Não começou com você

Não começou com você Mark Wolynn

Resenhas - Não começou com você

dailywithtatsy 17/09/2023

Livro muito interessante, que nos faz refletir se os nossos traumas são realmente nossos e nos ajuda a procurar a libertação dos mesmos. Fez-me chorar uma ou duas vezes com os seus exercícios mas isso faz parte do processo de cura.

Maíra 04/01/2024

Resumindo, o livro se trata disso
"Tenho a forte impressão de estar sob a influência de coisas e problemas que foram deixados incompletos e sem resposta por parte de meus pais, de meus avós e de outros antepassados. Muitas vezes parece haver numa família um carma impessoal que se transmite dos pais aos filhos. Sempre pensei que teria de responder a questões que o destino já propusera a meus antepassados, sem que estes lhe houvessem dado qualquer resposta; ou melhor, que deveria terminar ou simplesmente prosseguir, tratando de problemas que as épocas anteriores haviam deixado em suspenso."

(Carl Jung)

Talita.Raugust 15/01/2024

Já quero ler de novo
Tão fascinante que dá vontade de ler novamente para garantir que não vou esquecer de nenhum detalhe, nenhuma história emocionante.

teixeiraluciana 08/05/2023

Exercícios práticos para solucionar traumas intergeracionais
Livro essencial pra quem quer se educar em terapias sistêmicas. O autor traz histórias e exemplos reais de como o trauma pode ser herdado por gerações e apresenta exercícios muito práticos e claros de como começar a lidar com ele. A leitura ajuda bastante na autocura, mas também instiga a busca por um profissional para abordagens mais profundas.

Cristina 17/11/2023

Falta de afinidade com a temática
Não tinha proximidade com esse enfoque epigenético e confesso que por ser uma pseudociência é difícil pra mim racionalmente creditar 100% da minha confiança nisso.
O livro toca em pontos viscerais pra qualquer um que tenha barreiras no vínculo afetivo entre pais e filhos, confesso que chorei em alguns exercícios, o que é positivo, me ajudou a calçar as sandálias de minha mãe quando jovem. Porém, atrelar o sucesso ou insucesso de todas as áreas de nossas vidas (sentimental, profissional, saúde) a esse vínculo me soa excessivo e lembra Freud pela ênfase e centralidade do papel materno.
Os casos relatados me soaram essencialmente repetitivos, como se aquele determinado problema de qualquer pessoa obrigatoriamente tenha uma raiz familiar e o autor fizesse esforço pra encaixar as peças. Por fim, o processo de cura remete muito a autoajuda e exercícios de visualização.
Foi uma leitura diferente do meu costume e por isso desafiadora, com ctz me trouxe novidades e reflexões.

Moonvi.s 29/01/2024

É um bom livro, mas...
No início eu gostei muito, ele tem uma facil leitura(pelo menos eu achei) e é fácil de entender. Porém eu senti que depois de umas 100 páginas ficou repetitivo. Parece que ele estendeu de mais pra ter mais páginas, mas se você ler metade do livro já entende tudo que ele quis passar.

Lidiane.Casagrande 03/03/2024

Ótimo livro
Trás gatilhos que muitas vezes não percebemos e que podem ser significativos em nossa vida. Propõe a cura para traumas de uma forma simples e prática.

léo 26/03/2024

Te da muito da teoria só
Pelo valor do livro esperava mais, no começo até achei interessante todos os relatos de pacientes mais depois tudo ficou repetitivo, achei entediante? me trouxe reflexões que vou tentar aderir pra minha vida mais não passou disso, senti falta da prática em si.

nota: 3,5/5.

Kelly.Augusto 24/04/2024

Criei bastante expectativas antes de ler, no fim eu curti, mas já aviso, é BEM intenso.
Para quem nunca leu ou ouviu falar de Constelação familiar, sugiro ir com calma, o conteúdo pode ser intenso mas assumo que ele me ajudou bastante a reconhecer e lidar com uma dor que estava tirando meu sono.
Foi bem incrível, Não é um livro que talvez vire uma "leitura da tarde", é mais estudo para quem curte e busca.

Wilde.Maxssuziane 03/01/2024

Desenvolvimento pessoal
Li o livro em razão da indicação da minha psicóloga. Gostei bastante. Tem ótimos exercícios. A ideia é conhecer seus antepassados para se conhecer melhor.

Andrezza.Braga 21/01/2024

Estou internalizando tudo que li.
Comigo I livro mexeu demais.
Conheço um pouco sobre o assunto e achei o livro maravilhoso.