O Príncipe

O Príncipe Nicolau Maquaivel

Resenhas - O Príncipe

brenovisk7 19/02/2024

Livro muito interessante! É uma pena que parte do seu entendimento seja prejudicado devido ao contexto histórico específico no qual ele é retratado - não ouso sequer cobrar que seja ensinado nas escolas, é uma realidade muito distante da nossa e tenho certeza que existem coisas quem convém melhor aos estudantes aprender. Mesmo com essa falha (que julgo ser minha), é uma leitura necessária que impressionantemente se mantém - de certa forma - atual até o presente dia.
Paulinhaka 19/02/2024minha estante
Adicionei ele ontem nas minhas leituras de áudio livro do Spotify

Mel 19/02/2024minha estante
Pretendo ler também, Breno!!

Ju 25/01/2024

Todos devem ler
Da para aproveitar muito o conteúdo para aplicação nos dias atuais, em modelos de negócios, empresas, e até mesmo relações pessoais. Afinal, como meu pai sempre diz ?mudam se as peças mas o jogo é o mesmo?. O livro é tão atual como foi nos anos 1532.

Carobela 24/10/2023

O Príncipe:
O Príncipe é, um livro de Maquiavel que fala política, onde Maquiavel dá dicas e comenta sobre como deve ser governado um principado. No livro, a política é vista como uma atividade humana.

Curiosidade: O príncipe citado no livros sãos os monarcas, governantes, inclusive reis.

O pensamento exposto em O Príncipe mostra que o autor separa o que é o dever do cidadão da razão que regula o Estado. Para isso ele desenvolve dois conceitos: virtù e fortuna.

A fortuna se relaciona com a ideia de acaso e sorte. O governante deve estar sempre atento à ?roda da fortuna?.

Virtù é a capacidade do governante de controlar e superar as dificuldades impostas a seu governo, criando estratégias para manter sua estabilidade.

O objetivo maior de Maquiavel ao escrever a obra era demonstrar todo o seu conhecimento político para a família Médici, que estava no poder, a fim de conseguir reaver o cargo público que tinha.

Resenha: Não é muito sobre um assunto que eu gosto e eu não gostei muito do livro. Possui muitas palavras rebuscadas e é um livro complexo de ler, visto que foi lançado em 1532 (Mas foi escrito em 1513). Mas é interessante, pois da para aprender muitas coisas lendo ele.
Tive que pesquisar um pouco sobre o livro, pois por ser um livro antigo e meio chato de ler (para mim) tive dificuldade de entender um pouco sobre o assunto. Talvez um dia eu dê uma segunda chance para a obra.

Classificação: 10 anos

Paloma152 27/04/2024

Um livro clássico que todos deveriam ler, é uma ótima forma de evoluir em questão de pensamento e atos.
A leitura no começo é mais difícil, por conta das palavras rebuscadas, mas você vai se adaptando e entendendo o fluxo do livro.
Tem muitos ensinamentos interessantes, pretendo reler ele daqui a alguns meses.

Vinicius 20/02/2024

Bom livro!
Através desse livro, Maquiavel realiza uma série de análises da história de príncipes e modos de governo, exibindo os pontos fortes e fracos de cada ação e dando conselhos para uma melhor tomada de decisão em situações parecidas.
Apesar disso, é possível tirar boas lições para nossas vidas normais, principalmente em relação ao trabalho.

Theo.en 22/02/2024

Legal
Bom e não muito complexo, achei uma leitura interessante e bem construida.
Ele introduz a cada capitulo um modo qual deve ser tratado um principado, levando a lições simples, que podendo ser adaptadas ao dia a dia se-torna uma leitura interessante.
Gostei e achei uma leitura satisfatoria/boa, eu recomendaria.