Tempo de Amar

Tempo de Amar Nana Pauvolih

Resenhas - Tempo de Amar

Jorge Luiz da Silva 19/10/2023

Sinuca de bico
O amor não tem preconceito, nem sente ódio. Mas coloca os jovens apaixonados em uma sinuca de bico...

Bruna.Bookstagram 21/05/2023

Sophie é web designer e adaptou toda a sua vida para cuidar de sua bisavó, que a criou junto com a falecida avó. Ela ouve as histórias da idosa sobre a segunda guerra e como sofreu com a perda de sua irmã, que se apaixonou por alemão e acabou sendo condenada. O ódio dela por alemães era algo que Sophie acabou herdando por causa de todo o sofrimento que via a sua bisavó passando.

Em um evento relacionado a uma homenagem a todos que morreram na segunda guerra, ela e sua amiga, Chantal, vão a uma grande casa que alugaram para receber outras pessoas que se juntariam a essa festa e assim fazer novas amizades. O que Sophie não imaginava e que seus olhos bateriam diretamente em Joseph, um alemão. E por mais que queira ficar longe, por saber o que ele e, fica muito difícil pois a atração de ambos é muito forte.

Eu amo os livros dessa mulher, principalmente quando os protagonistas são bem normais hahaha. Uma história muito linda, encantadora e as partes sensuais existem, mas ficam em segundo plano. Eu amei, achei emocionante e com conteúdo incrível sobre a segunda guerra. Vale muito a pena ler, já que é um livro bem curtinho. Estou ansiosa pra ler a história de Aaron e Isabelle.

Amanda 22/09/2022

O tempo muda muita coisa?
Eu não sou fã do selo ?Leituras Rápidas? porque gosto de enredos mais bem desenrolados, com mais páginas e reviravoltas. Mas como eu amo os livros da Nana, acabo lendo esses pequenos contos que ela lança e mesmo gostando muito, sempre fico com aquela sensação de quero mais. Esse livro, por exemplo, tinha TUDO para ser um novelão misturando passado e presente; mas acabou sendo um fast love entre duas pessoas que exigiria um preparo melhor para se envolverem devido às circunstâncias.
Sophie é uma jovem francesa de 23 anos, criada pela avó (já falecida) e bisavó, ela acaba sendo bem reclusa e gostando de coisas mais antigas. A bisa ainda guarda muitas mágoas dos alemãs por toda história durante a invasão e por ter perdido seu grande amor na guerra, além de menosprezar a irmã mais jovem que se entregou e engravidou de um capitão nazista antes do famoso dia Dia D. Sophie acabou desenvolvendo uma antipatia por pessoas de nacionalidade alemã, mesmo não tendo nada contra pessoalmente. Quando ela se junta a sua melhor amiga para um passeio no feriado com outros convidados amigos dela, se surpreende ao encontrar Joseph, um alemão que mexe com seu interior.
Joseph Hanns é um engenheiro automotivo da BMW que se juntou ao grupo para o feriado festivo do Dia D, ele sabe que estará com americanos, britânicos e franceses e provavelmente será zoado por ser o alemão entre ?os aliados?, mas resolve se divertir. Lá ele conhece Sophie, uma jovem francesa que apesar da atração que sente, resolve ignora-lo por ser alemão. Sem entender, ele se infla do seu orgulho e segue os dias de diversão, até que uma conversa e um beijo mudam tudo e ele vai precisar se esforçar para convencer a francesinha a deixar o passado onde deve ficar, como uma lição, mas no passado.
O livro é fofo, mas tudo é muito relâmpago. Confesso que não simpatizei com as ideias chatas da Sophie, que era uma chata, mas me comovi com sua relação com a bisa. Gostei dela se propor a conciliar as coisas, mas fiquei me perguntando se ela faria o mesmo se não tivesse acontecido o que aconteceu no final. Enfim, nunca saberemos, mas achei fofo no fim das contas e vale a pena pela escrita gostosa da Nana.

Cah. 20/09/2022

...
Eu me identifiquei muito com Sophie em relação a bisavó, devido a minha relação com a minha avó.

Em relação ao resto do livro, não curti muito não, até o livro me interessar demorou um pouco, e ... Achei tão rápido o envolvimento, Sophie e Joseph passaram alguns dias juntos e já estão apaixonados a ponto de Joseph dizer que mudaria até de país pra ficar perto da Sophie, assim que se reencontram já vão morar juntos ... Fiquei curiosa pra saber o que Sophie faria se a avó não tivesse falecido?

E não sei pq os personagens desses livros nunca lembram que existe a pílula do dia seguinte, a não ser que lá no país onde estavam não existe ...

Rose 29/10/2022

A segunda guerra deixou marcas que nunca serão esquecidas, principalmente para quem viveu naquela época.

É assim com a bisavó de Sophie, que até hoje nutre ódio e ressentimento pelos alemães.

A bisavó está quase morrendo, e Sophie não se furta de cuidados com ela. Foi ela e sua avó que a criaram quando a mãe partiu em busca de seus próprios sonhos.

As comemorações pelo aniversário do fim da guerra chegou, e Sophie viaja com sua amiga como de costume. E nesta viagem, ela conhece Joseph, um alemão que balança todas as suas emoções e põe em xeque sua fidelidade aos sentimentos de sua bisa.

Falar que não gostei do conto eu estaria mentindo, mas achei bem ridícula a atitude de Sophie em relação a Joseph. Um preconceito descabido de uma moça que existia na época. Se deixar influenciar pelos sentimentos da bisavó é ser muito infantil. Pior, nivelou todos os alemãs como inimigos de uma guerra que nem existe mais.

