Crimes em Copacabana Caçada ao dono da Babilônia

Crimes em Copacabana Caçada ao dono da Babilônia Luciana de Gnone

Resenhas - Crimes em Copacabana Caçada ao dono da Babilônia

Zé - #lerateondepuder 30/08/2022

Crimes em Copacabana
Gosta do tema “empoderamento feminino, típico de mulheres que protagonizam uma obra feito a verdadeira heroína? Então, a grande dica é ler a história fictícia de Iolanda Braga, uma Inspetora de Polícia lá nos anos 1980. Atente que estamos falando de uma policial na penúltima década do século passado, quando não se via o gênero feminino em atividades com essa, considerada um reduto dos homens.
Mas, “Crimes em Copacabana – Caçada ao Dono da Babilônia” é um daquele livros eletrizantes, cuja primeira cena já começa com um chefão do tráfico do Morro da Babilônia, um criminoso para lá de temido, escapando de uma delegacia da cidade do Rio de Janeiro, não sem enfrentar a destemida Iolanda.
E a trama continua com o bandido, cujo nome é Touro Bravo, escapulindo da mira da arma de nossa policial, que não se dará por vencida e começará uma busca frenética, na caça desse meliante. Iolanda, mesmo quando ferida, não se acovarda e parte para cima, declarando que, se for o caso, honra seu trabalho com o sacrifício da própria vida.
O livro, além de uma literatura bem ao gênero policial, um dos que nem tanto são vistos, sendo escritos por autores nacionais, não falará somente da trama policialesca ou dos detalhes de como conduzir uma investigação e suas intercorrências. É uma daquelas histórias que a protagonista tem de provar seu valor como mulher, boa parte do tempo, em meio às descrenças e chacotas dos parceiros.
Iolanda, entretanto, no percurso da investigação, irá se deparar com uma afetividade que vai de forma progressiva, em um começo de romance por seu parceiro Carlos. Tudo vai acontecendo aos poucos, muitas vezes, retomando à estaca zero, uma vez que nossa orgulhosa agente não abre, assim, seu coração tão facilmente.
Crimes em Copacabana é, acima de qualquer coisa, uma bela literatura nacional, super contemporânea, embora retrate com todos os detalhes, as cenas de década de 80, de um Rio de Janeiro que já se via com problemas com as drogas e outras substâncias ilícitas e com uma criminalidade crescente, com ligações internacionais.
É, sim, uma leitura para lá de agradável, daquelas que fluem para valer. A autora emprega a linguagem bem específica, com “palavrões” que só bem contextualizam a linguagem, nunca desmerecendo a leitura, além de poder ser lida bem rápido, com menos de 200 páginas, divididas em capítulos curtos, que sempre alternam as cenas, ou seja, com boas reviravoltas, engendradas em um clima de mistério crescente, a ser solucionado somente ao final.
Escrito pela autora Brasiliense, mas de coração carioca, Luciana de Gnone tem se lançado com muita maestria no universo policial. Esse é o quinto livro do gênero dessa autora, precedidos por “Súplica em Olhos Mortos, Vestígios, Delito Latente e Evidência 7”, obras maravilhosas que, com certeza, conquistam todos que a leem.

Jess 11/09/2022

Rápido de ler e maravilhoso
O livro tem uma boa construção de cenários e muitas referências musicais da época, o que ajuda muito a adentrar na história. Foi meu primeiro contato com a escrita da autora e eu simplesmente amei, gostei de como a autora mistura suspense, ação e romance na narrativa. Embora seja uma história curta, é bem construída e finalizada.

Possui uma personagem feminina determinada e forte, que sabe o que quer e luta por isso.

Hanna Carolina | @mundinhodahanna 30/08/2022

Uma leitura fantástica!
Na década de 1980, a Polícia Civil tinha Iolanda Braga como inspetora em uma das delegacias mais movimentadas de Copacabana, especialmente a responsável pela captura de Touro Bravo, um dos b4ndid0s mais procurados do país.

