Ninguém quis ver

Ninguém quis ver Bruna Mitrano

Resenhas - Ninguém quis ver

alineaimee 04/07/2023

Forte e verdadeiro
A vida na periferia tornada poesia de uma maneira bela, implacável, precisa, mas também afetuosa. Difícil falar do que é tão próximo. Bruna é uma miga antiga, foi minha vizinha, estudamos na mesma faculdade, fizemos o mesmo curso, tivemos os mesmos amigos, os mesmos empregos. Conhecemos as mesmas comunidades... O livro da Bruna fala de valão, urubu, de cti, da Vila Kenedy e de Cosmos. E tudo isso são paisagens da minha biografia.
Leiam! É uma experiência literária sem par!

antuan_reloaded 27/07/2023

[7/10]
A poética criada por Bruna Mitrano em "Ninguém quis ver" tem qualquer coisa de ancestral. Ancestral não no sentido afrobrasileiro ao que comumente vem sendo referido, mas algo mais arcaico, remoto e rural.

O eu lírico de sua poesia ora passeia entre animais mortos, ora conversa com tias, avós e mães. Em alguns momentos, é subitamente dilacerado por figuras masculinas. Além disso, o ritmo empregado na maioria dos poemas é inebriante.

Ao final, notamos que o conjunto de tais signos conversam bem entre si e poema após poema somos contagiados pela objetiva dicção poética da escritora. Um dos livros de poesia contemporânea que mais me surpreendeu positivamente nos últimos anos.

Adriana Scarpin 14/09/2023

Eu me apaixonei pela @brunamitrano nos anos 2010 quando lançou a obra-prima da poesia contemporânea "Não" editada pela Patuá.
Tal como Kubrick, ela leva tempo para gestar seus poemas e tal como Kubrick ela sempre entrega uma obra-prima.
Me emocionei profundamente com "Ninguém quis ver", na verdade nem lembro há quanto tempo um livro de poemas me fazia chorar (e olha que leio bastante poesia), aqui Mitrano reverbera o melhor da poesia confessional e só se estabelece como uma das forças mais potentes da poesia contemporânea.
Fiquei imensamente feliz dela ter sido publicada pela Companhia das Letras por ser uma editora de peso no mercado, assim seu alcance de leitores será maior e todos merecem entrar em contato com sua poesia.

ManiMeira 01/11/2023

A expressão de uma realidade tão dolorida de forma crua e bela
Li tão rápido, a escrita me prendeu, os temas dos poemas mexeram muito comigo, senti como se meu fôlego fosse roubado durante a leitura.
As palavras de Bruna escancaram a vida marginalizada no nosso país, vidas que não importam muito, que são esquecidas, colocadas de lado para ninguém ver, a vida da mulher periférica.

"Ela disse que quando o estômago ficava vazio por muito tempo apertar ajudava a esquecer"

skuser02844 03/02/2024

Poema
O que é poesia? Há quem acredite que poesia é falar de amor. Amor romantico. Que a única dor da poesia seria a dor do amor. Acho que poesia é o que me faz refletir de uma outra forma, me faz pensar com o coração. Me toca num grau mais intenso que minha mente não alcança? e não preciso raciocinar sobre aquilo, só preciso sentir?
A poesia da Bruna toca em um ponto profundo da alma, é poesia dura, difícil de ler. Gera uma empatia. Um desejo de abraçar essa avó, de dar colo pra essa moça, de estender as mãos para todas as mulheres. Ninguém quis ver. Ninguém quer ver! Ainda bem que você escreve Bruna. Todos deveriam ler! ??
lorena.ja 04/02/2024minha estante
Eu gostei muito desse livro tb!

Alana 08/01/2024

O livros tem vários poemas que nos faz refletir sobre a vida e sobre como as vezes não percebemos a dor do outro por estar jugando sua vida.

Gabriel.Dottling 11/01/2024

Poética da dureza
Os poemas de Bruna Mitrano são potentes e guardam uma força de mostrar um outro Brasil não dá zona sul mas da periferia.

Marin 19/01/2024

A dor na forma mais pura
Eu sempre gostei de poesia, estilo literário que não exige tempo para terminar os capítulos mas exige atenção para não se perder nas pequenas palavras.

De uns dois anos para cá, me apaixonei por literatura brasileira, poesia, especificamente. Ver temas tão atuais sendo retratados desde décadas passadas, assuntos políticos, sociais e institucionais que não achamos em livros internacionais.

Mas essa obra, me surpreendeu. Ela alterou tudo que eu achei que sabia sobre poesia, me mostrou que pode doer, e de verdade.

Eu li ela no shopping, demorei cerca de 40 minutos para finalizar e senti vontade de chorar com um livro, algo que a MUITO tempo não acontecia.

Muito obrigada, autora. Obrigada por me fazer entrar na sua história de um jeito tão puro, esse livro me marcou de verdade.

Ana Peres 17/02/2024

Simplesmente amei !
Que livro bom, forte, que faz pensar. Que poesias ! Trás as questões sociais, escancara.
Trás, a mulher, a família, a violência e, claro, os homens.
Que coisa linda !

Annybeamt 05/04/2024

Mds que livro, deveria ser leitura obrigatória
Que livro bom, você se vê pensando sobre tudo, questionando sua existência ao máximo, li porque minha professora de redação indicou e simplesmente amei