A Batalha do Apocalipse

A Batalha do Apocalipse Eduardo Spohr

Resenhas - A Batalha do Apocalipse

milenavifer 09/01/2024

Essa é um fantasia brasileira super bem estruturada e que não deixa nada a desejar para as gringas.
Raphaella 09/01/2024minha estante
amo!!!

Mari M. 09/04/2024

Releitura de respeito
Eu que não sou muito de fantasia, havia pegado esse livro ainda na adolescência, com capa azul, numa promoção inacreditável na Saraiva, somente pela sinopse. Resolvi dar uma chance. Foi paixao a primeira vista e hoje, mais de 10 anos depois, minha opinião não muda. Uma história redondinha, uma reconstrução do nosso mundo tão crível que é capaz de jurar que você já leu isso em alguma escritura. Muito orgulho ainda por ser nacional. Eduardo Spohr continua sendo um dos meus autores confortos preferidos.

Deysiane 11/12/2023

Da Queda dos Anjos ao Crepúsculo do Mundo
Este livro tem muita aventura e batalhas de tirar o fôlego. Algumas dessas aventuras eu achei desnecessárias quando li o livro há 2 anos, mas na releitura percebi que não são, não, afinal esta é a história de Ablon, um personagem feito de honra e heroísmo, companheirismo e compaixão, e que sempre lutou pelos seus ideais, não importassem as consequências. É impossível não simpatizar pela sua causa de justiça.

Jovem de 1800 21/09/2023

A literatura brasileira ainda vive
Simplesmente espetacular, a mitologia judaica utilizada de uma forma que eu nunca imaginei, uma trama política bem elaborada e um romance puro e lindo. Foi um prazer enorme acompanhar as aventuras do primeiro general e apenas lamento ter conhecido o universo de Spohr em um momento onde não consegui ler mais que algumas páginas por semana. Quase 600 páginas se tornaram pouco para um livro tão ambicioso que tentou, e até certo ponto conseguiu, contar toda a história do universo, por isso em alguns momentos parece que o autor acaba se apressando e resolvendo alguns conflitos um pouco mais rápido do que penso que deveria. Mesmo assim, a história é fechada e complexa tendo reviravoltas inacreditáveis e um final extremamente satisfatório. Mal posso esperar para revisitar esse universo na trilogia dos filhos do éden, onde, imagino, a escrita do autor estará ainda mais refinada.

Annpa 17/10/2023

Não
Que livro ruim,me desculpe Eduardo mas eu não gostei dessa obra.
A única parte aceitável foram as lutas, que foram boas de ler.
Mas os personagens são sem sal, o único interessante ali foi o Lúcifer e mesmo assim todos foram mal aproveitados.
Se esse livro tivesse 300 páginas já tava ótimo, odiei as voltas que dá e não gostei da escrita.
Vou ler os outros apenas para não jogar meu dinheiro fora mas estou decepcionada.
Não vou recomendar essa leitura, não achei boa mesmo
E o final?que bomba foi essa, de onde surgiu que seria uma ideia interessante?
Espero livros mais bem escritos e ao menos a trilogia seja melhor, que tristeza
Dayelle 18/10/2023minha estante
Então você encontrou o ring shout da sua vida... ?

Jvcsantanna 21/11/2023

Incrível!
Lendo pela segunda vez, é um dos meus livros favoritos. Para quem gosta de universos mágicos e de fantasia, a batalha do apocalipse e a saga Filhos do Éden é uma leitura impressionante. A riqueza de conteúdo e ambientação numa história imersiva coloca Spohr no nível de Tolkien e JK Rowling, e como brasileiro acho que merece mais crédito e reconhecimento.
Ana Flávia 21/11/2023minha estante
Que capa linda. Vou ler

Emanoel 23/09/2022

"Aos probos, os louros; aos perversos, a morte!"
A frase proferida por Ablon, o Anjo Renegado — e posteriormente por Baturiel, O Honrado — foi a frase que marcou (para mim) a fase mais emocionante em A Batalha do Apocalipse. Esta é a segunda obra que leio de Eduardo Spohr (li anteriormente Santo Guerreiro: Roma Invicta), e é impressionante o quanto o autor quase nos motiva a desembainhar uma espada e partir à guerra contra demônios e anjos perversos.

A trama se passa entre o céu, terra e o inferno. Ablon, um querubim renegado expulso do Paraíso pelo tirânico Arcanjo Miguel, após uma revolta contra uma ditadura do príncipe dos anjos. Com outros renegados, o nosso protagonista caminha pelo planeta fugindo e escondendo-se, durante milhares de anos, das forças de Miguel, que desejam exterminar de uma vez por todas as forças dos Anjos Renegados. Até que um dia, nosso herói recebe uma proposta de aliança de Lúcifer, a Estrela da Manhã e senhor do Sheol, para lutar contra as forças do Arcanjo no dia do acerto de contas — a Batalha do Apocalipse.

Eu já admirava por demais a escrita e o modo como Spohr leva suas histórias. Quando li Santo Guerreiro: Roma Invicta, sentia-me nas batalhas, envolvendo-me profundamente com a história do herói e até criando admiração pelo protagonista. Com Ablon não foi diferente.