No entanto, ele conseguiu fugir da c4dei4 de uma maneira digna de cinema. Começa agora a busca pela recaptura do fugitivo e, para isso, Iolanda acaba tendo que trabalhar com Carlos, um de seus fantasmas do passado.

Agora, a moça precisa não apenas manter o foco no trabalho, mas também lidar com feridas que achava ter cicatrizado há tempos. A grande questão é: será que ela vai dar conta das duas missões?

A trama é narrada em terceira pessoa, porém vemos os acontecimentos pelo ângulo dos protagonistas: Iolanda e Carlos. A moça está passando por maus bocados, pois Touro Bravo escapou bem no dia em que estava de plantão. Por conta disso, é uma questão de honra para ela trazer o rapaz de volta à cela, custe o que custar.

Já Carlos é simpático e bonito, mas sabe ser um verdadeiro babaca quando quer, gerando muitas faíscas entre os dois. Apesar disso, a dupla funciona muito bem. Nada passa batido por eles e fiquei imersa na leitura, esperando para saber qual era o próximo passo da investigação.

Isso somado à vibe dos anos 1980, com muitas curiosidades da época, além de alguns personagens de obras anteriores fazendo crossover, rendeu uma experiência muito boa de leitura.

O desfecho é rápido, porém digno. A capa é bem condizente com a trama, deixando o clima bem mais carioca. Espero que faça muito sucesso quando for lançado e recomendo a leitura, especialmente se você procura por títulos de suspense nacional e leituras rápidas.

site: https://mundinhodahanna.blogspot.com/2022/08/postagem-extra-crimes-em-copacabana.html

MALU @amor_porleitura 30/08/2022

Após ser capturado, Touro Bravo, considerado o novo dono da Babilônia, consegue escapar da prisão, assim como seu parceiro de cela, um Colombiano.

Iolanda , inspetora de polícia, é encarregada de capturá-lo, e tentar descobrir como isso foi acontecer. e terá como parceiro Carlos,

Carlos e Iolanda já se conhecem e não se dão muito bem, devido o fato de no passado Carlos de mostrar extremamente machista, porém eles precisam deixar suas diferenças de lado para focar no que importa no momento.

Surge também um possível novo golpe no Rio de janeiro, e Iolanda irá afundo, pois por se tratar de relatos que aconteceu com mulheres, seus companheiros não levaram a sério, mas ela não se dá por satisfeita e faz sua investigação, ao mesmo tempo que acaba se aproximando do Carlos e tentando entender esses novos sentimentos que estão surgindo.

Crimes em Copacabana é um romance policial, com cenas eletrizantes e uma protagonista forte, que não abaixa a cabeça e faz questão de mostar que é capaz de exercer muito bem o seu trabalho, com uma escrita ótima , a leitura foi bem fluída e nos deixou com gostinho de quero mais, se você gosta de um bom romance policial, que te faz sentir como se estivesse assistindo um filme, fica aqui minha indicação.

Bruna 09/01/2023

Bom para quem procura uma leitura rápida
Honestamente, depois de ver várias pessoas recomendando eu esperava mais. A ação policial é interessante e a escrita é boa, mas o uso excessivo da palavra "machismo/machista" e a falta de desenvolvimento em alguns aspectos me incomodou durante a leitura. Acho que a autora tentou fazer uma personagem "fodona" mas na verdade achei meio chatinha, e alguns diálogos pareciam artificiais. Eu gostei por ser uma leitura rápida e envolvente mas não sei se recomendaria para alguém.

