Nós

Resenhas - Nós

@livrosdeanna 27/05/2023

Perfeito
Oi pessoal tudo bem?
Quando peguei esse livro achei o máximo, porque quem não quer construir relacionamentos saudáveis e duráveis durante a vida né?
Achei que o livro era sobre relacionamentos gerais, entre amigos, pessoas do trabalho, mas o livro foca mesmo e em relacionamentos de casais.
Achei perfeito afinal sou uma recém casada.
O terapeuta do livro é muito experiente e ajuda casais a se reencontrarem no matrimônio.
Achei o modo de escrita e o estilo bem parecido com o livro Talvez você deva conversar com alguém. Onde traz o caso das pessoas envolvidas e encima do caso ele fala com resolver, e os problemas que acarretaram isso.
Achei muito legal alguns conceitos como por exemplo da criança adaptável e do adulto sensato, onde a criação que tivemos dos nossos pais, como vivemos nossa infância influência muito em que tipo de adulto vamos nos tornar.
Achei o livro muito bom, e aprendi muito, amo livros que agregam na minha vida e esse com certeza veio num momento perfeito.

Vanessa.Liandro 03/05/2023

As relações são mais do que pensamos
Quem simplesmente crê que viver uma relação é simples, não sabe ou nunca vivenciou uma. "Nós" de Terrence Real está aqui e vai te fazer enxergar o quanto estamos vivendo a cultura do individualismo (o eu e você) e deixando de lado a experiência da relação em si.

O conflito faz parte de qualquer relacionamento e mais cedo ou mais tarde, todos passarão por algo assim. Ele trará diversos casos para pontuar questões como traumas, traições, diferenças culturais, desgastes emocionais entre outros e como tudo isso influência em seu casamento. O mais interessante ao longo da leitura é que fui percebendo o quanto algumas das falas daqueles pacientes eram próximas do que experimento na minha relação com meu parceiro. Logo fiquei atenta! Será que chegaria em um ponto onde não haveria mais volta?

Às vezes existe solução para aquele casal e é isso que o autor nos mostra em sua obra. Pensamos mais como um indivíduo único e não no relacional. Os maiores problemas são gerados por uma disputa de quem está certo ou errado. Tipo um cabo de guerra silencioso ou mesmo barulhento dentro do seu matrimônio. Uma mudança de atitude ou comportamento de ambos (ou de apenas um deles) pode transformar essa relação. Terrence é perfeito em suas colocações e provavelmente você irá se identificar em alguns dos casos nesse livro. Obrigada @editoravestigio pela obra! Não tinha ideia do quanto precisava ler "Nós".

Flôr 02/06/2023

Para pensar coletivamente
Em uma sociedade líquida, falar sobre como criar conexões mais profundas é um ato revolucionário!

Em NÓS, o terapeuta Terrence Real mostra o poder transformador que existe em deixarmos de lado nossas reações instintivas e focarmos no nosso eu mais sábio e colaborativo. Em linguagem simples, mas nem por isso menos científica, Terrence vasculha o mundo da sombra¹ a fim de reconhecer e, se abrir, as infinitas possibilidades de reparação que surgem de lá.

Só de bater o olho no livro, você já poderá notar a relação existente entre NÓS (eu + você) com os NÓS da diários, aqueles que temos que lidar aos tricotarmos essa grande obra que é a vida... Sensacional, não?! Certamente o título do ano!

Vou confessar, não gostei do livro nas primeiras páginas ? talvez porque tenha começado a lê-lo com as expectativas lá nas alturas, ou porque tive dificuldade em lidar com a postura eclética do autor - sim, Terrence relaciona saberes de diferentes abordagens em Psicologia, Psiquiatria e Neurociências. Mas, no fim, sua facilidade em clarificar conceitos áridos, tornando-os ?facilmente? aplicáveis ao cotidiano, me cativou.

O autor construiu, numa narrativa crescente, partindo do entendimento do eu (indivíduo), se dirigindo sempre ao nós, com vista ao todo ? um prato cheio para os Junguianos de plantão, vide ?Tornando-se completo?, capítulo que encerra o livro e válida minha teoria rs.