Além de admirar o protagonista, você abraça a sua causa e abraça a sua história. Deseja lutar ao seu lado e torce sempre para que nosso herói nunca pereça. Vibra, lendo, a cada peleja que o renegado se envolve, comemorando cada vitória e sentindo profundamente por cada queda.

O que mais admiro nos textos de Eduado são como são descritas as cenas batalha. Honestamente, abre-se um pequeno estádio de futebol na minha cabeça, enquanto entre asas e espadas, guerreiros determinados e apaixonados por uma causa, partem para a batalha sem medo da morte.

Vemos também que Ablon tem uma história milenar com Shamira, a Feiticeira de En-Dor, onde vemos desenvolver uma relação de amizade, afeto e amor. Nesse ponto, também, a Batalha do Apocalipse sai-se muito bem em nutrir, no coração do leitor, um sentimento de esperança. Além, de como dito antes, apegar-se a causa do protagonista, nutrindo um sentimento de justiça.

Sobra essa edição, apenas uma coisa me incomodou: a parte gráfica.
Em algumas partes, o texto aparece quase apagado. Há alguns erros (quase imperceptíveis) no texto, mas provavelmente foram causas no momento da revisão textual. Mas nada disso tira a qualidade da obra.

Recomendo fortemente — e na realidade eu não precisava citar isso. A Batalha do Apocalipse é um livro indispensável para os fãs de fantasia. Sem sombra de dúvida, você vai se apaixonar por esse livro.

Sra. Cass 10/03/2023

"A eternidade é uma ilusão. O Infinito é só utopia."
Eu demorei quase um mês (28 dias) pra concluir esse livro, e não, não foi porque é um livro chato, maçante ou grande demais. E sim porque é um livro denso, um desses tipos que a gente precisa ir absorvendo a história, pois é rica em descrições e em detalhes, em histórias do mundo e de pessoas. E eu adorei.
Não sou muito fã de fantasia, mas a Batalha do Apocalipse me atingiu em cheio. O Ablon é um personagem tão cativante, forte, um anjo mas o mesmo tempo tão humano. Cometeu erros, se arrependeu, se rebelou, lutou até o fim por seus ideias, pela justiça, por seus amigos e pela mulher que amava. Que, diga-se de passagem, era uma mulher inteligente, forte, guerreira a seu modo. Que o ajudou a ganhar a Batalha. A Shamira é essencial.
Todos os outros personagens me cativaram demais, e quando acontecia algo com eles, doía em mim como se fossem amigos meus.
Enfim, maravilhosos.
A história em si é uma obra prima brasileira, eu sei que já teve um alcance totalmente significativo, mas eu ainda vejo tão poucas pessoas falando desse livro que me entristece.
O Eduardo Spohr é um gênio da fantasia épica criou uma história foda e detalhada que rende até em jogos de rpg.
Finalmente, eu adorei mesmo. Agora tenho a trilogia Filhos do Eden pra ler e espero me cativar e surpreender como A batalha do Apocalipse fez.
Simplesmente leiam.
Cinco estrelas?????

Rene Brito 28/06/2023

Vale a pena dar uma chance
Minha primeira releitura em anos?
Como foi bom voltar a esse história, cheia de tramas políticas, ação a todo momento é uma jornada incrível de se acompanhar.

Tenho um apego emocional com esse livro, porque foi através dele que voltei a ler com mais afinco, mas relendo, de fato há alguns diálogos bem medianos, mas não tiram a magia de acompanhar essa jornada.

Leiam!

Diego.Mansano 19/03/2024

Merece as 5 estrelas
Uma história empolgante, bem estruturada, encaixada e que deixava com vontade de ler mais e saber o que viria?
Ablon é um personagem completo e muito bem construído?
Parabéns ao Eduardo Spohr, gostei bastante?

Sthéphanny Alves 02/09/2023

O crepúsculo do sétimo dia se aproxima, e a noite cairá em breve.
Essa foi uma releitura, passados anos que o li pela primeira vez.

Eu amo esse livro! Amo a forma inteligente que ele é escrito. Spohr coloca os fatos de forma tão completa, que facilmente poderia ter acontecido exatamente como ele conta. A viagem histórica nas costas de Ablon, os grandes acontecimentos bíblicos... de forma geral, esse livro é genial.

Confesso que sinto falta de um pouco mais de romance nessa história, mesmo ela não sendo sobre isso. O clima entre Ablon e a Feiticeira é palpável, poxa! Fiquei altamente carente de romance.

Enfim, amo a escrita do autor, a forma como ele expõe a história sem correria, encaixando cada acontecimento no seu tempo... definitivamente não é uma história para se ler com ansiedade, mas vale cada segundo!

Yara 12/09/2023

Lembro de ter lido esse livro quando tinha uns 15 anos e tinha gostado bastante. Treze anos depois releio ele e percebo de fato o quão magnífico é esse livro.

carolina.soares 09/12/2022

Livro bom, mas muito repetitivo nos detalhes e informações que deixava a leitura muito cansativa.
Shamira e Ablon me conquistaram desde o início, gostei dos dois finalmente juntos no final.