Uma Historiadora Leitora 06/09/2022

80's Vibes
Leitura com muita ação, uma pequena dose de romance sem tirar o foco dos crimes ocorrendo na cidade carioca da época.
Nessa obra curta, fluida, envolvente e eletrizante os cenários trazem o traficante Touro Bravo, que comandava o Morro da Babilônia fugindo da Polícia e, em especial, da inspetora Iolanda Braga a primeira mulher a integrar a corporação. O caso está sob sua responsabilidade desde que ele e outros detentos fugiram sob sua vigilância em um plantão no horário da madrugada. Ela precisa captura-lo, enfrentar os desafios de ser a única mulher desempenhando um papel dedicado específicamente aos homens, o que nesse período da História era algo inusitado. Além disso tudo, outros crimes ocorrem fazendo com que um visitante de seu passado tire seu chão e mostre sua vulnerabilidade.
Luciana de Gnone nesse livro, traz uma história viciante e apenas pincela uma dose de romance, o que torna a leitura mais agradável e gostosa de ler.

Marcelo 07/11/2022

Um final perfeito
A história de desenvolve bem, não mostra nada de surpreendente, mas o final é tão bom, que compensa qualquer ponto negativo encontrado no livro.
A narrativa é muito boa, alternando entre os pontos de vista.
Um livro brasileiro, com um potencial óbvio, daqui alguns anos, teremos um próximo Stephen King.

@ysalemos 30/08/2022

O que você faria para provar o seu valor?
O que você faria para provar o seu valor?

😉 Em 𝐂𝐫𝐢𝐦𝐞𝐬 𝐞𝐦 𝐂𝐨𝐩𝐚𝐜𝐚𝐛𝐚𝐧𝐚, Luciana me deixou novamente de boca aberta, pedindo por mais e mais páginas. Desta vez, ela nos leva aos anos 80, ao lado da única inspetora mulher no meio de 27 homens. Posso dizer desde já que 𝐈𝐨𝐥𝐚𝐧𝐝𝐚 𝐁𝐫𝐚𝐠𝐚 tornou-se uma das minhas personagens literárias favoritas.

Quando um perigoso criminoso acaba fugindo, deixando um agente ferido, Iolanda é a primeira culpada pela falha policial. Em uma sociedade banhada pelo machismo, vamos entendendo gradualmente a construção da personagem e o motivo dela tomar certas atitudes. Acampanhamos Iolanda em uma caçada sem precedentes.

Como sempre comento por aqui, amo como a Luciana fala de assuntos importantes de forma sutil e equilibrada. Definitivamente, um diferencial nela enquanto autora de romance policial é criar crimes muito diferentes, usando de artifícios muito pouco falados.

Tive o prazer de ser leitora beta desta belezinha e lembro que lá pro meio do livro me questionei como tudo se conectaria a trama principal. O que posso dizer é que a Lu 𝐚𝐦𝐚𝐫𝐫𝐨𝐮 𝐭𝐮𝐝𝐨 𝐠𝐞𝐧𝐢𝐚𝐥𝐦𝐞𝐧𝐭𝐞! 😵

Por fim, gosto como a autora me envolve com os personagens. Eu não sou lá fã de romances, mas amo os que a Lu coloca em seus livros. Quando menos espero, já estou criando um fã clube pro casal hahahaha

𝐂𝐫𝐢𝐦𝐞𝐬 𝐞𝐦 𝐂𝐨𝐩𝐚𝐜𝐚𝐛𝐚𝐧𝐚 será lançado no 𝐝𝐢𝐚 𝟑𝟎 (amanhã) às 𝟏𝟎:𝟎𝟎! Convido todos vocês a comprarem uma cópia no lançamento por apenas R$1,99. POSSO GARANTIR QUE VOCÊ NÃO VAI SE ARREPENDER!

site: https://www.instagram.com/livrospormay

@larisconcurseira 30/08/2022

Romance e atividade policial ????
Indicação +16
Autora: @lucianadegnone

?Em uma esfera policial emocionante, a protagonista Iolanda Braga, ostenta o distintivo de inspetora da Polícia civil do Rio de Janeiro, sendo a única mulher em sua delegacia.