Apesar das diversas referências diretas (e outras tantas, não tão diretas assim) a teoria Analítica, creio que NÓS seja um livro construído para um público leigo que queira clarificar ideias, sem a necessidade de aprofundá-los ? se este é seu caso, vai amar a indicações práticas do cáp. 8: ?Intimidade intensa, pode suave? (que conversa bastante com propostas da Comunicação Não Violenta).

Sua clareza e linearidade, somadas a reiterada preocupação em descontruir o lugar de ?endeusamento? do terapeuta, assim como, fortalecer o lugar da mulher e a tentativa de se fazer um recorte de raça na análise dos casos, torna a obra de Real recomendável a toda e qualquer pessoa em processo terapêutico.

Recomendo para quem quer começar a pensar criticamente a sociedade líquida em que vivemos! Para tods que querem construir elos profundos e duradouros, comece de nós!

????

1. Sombra foi utilizada aqui enquanto conceito junguiano, daí poder haver reparação partindo de lá.

Cris 16/05/2023

Conexões e pertencimento
“Somos indivíduos independentes? Sim, de certa maneira, mas, ao mesmo tempo, somos profundamente interdependentes, neurologicamente entrelaçados. Somos indivíduos, sim, mas cujo sangue vital é a conexão. Como coloca o neurobiólogo Dan Siegel: ‘ O cérebro é um órgão social, e nossos relacionamentos com os outros não são um luxo, mas um nutriente essencial para nossa sobrevivência.’ Somos indivíduos cuja própria existência é fundamentada no pertencimento.” Pág. 38

Comecei a ler este livro empolgada, porque trata de um assunto bem interessante e que eu gosto bastante de ler, que é sobre relacionamentos. Porém, logo no começo do livro, fiquei um pouco desmotivada, porque vi que o foco dele seria em relacionamentos amorosos, e particularmente, eu achei que não teria muito conteúdo a aproveitar devido ao meu momento de vida atual.

Persisti na leitura porque vi umas resenhas muito positivas sobre ele e pessoas falando de experiências muito boas com a leitura. E este é um daqueles livros que eu agradeci muito por ter insistido!

O autor é um renomado terapeuta norte-americano, que já tem inclusive outros livros publicados, mas que eu não conhecia, este é o primeiro livro dele publicado no Brasil.

Ao longo dos capítulos, o autor apresenta histórias de casais que passaram pelo seu consultório. E ele vai intercalando as histórias de pacientes com as suas próprias experiências em seu casamento.

Com certeza, a parte das histórias dos casais foram os trechos do livro que eu mais gostei, porque elas trazem algumas experiências que eu já vivenciei e que me identifiquei. Acho que, com certeza, haverá alguma história que o autor compartilha que você vai se identificar.

Apesar de o livro ser realmente focado em relacionamentos entre casais, a mensagem principal do livro tem a ver em fazer conexões, e em como nós, seres humanos, somos criados para a vida em sociedade. Portanto, saber lidar com nossas emoções e com as pessoas à nossa volta é essencial para termos relacionamentos mais saudáveis em todos os campos da nossa vida.

Livro muito recomendado para pessoas que gostam de livros que promovam o autoconhecimento e reflexão.

“Não se pode amar do alto ou de baixo. O amor exige democracia. Mais importante, no nível mais fundamental, não existe tal coisa como acima e abaixo. Pensar em si mesmo como melhor do que ou menos do que é um engano, mas um engano com garras afiadas.” Pág. 137

site: http://instagram.com/li_numlivro

Aline.Guimaraes 27/05/2023

Você acha que vivemos em uma ????????? ???????????????

Uma sociedade em que cada um aprendeu que tem que conseguir as coisas por seus próprios méritos e que se relaciona com os outros sempre partindo do ponto de vista que o ???? é mais importante que o ??ó???

O livro ?ós ? ???? ????? ????xõ?s ???s ????????s ? ?????????? s??s ??????????????s, de ???????? ????, um experiente terapeuta relacional, aborda essa questão do individualismo e nos mostra como é importante construir relações mais democráticas e harmoniosas.

Esta é uma obra que me fez refletir sobre várias questões a respeito do relacionamento que mantenho com determinadas pessoas, pois embora o autor seja primordialmente um terapeuta de casais, ele nos fala de relacionamento interpessoal também de uma forma geral.

