O vestido novo

O vestido novo Virginia Woolf

Resenhas - O vestido novo

Jani.ribeiro 10/12/2023

Nesse conto Virgínia Wolf usa o "vestido" para mostra as vezes em que ela se sentia desconfortável e inadequada nos eventos que frequentava

Gecosta 03/12/2023

Somos como moscas tentando se arrastar pela beirada do pires
Virginia Woolf mais uma vez impecável! Que escrita maravilhosa!
O conto mostra Mabel, uma mulher que não se sente confortável no próprio corpo e acredita não se encaixar em um vestido da moda, tanto como as outras mulheres que usam o mesmo tipo de vestido. Sendo também uma metáfora para a sua classe social, da qual ela gostaria de se sentir maior do que é, mas não parece conseguir nunca. Muito triste, mas é um sentimento que muitas pessoas compartilham.

joolivis 25/12/2023

Eu te entendo Babel sempre que saio eu também acho que sou um palhaço mal vestido e que todo mundo tá falando de mim

Sarah 09/04/2024

Li esse conto numa aula de Filosofia de Moda, e agora nesta releitura foi bom ter o suporte do posfácio, que na verdade contribui muito para os estudos que envolvem Virginia Woolf e a moda da era vitoriana.

O conto segue um fluxo de pensamentos muito interessantes, as descrições de Woolf nos leva a refletir sobre como a autoimagem e a autoestima atrelada a este aspecto abrem caminhos para questionamentos sobre condição econômica e intelectual. A vontade de aceitação e o esforço em criar uma identidade única entram em conflito enquanto Mabel Waring reflete sobre si em um evento social.