?No dia em que ela estava de plantão, uma fuga duvidosa da cadeia, deixou a investigadora motivada em recuperar o preso, chefe do tráfico na Babilônia. Em menor urgência, o segundo preso era um Colombiano que aproveitou da oportunidade. Essa fuga acabou deixando um parceiro de trabalho perigosamente ferido.

?Iolanda, altamente operacional, começa uma caçada intensa ao bandido. E tem como parceiro, um homem que no passado foi ofensivo e machista com ela, Carlos.

No entanto, essa corrida de gato e rato se torna excelente quando eles finalmente fazem as pazes. As investidas de Carlos e os episódio de parceria da dupla são muito dinâmicos, deixando um gostinho de quero mais.?

?Em segundo plano, um golpe inédito se repete no Rio. As vítimas, envergonhadas, omitem os casos, o que dificulta a investigação. Mas Iolanda não desistiu e foi até o fim para desvendar o mistério, ainda mais quando a última vítima morreu.

?Esse é um livro rápido, fluido, divertido e emocionante. Com capítulos curtos e uma dinâmica impecável entre os personagens.

?Uma indicação perfeita para aqueles que amam o mundo policial. Um romance policial na dose certa.

Sabrina.Varges 01/09/2022

Adorei
Mais um livro maravilhoso finalizado esse mês.

O que acontece quando, no início da década de 1980, o criminoso mais temido de Copacabana escapa de uma delegacia de maneira cinematográfica?

Quando dois prisioneiros conseguem fugir da delegacia, a inspetora Iolanda Braga é apontada como a responsável pela desastrosa atuação da polícia.

Para minimizar os impactos do fiasco policial, ela é obrigada a aceitar a ajuda do inspetor Carlos de Oliveira, por quem cultiva mágoas desde os tempos da Academia.

Juntos, eles precisarão deixar as desavenças de lado se quiserem recapturar Touro Bravo.

Esse é o pano de fundo da trama policial protagonizada por Iolanda Braga, inspetora da polícia civil que além de trabalhar para combater a violência urbana do bairro mais popular do país, ainda precisa conviver com os desafios em ser a única mulher em um ambiente predominantemente masculino.

Crimes em Copacabana é meu primeiro contato com a escrita da autora @lucianadegnone e acho que a sinopse acima já serviu para instigar a curiosidade né?

A trama construída pela autora é muito envolvente e fiquei tão imersa na leitura que terminei o livro em dois dias ?

Se você é um leitor de romance policial, fica a dica de um livro, bem escrito, com uma ambientação espetacular (me senti no RJ de 1980). Personagens bem construídos e um caso com desfecho muito inteligente.

Minha vontade agora é só acompanhar Iolanda e Carlos em outros casos ?

Uma ótima leitura, recomendo muito

Sara.Samara 03/10/2022

Empoderamento feminino
Iolanda é um exemplo de mulher forte. Enfrenta o machismo, as dificuldades da profissão e a paixão sempre de cabeça erguida. Leitura sensacional. A hora abre um b espaço para uma continuação.

livros.let 01/06/2023

Nem bom, nem ruim. não me apeguei muito a nada e nem ninguém, mas também não odiei nenhuma parte. achei meio lento

@leiturasdadudis 30/08/2022

A premissa principal, narrada em terceira pessoa, é a fuga de Touro Bravo, dono da Babilônia e a corrida para prendê-lo de volta.
olanda é a única inspetora mulher na delegacia em que trabalha no Rio de Janeiro, mais ou menos entre os anos 80 e 90. Durante toda a obra, a protagonista reflete sobre as dificuldades que as mulheres têm para se destacar em seu trabalho nessa época.
No entanto, entre os crimes e investigações que acontecem, Iolanda consegue mostrar seu valor a seus colegas, seu chefe e seu parceiro, alguém que dificultou seu início na carreira policial.
Os meses que se passam também desenvolvem um enemies to lovers. Além disso, a autora entregou uma forte pesquisa daquela época, citando também fatos históricos em meio a uma trama envolvente.
A autora mostrou que tem talento para escrever mulheres policiais que inspiram, que são fortes e que demonstram amor pela família.

