Andarilhos de Vidro

Andarilhos de Vidro Thiago Gonçalves

Resenhas - Andarilhos de Vidro

Pedro P. R. 04/09/2023

Recomendo
Vamos lá, o que dizer de Andarilhos de Vidro? Novo livro do @autorthiago que tive a oportunidade de betar antes de seu lançamento final. Com certeza me proporcionou uma leitura gostosa, com seus capítulos curtos e com ganchos assertivos no final facilitando para fisgar o interesse durante a leitura.

Eu tive um bom ritmo de leitura durante quase toda obra, diminuindo somente perto do fim, mas não foi pela qualidade da historia diminuir, mas sim pela própria narrativa dar uma pausada em sua jornada para abrir questionamentos da jornada que chegava ao fim.

É um livro diferente da outra obra do autor, Illuria, mas que ainda conseguimos sentir um toque de sua identidade na escrita.

Em conversa com o autor, discutimos bastante a idade do publico alvo da obra. Senti que seria voltada para um publico mais jovem, talvez um jovem-adulto, diante da ingenuidade do protagonista da obra que em boa parte da obra narra sua juventude, mas ao mesmo tempo temos questionamentos voltados para pessoas que já possuem uma bagagem de vida, então talvez esse publico jovem não seja exatamente o alvo.

Mas deixando de lado esses detalhes mais técnicos, a historia de Andarilhos de Vidro é uma narrativa da vida de um jovem, desde seu nascimento até sua entrada na vida adulta. É uma jornada de autoconhecimento em um mundo fantástico e cativante.

Recomendo bastante que leia. É uma leitura rápida e cativante.
Valeu demais, Pedrão!

Clara.Miranda 31/08/2023

Uma história que toca a alma
Andarilhos de Vidro é uma jornada não só no sentido da caminhada da Peregrinação, mas de um desenvolvimento muito delicado dos personagens e até do próprio leitor. Em diversos momentos, situações (mesmo que fantásticas) dos personagens nos tocam como se falassem de nós mesmos. Um livro atemporal que vai te encontrar em diversas fases da vida. Recomendo demais!
Thiago Gonçalves 31/08/2023minha estante
Amei
Você inspirou muito do que esse livro é

Clara.Miranda 01/09/2023minha estante
Que honra!

Dentro_deumlivro 03/09/2023

Livro perfeito, uma jornada que toca a alma de quem lê!

Um conto de fadas contemporâneo que me emocionou muito, sabe aquele livro que você lê e que te deixa no fim de queixo caído, absorvendo tudo que foi lido ali? É esse o livro.

Confesso que foi difícil não devorar esse livro e ler em um dia, tive que me conter hahah é um livro fluido, gostoso de ler e que te intriga. Ele me deixou curiosa logo de cara com sua proposta, eu imaginei que o livro seria de uma forma e foi de outra totalmente surpreendente, eu amei cada página.

Apesar de ser um livro pequeno o autor conseguiu dar profundidade para os personagens...todos aqui tem sua importância e em pouco tempo de “tela” nos passam lições e acrescentam muito na história. Eu amei cada personagem, até os que não eram amáveis tinham sua importância e você entendia o sentido de serem assim.

Um livro com várias camadas e que no fim eu fiquei realmente tocada com a lição por trás da história, um livro que toca fundo na alma de quem lê.

Espero que venham muitos e muitos livros do Thiago, eu amei esse livro, é sensacional, podem ler sem medo, vale super a pena.
Thiago Gonçalves 03/09/2023minha estante
Gratidão máxima, Jenni!

