Poe

Poe Douglas Bock...

Resenhas - Poe

Paulo Silas 16/11/2023

"Poe: re-imaginado" é o resultado de um concurso promovido pela editora Macabro que recebeu diversas submissões de contos com a proposta de contar histórias com releituras da literatura de Edgar Allan Poe. Disso nasceu a antologia que conta com 22 capítulos, cada qual com uma história diferente criada por um autor participante. Repletas de mistérios - de ordem natural ou sobrenatural -, as narrativas presentes nessa obra coletiva agradam e convencem desde os neófitos na escrita de Poe até os mais aficionados fãs do escritor, sendo um ótimo livro que conta com diversos bons frutos.

Dentre as várias histórias presentes na antologia, há a em que a questão do 'ser enterrado vivo' é tratada com maestria, quando diversas pessoas em uma certa comunidade são descobertas vivas em seus caixões enterrados após terem sido declaradas como mortas, pelo que um investigador de renome é chamado ao local para analisar o fenômeno ("Os sinos"). Dupin aparece em um conto tentando decifrar um código presente na seção de classificados de um jornal, tendo como pano de fundo a investigação da morte de um professor de piano ("Dupin e o professor de piano"). Essas e tantas outras são escritas de forma bastante convincente de modo que o leitor se vê lendo um conto após o outro com a mesma satisfação pelo contato com várias histórias bem feitas.

As narrativas tomam por base o universo literário de Poe, de modo que cada conto funciona como uma releitura (bastante livre) de alguma história do escritor homenageado. Cada um dos capítulos conta com uma ilustração e um trecho de alguma história de Edgar Allan Poe na abertura do conto, o que deixa a atmosfera gótica ainda mais presente, além de toda a temática própria do estilo presente nas páginas que preenchem a obra. Com entusiasmo que se percebe pela leitura, os autores trabalharam com bastante criatividade, repercutindo nas boas histórias presentes em "Poe: re-imaginado", sendo assim uma coletânea que merece ser lida por quem gosta de Poe.

Bruna Lima 24/01/2024

Uma bela homenagem ao Poe, com alguns contos bem intensos, perturbadores e sinistros, mas gostei mais de alguns do que outros.

O que achei bem interessante no aspecto de alguns contos são como se relacionam com os originais do Poe, o que torna as histórias ainda mais intrigantes.

Vale a pena dar uma chance para a obra, pois, é uma oportunidade de conhecer a escrita de autores (as) brasileiros do gênero.