Diário de um surto

Diário de um surto Douglas Gonçalves

Resenhas - Diário de um surto

Taize @viagemliteral 14/08/2023

Lidar com a pressão do dia a dia não é fácil; conciliar a pressão do trabalho, traumas do passado, cobranças extremas (principalmente de nós mesmos), entre tantas outras coisas que sobrecarregam nossas vidas, pode causar danos a nossa saúde física e mental.

E nesse livro, o autor e também protagonista dessa história, Douglas Gonçalves, fala sobre um surto psicótico que teve no ano de 2004, que o levou ao internamento para que pudesse ultrapassar esse desafio, que não apenas ele enfrentou, mas toda a sua família e amigos, afinal para a cura de quaisquer que sejam os males, o amor, carinho e atenção dos que nos amam, são fundamentais na empreitada.

?"Este diário reflete a superação e a busca de sedimentar as emoções que permeiam o nosso dia a dia e mostra que você consegue superar e ter uma vida brilhante."

É um relato extremamente corajoso. Douglas se despiu de todos os tabus e veio nos contar sua experiência, suas angústias, dores e medos, e, sobretudo, veio nos ajudar a compreender nosso corpo e nossa mente, nos deixar atentos a quando devemos dar uma pausa, descansar e buscar ajuda, seja ela médica ou espiritual, pois ambos são fundamentais para reestabelecer nossa conexão com o nosso interior.

A narrativa se dá por uma linguagem simples, contendo partes de sua vida antes, durante e depois do seu surto psicótico, ele traz também depoimentos de sua esposa, na época namorada, sua irmã e sua prima Manu, psicóloga que fora fundamental nesse processo.

Douglas deixa explícito que, ninguém, em hipótese alguma deve ou merece enfrentar essa batalha sozinho, pois o amor e cuidado - não deixando de lado jamais o tratamento médico - são os maiores antídotos para a cura!

?? Parte das vendas deste livro é convertida para doações a ONG Espaço Ser.

?? Se você conhece alguém que esteja em sofrimento emocional, apoie, ajude! Isso pode fazer toda a diferença na vida do outro.

?Livro disponível em formato físico e digital!