Maíra Marques | @literamai 19/11/2023

? PREPARADOS PARA SE TORNAREM ANDARILHOS? ?
? Porque é exatamente essa a sensação que Thiago Gonçalves nos traz durante a leitura de "Andarilhos de Vidro". Acompanharemos a trajetória do jovem Luiz Quartzo durante uma peregrinação por seis meses em busca de cinco titãs que curiosamente apareceram em nosso planeta.
A ideia da peregrinação surge em Armandoca, uma cidade litorânea o qual um titã apareceu misteriosamente. Essas criaturas são extremamente lentas, seus movimentos não podem ser percebidos. Durante essa caminhada, o protagonista- Luiz Quartzo- passa por um crescimento pessoal gigantesco, já que compartilha com outros viajantes suas histórias e motivações de vida. Arrisco dizer que não apenas ele, mas nós, leitores, também somos fisgados pela narrativa e construção de cada personagem e evoluímos com eles.
A história construída pelo autor sobre cada titã e a "força mística e única" que cada um deles exerce nos seres humanos é algo que nos prende durante a leitura e traz uma reflexão também. A obsessão dos homens sobre criaturas tão diferentes fala mais sobre cada tipo de pessoa que encontramos em nossas vidas do que dos seres fantásticos em si. É uma narrativa que- apesar de parecer simples no começo- possui diversas camadas, e esse é o ponto mais forte da escrita de Thiago!
Cada personagem que conhecemos durante a peregrinação com Luiz Quartzo nos fazem crescer com o personagem. É o tipo de leitura que você não finaliza sem ter uma transformação. Incluindo, claro, que a escrita do Thiago é super envolvente e muito fluida.
Thiago Gonçalves 20/11/2023minha estante
Adorei sua resenha, Mai! Super bem escrita, obrigado demais!

Nina Souza 30/08/2023

Um livro poético em sua essência
Em Armandoca muitos gigantes de vidro se erguem do oceano com o propósito de completarem suas próprias trajetórias. Um evento recorrente para o pacato vilarejo, que lhes rendem tradições e um certo prestígio para a pequena cidade.

O turismo é alimentado pelos gigantes e pela passagem de cada colosso, até que um evento turístico se inicia: a Peregrinação. Uma viagem de seis meses que vai acompanhar a trajetória de cinco titãs que atualmente cruzam o continente – desde Armandoca até a orla em que costumam desaparecer.

A excursão que norteia o livro acompanhará não só a história, segredos e objetivos de seus personagens, mas os efeitos que os seres titânicos exercerão sobre os viajantes e, consequentemente, sobre os seus leitores.

Um livro com uma experiência reconfortante, que me deixou muito sensibilizada com a escrita poética, com as lutas e feridas, e até mesmo a limitação de cada personagem. Foi inspirador ver o desfecho de cada um, o passo inicial para curas internas e também com a retomada de antigos desejos que, com a pressa e de rumos do cotidiano, foram deixados para trás.

Através do realismo mágico, personagens cativantes e simbolismos, o autor mescla elementos mágicos e reais, transformando a banalidade no extraordinário e a simplicidade na mais pura poesia. É uma escrita que envolve, que embala e que transforma – trazendo a possibilidade de uma abertura para uma transformação intimista mediante outras vivências, e fazendo com que seu leitor enxergue a si em cada um dos personagens apresentados.

site: instagram.com/cartografialiteraria
Sara Férrer 30/08/2023minha estante
Aiiiii o livro é maravilhoso e a tua resenha então...ainda mais

Thiago Gonçalves 30/08/2023minha estante
Adorei, Nina, obrigado demais!

Sara Férrer 04/09/2023

Eu não tenho palavras para descrever o quanto esse livro é maravilhoso
Primeiramente, que livro incrível. A ambientação, os desenvolvimentos dos personagens, as tramas e a jornada nos prendem do começo ao fim.
Sinto que esse livro me veio na melhor hora possível, eu que já passei por tantas jornadas como a do livro ( claro, sem os titãs como companhia) me identifiquei com todos os personagens, afinal em algum momento das nossas vidas já fomos um pouquinho parecidos com eles.
Amei conhecer os personagens e ver o Luiz Quartzo tendo sua caminhada de autoconhecimento.
O momento que mais me marcou foi a conversa que ele teve no final com o pai...isso me quebrou muito.
E o capítulo 4 também me emocionou horrores.
E por todos esse motivos eu super recomendo essa obra.
PS: Ela é uma vibe bem Pequeno Príncipe, cada vez que você lê você tira uma mensagem diferente e consegue enxergar tudo por outros olhos.
Super recomendo.
Favoritado
Thiago Gonçalves 04/09/2023minha estante
Valeu, Sara! 'Pequeno Príncipe' foi de fato uma das influências da obra. :)

Pietro.Marco 04/09/2023

Daria nota 11 se pudesse :)
Uma incrível obra sobre a passagem do tempo e os inúmeros percalços que enfrentamos, Andarilhos de Vidro não se destaca apenas pela mensagem inspiradora, mas também por todo carinho e cuidado em sua confecção. Thiago Gonçalves, assim como em Illuria, surpreende mais uma vez com sua habilidade de contar histórias intrigantes, recheadas de surpresas enquanto nos agarra na teia emaranhada de carismáticos personagens, obviamente, sem largar mão do ar mágico presente em suas narrativas. Embora escrita por um autor ainda em início de carreira, Andarilhos de Vidro possui aquele toque que agrada não apenas nós, leitores de fantasia, tendo assim grande potencial para também ser devidamente desfrutada por adeptos de outros gêneros literários.
Valeu demais, Pietro!