Enfim, não poderia deixar de salientar este meu "problema" com a protagonista. Felizmente Joseph compensou isso.

Tatiana 30/01/2023

Tempo de amar
Uma francesa e um alemão... Nos tempos de hoje isso e comum, mas para muitos principalmente nos tempos de guerra era um amor impossível .. Inimigos se amarem, ódio alimentado pelos entes querido não poderia ser perpetuado as novas gerações e não dar oportunidades para o amor surgir . Lindo final de Sophie e Joseph e o fruto do amor e a relação da Sophie com a mãe . Nana não sabia que tu era tão romântica e sensível

Karina 09/02/2023

Sei lá viu..
Eu gosto muito da escrita da Nana, tudo que escreve fica envolvente, repleta de sentimentos e paixão, com esse livro não é diferente! Mas acho que essas leituras rápidas não são pra mim... fica faltando muita coisa, sinto falta de mais aprofundamento, mas Obviamente eu entendo que por ser uma leitura rápida não está dentro do contexto, mas reconheço que a autora faz seu encantamento mesmo com poucas páginas.
Não consegui tolerar o ponto de vista da mocinha do livro... nada a ver né minha gente! Em 2022 tendo esse pensamento de não gostar de qualquer alemão devido a 2 Guerra? Achei meio absurdo... mas...

Priscila 23/02/2023

Viagem histórica.
Sophie Chevalier irá participar de um "intercâmbio" onde sua amiga Chantal convida pessoas de diferentes lugares para passarem alguns dias juntos, se conhecerem e participarem de homenagens aos militares da Segunda Guerra Mundial na França.
Sophie, assim que chega na casa em que vão ficar, já nota o Joseph, e vice versa, os dois gostam de uma troca de olhares. ?
Mas ela é francesa e ele é alemão. E aí, seguir o que la mamie sempre disse ou se entregar ao que ela está sentindo pelo Joseph?

Feeh 29/09/2022

O amor supera tudo
"Não importava o lugar, as diferenças, o que podia separar. O amor surgia e tomava conta de tudo."

Uma linda e emocionante história de amor entre um alemão e uma francesa.

Sophie e Joseph se conheceram em uma viagem e foi amor à primeira vista, embora a Sophie tenha relutado muito a esse sentimento por se manter fiel a sua bisavô, que foi vítima dos alemães na segunda guerra mundial.

Joseph fez o possível para se aproximar da Soph, mostrando a ela que nenhum dos dois foram culpados do que aconteceu, e que ele era totalmente diferente daquilo que ela pensava.

Achei os dois tão fofos, e o romance deles foi lindo. O Joseph se mostrou amoroso, paciente e um romântico perfeito. E ao lado dele a Sophie finalmente se libertou daquilo que a mantinha presa e permitiu-se viver, ser feliz e construir uma família. Achei o final perfeito.

O que eu posso dizer é que eu amei esse livro. A história pode ser curtinha, mas muito bem escrita e me deixou emocionada. Foi incrível como a Nana fez dar muito certo um romance que tinha tudo para não ter sequer começado.

Bianca.vigevani 22/10/2022

Mais páginas, por favor!?
Mais um conto fantástico da nana, mais uma história que arrebata e deixa aquele gostinho de quero muito mais!
Até quando o ódio pelo passado e pela história pode influenciar nosso futuro? Numa pegada ligeiramente Romeo e Julieta modernos, uma francesa criada para odiar alemães e tudo que a guerra trouxe para sua família. Um alemão que não entende todo esse ódio do passado, mesmo tendo sua família também afetada pela guerra... Um intercâmbio de uma semana, com jovens de várias partes do mundo, para celebrar o dia D... uma química que grita mais alto que todo o passado que ambos nem viveram... É simplesmente uma história que pede (e aparentemente terá) muito mais!
Amei!!!

Cris.Santos 20/09/2022

Gostinho de quero mais
Como sempre a Nana nos envolve na história de tal forma que não dá vontade de parar, e com Sophie e Joseph não é diferente, amei os detalhes da história da guerra, a cultura e costumes... Obrigada Nana

SMS 13/10/2022

Superação de preconceito
Gosto dos textos mais românticos da Nana, como esse aqui. Outro ponto que me agradou foi o capricho da autora na ambientação na França. Adorei o intenso e decidido Joseph. E muito bacana a conscientização da Sophie sobre seu próprio preconceito e o perdão.

Raíssa Santos 16/01/2023

Envolvente e emocionante
É uma leitura bem rápida mas muito boa. O livro conta a história de Sophie, uma jovem francesa que foi criada pela bisavó que vivenciou a guerra e carrega muitas mágoas do passado devido as perdas que teve e Joseph, um jovem alemão que também tem suas histórias. Os dois se conhecem e se sentem atraídos desde o primeiro olhar, mas tudo muda quando Sophie descobre que ele é alemão, e isso vai contra tudo que ela acredita ser certo. Mas acaba sendo difícil controlar a atração que existe entre eles, e tem momentos muito, mas muito quentes mesmo rs.

Claudia.Marcia 27/10/2022

Que leitura gostosa desse conto deixa o coração quentinho.
A autora aborda além do romance um conteúdo histórico sobre a guerra , Dia D...
Quero poder futuramente estar lendo mais outros livros da Autora.
Recomendo a leitura que é curtinha, fluida e que vai aquecer o coração.