A caminho do fim

Resenhas - A caminho do fim

@quoteslidos 22/10/2022

o trama de milhões
scrrrr?
alguém me socorre que eu tô surtando.
Um livro sobre poder, sobre as formas como as mulheres sofrem abusos e tem que ter forças para denunciar (no caso da Laurinha MATAR mesmo) juro que passo pano para a protagonista. E amizade arrebatadora da Laura com o Dedé? ??? tudo tudo tudo, Júnior Lima entregou tudo e mais um pouco nesse escrito. ??
Junior.lima 24/10/2022minha estante
que lindaa, orbiagdo por ter dado chance pro dede e Laura ?

Dri - @leiturainsone 19/10/2022

um livro sobre a entrega de uma mulher a sua compulsão mais sombria
Estamos no final dos anos 1980. O Brasil acabou de sair de uma ditadura e a sensação é de renovação e esperança. Menos para Laura, presa em um relacionamento violento. Talvez movida por toda essa mudança no país, Laura decide dar um basta nessa relação tirando a vida do marido!
Laura, então, toma um caminho sem voltas, cheio de mortes violentas nas quais passa muitos dias pensando, tentando se justificar.
Chegando no RJ, fugindo de um passado que não cabe mais em sua nova vida, Laura conhece André, um jovem que saiu de casa após assumir sua sexualidade numa época em que o surto do HIV fez muitos acreditarem que aquele era um castigo de Deus para atos pecaminosos daqueles que se relacionavam com pessoas do mesmo sexo.
Enquanto Laura tenta encontrar seu lugar no mundo, André chega em sua vida com a leveza do jovem que não tem medo de nada, que só quer encontrar o amor e se divertir o máximo que a vida permitir.
Com uma narrativa que proporciona um misto de emoções, com acontecimentos ora violentos ora sensíveis e revoltantes, Junior Lima surpreende em seu livro de estreia.
A cada página virada, acompanhamos as complexidades de Laura: sua luta interna contra a ânsia de matar, suas inconsistências quando começa a destruir a única relação boa que teve na vida, as memórias traumáticas que a fizeram agir em favor de uma natureza irracional e todas as consequências de seus atos insanos.
André, por outro lado, é um personagem doce, daqueles que você anseia pela presença. Quando você menos espera, está apegado a ele, torce por ele e sofre quando descobre seu futuro.
A caminho do fim é um livro que retrata um período cinzento do passado do nosso país, com surtos de overdoses e mortes em decorrência de complicações da AIDS. Uma época marcada por grandes nomes da música como Cazuza, que várias vezes é lembrado aqui no livro, um período que foi ricamente ambientado nessa história emocionante.

site: https://www.instagram.com/p/CeMS_4XOkAV/
Valeu pela resenha Dri ?

Vinicius 19/10/2022

Leitura extremamente fluida e com roteiro dos personagens que simplesmente encanta os leitores. Ler sobre uma serial killer com as ruas do Rio de Janeiro servindo como ambientação foi demais!
Obrigado meu amigo ??

Vitor16Hq 19/04/2023

Um ótimo thriller nacional
O livro se passa em 1989, Laura se tornou uma assassina em série, e está sempre fugindo do passado.

No início do livro, vemos a personagem presa a um relacionamento abusivo, sendo o seu marido, o primeiro assassinato que ela comete, esse início consegue gerar empatia pela personagem, o que funciona em todo o livro, mas nas cenas em que ela comete os assassinatos, gera um pouco de medo da protagonista.

Em paralelo, é narrado a história do André, um jovem gay que saiu da casa dos pais após assumir sua sexualidade, e procura um lugar seguro no mundo. A história dele é um dos pontos mais altos do livro, ele aborda muito bem como eram as coisas na época e como se aproveitaram da AIDS para espalhar a homofobia.

A retratação da época é muito bem feita, a ambientação dos lugares ajuda muito na imersão.

A amizade dos dois é muito bem construída, trás um pouco de leveza para a história, e tem um desfecho emocionante, tanto de André com os pais, quanto para o final do personagem.

O livro tem um ótimo desenvolvimento de protagonista, as motivações dela para matar alguém são bem estabelecidas, em certos pontos a crueldade dela assusta, mas não é uma pessoa sem coração o tempo todo.

Os plot-twist surpreendem, um deles em específico foi uma surpresa das grandes, faz pensar que a história seguiria por um caminho, mas foi por outro.

É uma boa história de serial killer, os dramas funcionam muito bem, é aquele tipo de livro que te prende do início ao fim.
Junior.lima 03/10/2023minha estante
Heheheh amei sua resenha Vitor! Muito obrigado por te escrito, lido e as 5 estrelas. Bjooo ??????

Junior.lima 10/10/2023minha estante
Obrigado por ter lido e pelas observações ???

gabs.0 25/12/2023

Um livro cheio de críticas sociais e muito bem trabalhado na narrativa. Confesso que em algumas partes eu ficava entediada, mas no mesmo momento vinha algo diferente para me surpreender. É uma narrativa que vale a pena acompanhar e ver algo "diferente" do que se é acostumado a trabalhar nesse tipo de gênero, uma assassina em série.

taisriello 03/10/2022

Muito bom...
O livro é muito bom e é nacional né mores ?
Eu adorei a trama desse livro, fala da amizade entre Laura e André, se passa nos anos 80.
Laura é uma assassina em série, uma matadora de homens que vai fugindo pelo país pra despistar, se envolve e faz muitas coisas erradas.
André é um rapaz gay, romântico e muito gentil que se envolve com o cara errado o que gera sérias consequências, ele luta pela vida.
O que será desses dois?
Como é o caminho do fim?
Obrigaduuuú ?

Agatha | @estantedelivrossp 30/04/2023

Justiceira?!
Gostei muito que esse livro tem uma vibe de "Fome" da Iza Artagão. Ambos envolvem uma assassina em série que na verdade, não é tão ruim assim (afinal, elas mat4m pessoas que não são tão inocentes). Por um momento achei que estivesse estendendo um pouco demais a trama, mas ao mesmo tempo me senti presa o tempo todo na trama para descobrir o quanto antes o que iria acontecer. O final foi surpreendente. Um acontecimento eu já imaginava, mas um outro me deixou chocada. Gostei também que o final foi bem amarrado, com todas as respostas necessárias. Uma história bem construída.
Junior.lima 03/10/2023minha estante
AAAAAAAAAAAAAAAAA
fiquei curioso para saber os acontecimentos que você mencionou. Muito obrigado por ter lido ! Bjosss ????