Os nomes dos dias

Os nomes dos dias Simone Saueressig

Resenhas - Os nomes dos dias

Alba 22/06/2023

Lágrimas de ódio
Não sei se teve um algum livro de leituras passadas que chorei com ódio de um personagem, se não teve esse foi o primeiro. A escrita da Simone Saueressing é encantadora e seus personagens seguem essa mesma linha encantadora de sua criadora, em especial dona Cíe. A bruxa seca e amargurada. Quem diria não é mesmo? Amada não apenas pelo médico, mas também pelos leitores. Desconfio das pessoas que lerem esse livro e não gostarem de dona Cíe. Essa por sua vez, mesmo sem conseguir sonhar com o outro dia, parecia-lhe que já sabia como sua história iria terminar quando se entristece o final de Segismundo em "A vida é sonho", e tal qual como sua a própria vida não sabe o que é sonho e realidade. Para mim, os seus sonhos proféticos eram uma certeza de um novo dia, segurança e um atestado de que sua vida era sonho e realidade ao mesmo tempo. Porém, tudo isso muda com a chegada de Jose Maria, já que o médico torna seus dias, antes monótonos, em sonhos vividos. Nesse vilarejo cheio de figuras tão diversas nasce não apenas um amor improvável, mas também a amargura e o desejo de vingança da pessoa mais improvável também. É por conta dessa última que chorei de tanta raiva e prefiro nem citar o nome dela. Os nomes dos dias é um livro que contradiz o próprio título, é um livro que pode e deve ser lido de uma tacada só, em apenas um dia.

Gostei bastante do livro, apesar de confessar que fiquei confusa em alguns momentos da história pela quantidade de personagens, mas aí é uma questão que acho desnecessária ser discutida aqui.