O Grande Vazio

O Grande Vazio Léa Murawiec

Resenhas - O Grande Vazio – Graphic Novel Volume Único

Dango Yoshio 01/05/2023

O monstro da fama
Até onde você iria para se tornar famoso? O que estaria disposto a sacrificar para não ser esquecido?

O Grande Vazio é um quadrinho de ficção, mas extremamente pautado na realidade. Em uma sociedade pautada tão fortemente em redes sociais e cultura do like, Léa Murawiec constrói uma distopia urbana na qual é preciso estar sempre em evidência, caso contrário, você desaparece.

Com arte sensacional e narrativa dinâmica, O Grande Vazio vem pra questionar e nos fazer refletir. Um dos lançamentos que eu tava mais ansioso pra ler e devo dizer que valeu muito a pena! Mais um grande acerto da Comix Zone!

Guilherme Duarte 28/12/2023

Quem não é visto não é lembrado
O popular e famoso bordão se torna literal nesta história onde acompanhamos uma menina que lida com as consequências de uma sociedade em que a exposição pública é essencial para a sobrevivencia.

Em uma época dominada pelas redes sociais, somos influenciados a compartilhar nossa vida e pautar nossa felicidade pela felicidade dos outros.
O que será o grande vazio? Um mundo sem exposição? Ou talvez esse mundo já seja vazio?

Com muitos paralelos e discussões atuais, o Grande Vazio é uma reflexão de nossa vida social. Os desenhos não agradam muito; um traço simplório e despretensioso, mas que não diminui a mensagem da obra.

Cristiano.Cruz 30/03/2024

Uma linha tênue
Manel Naher e seu amigo Ali querem escapar do lugar em que vivem, uma cidade que os enclausura de acordo com o seu nível de superexposição, ou seja, quanto mais seu nome é lembrado, mais longevidade você terá. Os dois almejam um lugar chamado O Grande Vazio e estão dispostos a irem ao seu encontro. Mas Manel sofre um princípio de "infarto" e percebe o quão desesperador pode ser não ter "presença", ou seja, ser uma completa desconhecida e como isso pode afetar sua existência. É o ponto de partida de uma trama que promete mexer com seu ideal de vida até então almejado. Quanto tempo até ser mais uma dentre tantos, mais do mesmo? O que fazer, que rumo tomar para ser alguém dentro do sistema, uma "imortal"? Léa Murawiec nos conta a trajetória de Manel Naher. Será ela engolida pelo modo de organização administrativa e pueril que tanto rejeitava?

Joao.Valdomiro 15/03/2024

Prometeu muito... e não entregou nada
Clichê, raso, rápido, óbvio e totalmente previsível. Não gostei, não vale o preço, só é bonito. Pena que nao foi o suficiente.

Matheus Laneri 12/05/2023

O melhor gibi de 2023
A Comix Zone lançou O GIBI DO ANO aqui com O Grande Vazio. Em uma sociedade em que as pessoas só vivem se elas são lembradas, Manel Naher vive uma vida simples até que uma homônima surge e todos só falam dela. E quem não é lembrado vai para o GRANDE VAZIO.

Léa Murawiec cria uma trama que conversa e MUITO com a sociedade atual de TikTok, Instagram e outras redes. Todos querem aparecer. Todos querem ser famosos. Antes, todos queriam aparecer na TV ou ir pro BBB, agora é nas redes sociais. É um gibi que conversa com qualquer época.

E o que seria de um gibi fantástico no roteiro sem uma arte incrível? O Grande Vazio tem. Misturando David Mazzucchelli com Tezuka e Kuniko Tsurita, a autora entrega páginas lindas demais graças a sua formação em design gráfico.

Um gibi milimetricamente pensado em todos os sentidos. Ele só tem três cores: roxo, azul e vermelho. Pegou Asterios Polyp na arte e misturou com Tezuka e criou aquele que é o gibi do ano em 2023. Golaço aço aço da editora.

marcio772 15/05/2023

O que é o grande vazio?
O grande vazio parece ser o grande mistério que permeia essa obra. Uma narrativa que parece óbvia, mas, também parece mostrar mais do que realmente é. Eu realmente gostei da arte, do jeito como de se desenvolve e das poucas cores, mas eficientes, utilizadas com maestria. De qualquer modo, terminei a leitura e apreciação do volume, mas, não senti qualquer impacto. Pra mim, não há o que justificar, considerando o todo, onde há intenções, mas, há de fato, um grande vazio entre a arte e a narrativa dessa obra.

Joelson Santos 31/01/2024

Uma bela porrada
Iniciei a leitura sem expectativas, não havia lido resenhas e tinha zero spoilers sobre a história, do que se trataria O Grande Vazio? Minha conta bancária? E essa ausência de expectativas é sempre o ideal, a Léa Murawiec é estonteante, a arte dela casa perfeitamente com o sentimento da história. E o conto da Manel Naher é genial, "Quem não é visto não é lembrado", impossível não traçar mil paralelos com a nossa realidade em pleno 2024. Sem dúvidas já posso cravar como uma das melhores leituras do ano, fica a recomendação.

Emerz 04/05/2024

Seguindo a famosa frase "Quem não é visto, não é lembrado" aqui ser lembrado é sobre continuar existindo. Mas o que aconteceu se outra pessoa com seu mesmo nome aparece e se torna famosa? Esse é o problema que dá um rumo à narrativa. Um enredo bastante interessante e divertido de desenvolver.

Mas o que me chamou atenção mesmo foi a arte, de início parece algo bem mais simples, mas quando vamos avançando temos cada página que não é possível não parar a leitura para observar as ilustrações, é um movimento fora do comum, tudo se move nessas páginas, são quadros que não tem como esquecer.