O Livro de Magia da Baba Yaga

O Livro de Magia da Baba Yaga Madame Pamita

Resenhas - O Livro de Magia da Baba Yaga

Deb_ 15/01/2024

Favoritado pro resto da minha vida
Eu não me lembro a última vez que li um livro TÃO BOM sobre bruxaria.

Aqui, a autora foca na cultura, nas crenças e nos costumes eslavos, e os assuntos são tratados com bastante profundidade e complexidade. Definitivamente não é uma leitura rasa com assuntos misturados - muito pelo contrário.

Eu acho que o grande ensinamento da Baba Yaga é: mesmo adorando e cultuando uma entidade ou espírito, você jamais vai receber as coisas de mão beijada. Você precisa estudar, correr atrás de conhecimento, praticar e, obviamente, ter comprometimento e responsabilidade quanto à sua magia. Simplesmente pedir coisas sem colocar qualquer esforço nisso (como estamos acostumados a fazer) está fora de cogitação aqui.

Ou seja, além de falar sobre magia, esse livro também fala muito sobre independência e compromisso.

"Embora eu possa dar quebracabeças, nunca dou uma impossibilidade. Nem minhas tarefas são punições (...) Você será constantemente desafiado, constantemente testado ? mas também estará constantemente aprendendo, crescendo, dominando e se aperfeiçoando".

cibele 25/01/2024

Sabe aquele livro que você economiza, que lê devagarinho para não terminar logo e assim poder desfrutar ao máximo toda sua essência? É "O livro de Magia da Baba Yaga".

Combina folclore, conto de fadas, lendas locais contadas na tradição oral e muita magia eslava.

Baba Yaga, a bruxa da floresta, originalmente é um espírito ou divindade reverenciada e honrada como Senhora da Floresta na cultura de diversos paises eslavos, mas que acabou sendo demonizada com a chegada do cristianismo, assim como vários elementos das crenças pagãs.

A autora Madame Pamita, mergulhou fundo nas histórias de Baba Yaga, com uma pesquisa intensa e extensa bibliografia de apoio. Como ela mesma disse, " Escrever o livro foi uma tarefa monumental", mas assim como no conto de Vasylyna, ela teve ajuda mágica de vários parceiros.

O livro além de belíssimo, nos revela uma riqueza da cultura ucraniana na magia ancestral das manualidades como bordar, fiar, tecer, costurar entre outras. Impossível não se conectar e admirar ainda mais essas tradições e a profunda conexão desses povos com a natureza, a mãe terra, todos os elementos e criaturas mágicas.

Vida, morte, renascimento e as dualidades da vida como o bem e o mal, a luz e a sombra são abordados, além de diversas práticas espirituais e rituais ucranianos antigos. Algumas dessas práticas são mostradas na série "Desalma" da Globo play, se tiver oportunidade assista as 2 temporadas disponíveis, já que infelizmente foi cancelada por vários motivos, que agora não vem ao caso.

Impossível não comentar sobre a tristeza que sinto ao me dar conta que neste exato momento a Ucrânia está sangrando em meio a uma guerra estúpida de ataques covardes da Rússia aos civis. Uma guerra sem sentido que busca poder as custas do sangue de um povo com uma cultura tão rica e mágica.... é devastador.

Peço aos Deuses que esta guerra acabe logo, que a Ucrânia permaneça independente e que consiga reconstruir suas cidades e fortalecer sua história, que jamais será destruída. ?

O livro é maravilhoso, a jornada é mágica e repleta de aprendizados! ??