study in Drowning
Quando você tem acesso às mesmas informações que os personagens e chega ao desfecho antes deles é sempre decepcionante.

É um livro com muitos pontos positivos: o folclore, a ambientação, a escrita etc. (sério, a ambientação desse livro é absurda!) mas os personagens só parecem incompletos, de certa forma. É quase como se faltassem informações que ajudariam na construção de cada um e se essas informações estivessem ali o livro seria muito melhor, certeza.

Isso sem mencionar que a conveniência de certos acontecimentos. Nada parece passar por uma pesquisa ou ser realmente difícil: um problema surge em um capítulo e no seguinte é rapidamente resolvido, ou seja, não há tempo para estabelecer uma aura de mistério. Além disso, temos elementos importantes que parecem não acrescentar nada a história (a guerra e o museu, por exemplo), que funcionaria perfeitamente bem sem eles.

Entendo o hype, porque o livro tem momentos muito bons, mas o final é corrido e as críticas da autora, apesar de válidas, ficam apenas na superfície do potencial que poderiam ter.

laislg 12/01/2024

Ok, tá, foi isso
Vamos lá, escrita é linda, a ambientação é ótima.
Não me interessei muito pelo plot, e fiquei confusa grande parte do tempo - essa história nem de fantasia/magia precisava ter. Os últimos 15% quando tudo é explicado é revigorante. Não é spicy como vi gente falando - sério uma cena de sexo não é spicy gente - leitores, leiam fanfics antes de classificar coisas.
Tem um monte de homem estranho e machista, mas o principal não é, graças a deus. Assim, achei o academic rivals to lovers fraco (o romance inteiro é meia boca, mas enfim).