Jojo 24/10/2023

Leitura cheia de mistério e suspense
Que tal voltar aos anos 80 ou conhecer um pouco da época? É com esse cenário em Copacabana no Rio de Janeiro que acontece a história da inspetora Iolanda Braga.
?A leitura logo de início prende nossa atenção com a fuga de Touro Bravo, traficante conhecido como dono da Babilônia, com o colombiano Diego Hernández da delegacia, deixando o agente Figueira gravemente ferido. A inspetora Iolanda Braga  ficará  como responsável pela investigação.
?Mas o que ela não contava é que como seu parceiro estava gravemente hospitalizado, o seu novo parceiro seria o inspetor Carlos de Oliveira com quem nunca teve uma relação amistosa, eles se conheceram no primeiro dia da inspetora na Academia de Polícia Civil do Rio de Janeiro, na época Carlos com seus vinte e três anos, além de ser imaturo se achava o dono da verdade, e quis naquele momento humilhar Iolanda principalmente por ser mulher. E daí para frente o ranço se instalou, e trabalhar com ele será pior que ir a caça do Touro Bravo.
?Então já sabe, além da inspetora, ter que lidar com essa investigação que garanto será cheia de mistérios, perigos e surpresas, ainda terá que lidar com o machismo e provar que ela é uma excelente investigadora, melhor que muitos policiais por aí.
?Como será que vai ser esse convívio com Carlos? Será que Touro Bravo conseguirá fugir por muito tempo? E quem é esse tal de Hernández  que fugiu com o traficante?
Não dá para ficar com essas  e outras dúvidas que irão surgir no decorrer da leitura.
Sugiro que não deixe de adquirir o lançamento da Luciana de Gnone, é um romance policial bem escrito e leitura fluída, além disso, a autora antes de escrever seus livros faz um estudo e pesquisas para que você leia e aprenda sobre os bastidores de como a polícia trabalha, e muitos crimes relatados tem base na realidade, sem deixar de usar de sua criatividade para compor personagens e cenários para que nossa leitura seja incrível.

@_herdeiradoslivros 30/08/2022

Amei demais esse lançamento!
Nessa história iremos conhecer a Inspetora de Polícia Iolanda Braga, a única mulher no departamento. Após meses de tentativa finalmente havia conseguido capturar Touro Bravo, um traficante conhecido como o dono da Babilônia, porém sua fuga da prisão acabou acontecendo juntamente com seu companheiro de cela um colombiano. Acompanharemos então a tentativa de recaptura do criminoso e a chegada de um novo parceiro para Iolanda.

?Carlos trabalhou com Iolanda no início de sua carreira há 12 anos atrás, se mostrando machista e uma pessoa com quem Iolanda não gostaria de trabalhar, ao saber que seria ele o designado para ajudá-la nesse caso, ela fica extremamente irritada.

? As operações estão a todo vapor e a oportunidade de prender Touro Bravo cada vez mais perto, mas Iolanda e Carlos terão que lidar com suas diferenças enquanto trabalham juntos para a resolução desse caso. Após encerrarem esse caso veremos um novo criminoso surgir com um novo golpe no Rio de Janeiro e dessa vez desmantelar o crime na cidade será o ponto principal da história e também aprender a lidar com os novos sentimentos que surgiram entre Braga e Carlos.

? Um romance policial envolvente com uma leitura muito fluida, onde ao terminar a leitura ficamos com um gostinho de quero mais investigações com esses dois personagens Iolanda e Carlos. Com um toque sobre o crime organizado e o tráfico de drogas presentes em Copacabana,Luciana nos faz passear pelos bairros mais complicados do Rio de Janeiro enquanto crimes são resolvidos pelos inspetores.

?Recomendo muito a leitura dessa obra