RACISMO E CULTURA

RACISMO E CULTURA Franz Fanon

Resenhas - RACISMO E CULTURA

Roni 13/03/2024

Pequeno e poderoso livro.
Pelo que entendi, o diminuto livro aborda sobre as consequências do colonialismo, algo que já é bastante retratado em todas suas obras.
Menciona sobre aniquilação da cultura do oprimido, sentimentos de inferioridade e necessidade de adequação à cultura dominante.
Em poucas palavras, ele aborda diversos nuances psicológicos e sociais do colonialismo e suas devastadoras consequências ao povo oprimido.
Após abordar as fases do colonialismo, ele evidencia o momento em que o colonizado, quando constata que sua cultura foi aniquilada, desdenhada e ridicularizada, revolta-se e, em uma ação inversa, com avidez tenta resgatar toda a cultura de seu povo.
É um livro que sempre usarei para fins de consulta, pois há bastantes conceitos explicados sobre o assunto.

Erica 24/07/2023

Esse texto mostra conceitos essenciais do pensamento de Fanon. Para quem busca uma introdução para entender melhor o conceito de assimilação, recomendo.

Carolina.Lazzarett 11/08/2023

Caí de paraquedas nesse livro por conta do vestibular. É um livro bem conceitual e com uma didática simples.

Carlos 28/04/2024

Leitura introdutória para questões muito importantes
"O racismo entra pelos olhos dentro precisamente porque se insere num conjunto caracterizado: o da exploração desavergonhada de um grupo de homens por outro que chegou a um estágio de desenvolvimento técnico superior. É por isso que, na maioria das vezes, a opressão militar e econômica precede, possibilita e legitima o racismo."