Fabricio.Santana 22/10/2023

Somos Literalmente Andarilhos
Somos literalmente andarilhos, acompanhamos o Jovem Luiz Quartzo numa peregrinação de 6 meses, passando por 5 titãs. Descobrimos o mundo atemporal criado pelo autor de forma magistral, descrições de clima e flora imersivos, personagens cativantes e profundos em seus determinados aspectos.
Armandoca que é o vilarejo de nascimento do protagonista, trás uma sensação acolhedora pela sua simplicidade e relação entre os personagens nativos. Uma história impactante para mim como ingressante na vida adulta, trazendo reflexões profundas sobre proposito de vida, adaptação a mudanças e desenvolvendo critico de pensamento.
Os viajantes são pessoas que aparecem ao decorrer da história e trazem um impacto grande em meio de criticas e questionamentos. Entre eles eu destaco a cientista Olga que trouxe a teoria da metafísica aos titãs, uma senhora de idade com um vasto conhecimento e abrange questões sobre a efemeridade da vida humano, como os titãs demoram décadas para cumprirem uma mera travessia, levanta a tese da relatividade da velocidade humana. Sera que os humanos são tão rápidos e efêmeros que não conseguem ser percebidos pelos titãs, pois não mostram reações, como se eles fossem os seres vivos e nós meras bactérias.
Vejo no Luiz muitas coisas em comum, uma pessoa que tenta descobrir seu proposito, errando e sendo manipulado diversas vezes pelo caminho, mas sem perder os seus valores de formação. Entretanto vejo aversão no seu provavelmente melhor amigo, o padre Bento, não pelo seu objetivo de vida ou desenvolvimento do personagem, mas por ter vivido uma vida indesejável, passar a maior parte da vida em um mesmo lugar com um único objetivo, sem conhecer o mundo e perto da morte se arrepender disso, buscando explora-lo.
Este é um livro que não da pressa de ser finalizado, se fosse comparar com algo seria uma viagem de férias, você não quer que acabe, quer aproveitar cada segundo, cada descrição da paisagem, cada personagem, cada reflexão, cada conflito de interesses, independente de qual seja as consequências para os personagens e para o seu tempo de leitura.
Portanto para muitos podem ser apenas uma história de peregrinação, mas para os leitores que souberem aproveitar será uma reflexão sobre si mesmo. Um momento de se enaltecer ou de se arrepender da procrastinação e decepção nas atividades que movem a sua vida.
Thiago Gonçalves 22/10/2023minha estante
Muito obrigado por essa resenha tão bem escrita e profunda, que me emocionei lendo. Feliz demais de saber que meu livro te impactou dessa maneira, Fabrício.

leiturasda_mavi 29/11/2023

AMEI
Este é o segundo livro já publicado pelo autor que tem uma pegada diferente sem deixar de lado a essência do autor.

Titãs de vidro surgem do oceano fazendo uma caminhada lenta que pode durar até décadas para chegar ao seu destino. Muitos desses titãs acabam emergindo de Armandoca, um pequeno vilarejo que com esses eventos acabam promovendo turismos pela passagem de cada colosso. A partir daí um grandioso evento turístico se inicia: a Peregrinação, uma viagem de 6 meses onde irão acompanhar a passagem de 5 titãs que estão cruzando o continente atualmente. Através dessa excursão vamos acompanhar Luiz Quartzo em sua jornada e evolução.
Um livro que mescla realidade com elementos mágicos, nos trás reviravoltas, lições e reflexões.

Uma jornada de crescimento junto com os personagens que faz o leitor enxergar um pouco de si a cada questionamento. O autor sabe muito bem como prender seus leitores com sua escrita, já é o segundo livro dele que eu leio, favorito no ano. Recomendo muitooooo.

Não posso deixar de mencionar a ilustradora Ana Clara, QUE CAPA LINDA, mais uma vez você arrasou.
Thiago Gonçalves 02/12/2023minha estante
Obrigado demais, Marcela! Lisonjeado de ser um dos seus favoritos do ano!