Elisa

Elisa Marília Neri

Resenhas - Elisa

Raeli 25/08/2023

Resenha ?Elisa?
Elisa é o mais novo lançamento literário de Marília Neri, que conta de forma profunda e responsável a história de uma mulher na casa dos 30 anos, cheia de mistérios e cicatrizes que tenta reconstruir a sua vida após fugir de um relacionamento abusivo.

Todo mundo sabe que eu sou uma grande admiradora das obras da autora, que desde 2021 vem nos presenteando com histórias incríveis, cheias de significado e personagens únicos. Elisa, segue o mesmo caminho dos seus antecessores, sendo um livro coeso, com uma temática delicada que apresenta personagens carismáticos capazes de se conectarem com o leitor de diferentes formas.

O livro tem um ritmo fluido, sendo apresentando em capítulos curtos narrados em primeira pessoa por Elisa, nossa protagonista. Os personagens são ricamente construídos e cada um deles exercem um papel importante para o desenvolvimento na história.

No entanto, o maior trunfo de Elisa está em seu enredo agridoce, na sutileza do retrato de uma mulher em reconstrução, nas entrelinhas da incerteza de um ser humano em busca de si mesmo. Elisa está machucada, descaracterizada, reduzida a um status civil e ao julgo de uma sociedade que acusa e sentencia as mulheres mesmo quando essas são as vítimas.

Acompanhar a trajetória de cura e autoconhecimento da protagonista foi uma jornada emocionante, por vezes até difícil, quando eu enxergava em Elisa uma caricatura minha e de várias mulheres maravilhosas do meu círculo social.

Sem mais delongas, o livro me tocou profundamente ao falar de assuntos tão importantes e delicados quanto a violência psicológica, relacionamentos abusivos, negligência parental, homofobia, sensacionalismo midiático e principalmente por mostrar que quando se tem uma rede de apoio e oportunidades podemos nos reconstruir aos poucos e nos reconectar com quem somos de verdade.