Goya Saturnália

Goya Saturnália Manuel Gutierrez...

Resenhas - Goya Saturnália

pordentrodaestoria 02/06/2023

?Goya Saturnália? quadrinho espanhol de autoria de dois Manuel, Gutiérrez (escritor) e Romero (ilustrador), é um recorte biográfico e homenagem ao fascinante pintor Francisco de Goya.

Embora seja uma graphic novel sobre história da arte e acontecimentos na Espanha, você não precisa ter uma base sobre esses temas para conseguir ler esta obra.

Mas quem foi Francisco de Goya? Renomado pintor espanhol que viveu entre 1746 e 1828 e testemunhou diversos acontecimentos históricos na Espanha, ocupando, inclusive, o cargo de pintor da corte espanhola.

O recorte biográfico desta HQ é justamente a época em que Goya se afastou das suas funções como pintor da corte e foi viver em uma residência em Madri conhecida como Quinta del Sordo (Casa do Surdo). Naquele local, aplicando óleo nas paredes de gesso de sua casa, ele criou 14 murais que ficaram conhecidos como Pinturas negras, inclusive ?Saturno devorando um filho?.

?Goya Saturnália? é um quadrinho muito interessante de se ler e que certamente entrará na minha lista de melhores do ano. O grande destaque deste material, na minha opinião, é o capítulo chamado ?quarto movimento? que integra poesia ao enredo. É de arrepiar!

Sobre a edição da Conrad, ela conta com capa dura e impressão em off-set, além de 136 belas páginas coloridas. Ao final do material há um índice detalhado com as referências artísticas utilizadas na obra.

Margarete 01/05/2024

Arte sobre Arte!
Que leitura! Melhor, que experiência! É arte em HQ no mais alto nível sobre a Arte e parte da vida de um dos maiores artistas da humanidade, Goya. E conseguiram fazer isso com um nível de intensidade e espanto que encontra eco no próprio trabalho de Goya. Não conhecia os autores da HQ, Gutierres e Romero, comprei no escuro, mais por conta da minha paixão por Goya e por ver algumas das artes das páginas internas. Mas ler essa HQ numa sentada (não dá para largar) me deu arrepios. É mega intensa. Tem que ser assim. É Goya.

Mama 28/04/2024

Poesia pura
O livro é tão lindo! Fazia tempo que não lia algo tão gostoso de se ver e sentir. A sensação é de viajar no lirismo que as imagens, a história e os diálogos produzem. Gostei muito!