999

999 Wilson Júnior

Resenhas - 999

Roberto.Cassano 27/12/2023

O fim não está próximo. Está dentro de nós.
Foi difícil me desapegar das personagens de 999 após o término da leitura. E olha que romances históricos não estão entre os gêneros que mais leio. Mesmo assim, fui capturado por 999 desde a primeira página. A história, que narra a crescente tensão em um forte no que hoje é Portugal na virada do ano 999 para o ano 1.000, acompanha a contagem regressiva para o temido fim do mundo com a chegada do novo milênio.

Guerra, peste, intolerância, fanatismo religioso e preconceitos se misturam num caldeirão explosivo quando um grupo heterogêneo se vê sitiado dentro da fortaleza dos Alvarez, precisando trabalhar em conjunto pela sobrevivência, ainda que o conceito de sobreviver seja tênue e sujeito às interpretações religiosas. A ignorância, sobretudo de viés religioso/ supersticioso fazem com que a comunidade torne tudo muitíssimo mais difícil, ainda que os perigos enfrentados sejam reais e bastante graves por si só.

A narrativa alterna entre os protagonistas, em linguagem ágil e capítulos curtos e, por vezes, melancólicos. Há um claro rigor histórico - e todas as liberdades criativas estão pontuadas e explicadas em nota após o fim da história. Wilson Jr. é um escritor atento aos detalhes. Ao editar um de meus contos, para a revista Escambanáutica, da qual é editor, me sugeriu uma correção. Eu tinha feito uma personagem dar dois tiros com uma espingarda em minha história fantástica. Wilson notou que, pelo contexto geral das cenas, provavelmente minha aventura se passava em uma época em que ainda só existiam as espingardas de cano (e tiro) único.

Benta, uma jovem que sonha em se tornar uma guerreira, e Ana, uma nórdica pagã de cabelos ruivos, são minhas personagens favoritas deste que é um dos melhores livros que li no ano. Embora não haja uma relação explícita, não pude deixar de fazer um paralelo com a pandemia de Covid-19, em que a ignorância (e sua irmã mais perigosa, a ignorância convicta) tornaram o flagelo do vírus ainda pior do que já seria.

site: https://cassano.com.br/2023/12/27/algoritmo-do-fim-do-mundo/

rookvalente 30/03/2024

Uma história pra nunca se esquecer!
Ana, Benta e Sebastião tem o carisma de nós manter empáticos a cada atrocidade.

Francisco, tem o carisma de arrastar uma comunidade apática a cometer atrocidades.

Imperdível!