Um dos pontos que mais gostei no livro, é o relato de várias sessões que Terrence conduziu com casais. O autor nos mostra como a ??????? ?? ???? ?????????? os ajudou a melhorar seus relacionamentos ? que em muitos casos estava bastante comprometido.

No decorrer da leitura percebemos que muito do que levamos para uma relação amorosa é um espelho do que vivemos enquanto crianças e de como achávamos que um adulto deveria se comportar.

Essa percepção é muito valiosa porque nos ajuda a pensar em que tipo de exemplo nós somos para outras pessoas que convivem conosco ? sobretudo nossos filhos. Mais do que isso: à medida que avançamos na leitura vemos que muito do que fazemos é um reflexo irracional, instintivo, que desenvolvemos para a nossa sobrevivência dentro daquele ambiente em que fomos criados e ensinados.

E não é fácil passar de um comportamento irracional, reativo a um comportamento mais centrado e sensato. Mas é possível se investirmos nessa transformação.
Para mim o grande mérito desta obra e nos fazer ?? ? ????? ??? ?????? ??ó????? ??????????? e rever comportamentos que podem ser prejudiciais para o nosso relacionamento com os outros. Assim nos tornamos melhores e criamos ambientes melhores para ?ó?.

Guynaciria 17/05/2023

Nós/ Terrence Real/ @editoravestigio / pág. 285

O terapeuta familiar Terrence Real, nos presenteia com esse best-selle, apresentando alguns casos que passaram por seu consultório ao longo dos anos.

O autor nos mostra como é difícil lidar com problemas tem sua base em traumas da infância, principalmente quando esses não foram identificados ou tratados.

Podemos acompanhar pessoas que se tornaram mentirosos compulsivos como uma forma de proteção, o que usam eventos incendiários para demonstrar sua frustração relacionado ao abandono.

Quantas vezes não temos problemas em nossos relacionamentos, sejam eles, amorosos, profissionais ou familiares. E todas às vezes tentamos resolver o conflito, visando atingir o maior benefício individual possível.

Mas a questão é, nenhum relacionamento é mantido por uma única pessoa, precisamos chegar a um consenso em que ambos cedam em parte, para que todos saiam vencedores no final, e é exatamente isso o que o livro nos mostra.

A experiência de leitura dessa obra, me abriu várias portas de percepção, coisas em que posso melhorar como pessoa. Mas é você, já leu algo sobre psicanalise?

# TerrenceReal #editoravestigio #psicologia #analisecomportamental #relaconamentos #traumasdeinfancia #tbr #tbt2023 #leituras2023

Caique.Nascimento 06/02/2024

Todo mundo deveria ler antes de casar, juntar, namorar sério
Me senti estranhamente atraído por esse livro. Tem uma capa sem graça, então não foi um julgamento de capa. Foram as promessas da sinopse, a possibilidade de uma evolução do meu relacionamento.

E eu achava que meu relacionamento e muitos outros no qual me baseava eram ótimos. Como estava enganado! Minhas atitudes individualistas estavam apenas plantando problemas que um "eu" mais velho seria "macaco-velho" demais pra aprender um novo truque.

Anotei páginas e mais páginas. Descobri que minha infância aparentemente boa foi cheia de traumas, que fui falsamente empoderado. Que minhas atitudes individuais não eram um esforço por um relacionamento melhor, eram apenas uma ânsia de controle.

Estou feliz por esse livro ter cruzado meu caminho. Agora me sinto mais devidamente instruído para lidar com problemas presentes e futuros.

O que não quer dizer que o livro seja perfeito. O autor não se preocupa em desagradar logo nos primeiros capítulos. É corajoso, mas fico pensando em quantas pessoas ( que poderiam ter os relacionamentos transformados ) fecharam o livro pra sempre porque o autor não pode esperar para dar sua visão de mundo quando já tivesse conquistado esse direito perante o leitor.

Sobre o final do livro. Sim. O autor viaja numa mística e isso sim, ele fez bem em deixar pro final, apesar de ter me parecido bem desconectado de toda a ideia geral do livro. Tudo bem, o autor pode dar uma de jovem místico agora, eu já aprendi mais do que conseguiria por conta própria e por isso serei sempre grato a Terrence Real.

Recomendo. Leia de mente aberta. Seu relacionamento pode ser salvo ou fortalecido. É uma consulta com um profissional de altíssimo nível pelo preço de um livro.