Os que sobem à noite

Os que sobem à noite Thunder Dellú

Resenhas - Os que sobem à noite

17/03/2024

Livro dosa terror com romance e comédia
A trama de Os que sobem à noite é bem diferente e bem intricada. O protagonista é Daniel, um jovem que resolve escalar a Pedra do Baú, durante a noite, o que já é uma aventura complexa e perigosa. Ele está em um grupo e é guiado por um homem, que não parece ser profissional. No meio do caminho, isso fica óbvio, quando Alfredão é atacado por alguma coisa que ninguém sabe dizer o que é. O grupo então, precisa descer, no escuro, sem conhecer a Pedra.

No caminho, as pessoas que fazem parte do grupo acabam ficando amigos. A trama é narrada do ponto de vista de Daniel, então, já sabemos muito sobre ele e porque ele resolveu escalar a Pedra desde o começo, aos poucos, o leitor também vai conhecendo os outros personagens. Amarildo, por exemplo, tem curiosidade porque o local se relaciona com o seu pai, conhecido na cidade como Seu Curupira.
Os que sobem à noite é um livro que soa bem atual, porque ele fala de questões bem atuais, quando ele cita pessoas e eventos reais, fica claro que a obra fala sobre e com os dias de hoje. No futuro, ela vai ser um retrato do que vivemos no período em que ela, muito possivelmente, foi escrita ou idealizada.

O livro também tem um número razoavelmente grande de personagens, mas não o suficiente para que o leitor os confunda. Os que sobem à noite é majoritariamente focado em Daniel, mas dá espaço para que outros personagens apareçam, e isso complementa muito a história.

Mas Os que sobem à noite é um livro de terror e por isso, é natural que ele tenha cenas assustadoras, a obra trabalha com vários elementos, tem muito suspense no livro, o que prende o leitor. O mais interessante deles é o uso do folclore nacional para tal.

Ainda que Os que sobem à noite tenha alguns momentos menos movimentados que outro, a obra de uma maneira geral é bem escrita e tem uma trama muito bem pensada. Os leitores de terror vão gostar do livro, já que ele cria um elemento de tensão do começo até o fim, mas que é dosado com gêneros um pouco mais leves como romance e comédia.

site: https://alemdatocadocoelho.wordpress.com/2024/03/08/os-que-sobem-a-noite-thunder-dellu/

leiturasdadeeh 19/04/2024

Resenha

O livro traz a história de Daniel, Cinthia, Júlia, Amarildo e Zé dos ossos, em que os quatro primeiros buscam a ajuda de seu Zé após enfrentarem uma situação assustadora ao tentarem escalar a famosa Pedra do Baú. E descobrem que o carma existe e atitudes de vidas passadas podem destruir toda uma cidade se eles não interferirem para que assim possam resolver os problemas que surgiram ao despertarem o monstro que a Pedra abriga.

Livro do Autor Thunder Dellú, publicado pela Editora Avec em 20 de dezembro de 2023 e possui 293 páginas.

Opinião

O livro traz uma fantástica história de horror, que envolve maldições, crenças, reencarnação e carma. A história é bem complexa, mas muito bem escrita, tem seu enredo narrado em terceira pessoa e nos faz viajar nas loucuras que cercam todos os acontecimentos. Enquanto acompanhamos os personagens, viajamos entre passado e presente e o que as ações de vidas passadas podem agir em nossa realidade e trazer as consequências positivas ou negativas desses carmas que nos acompanham. Em uma história intrigante, recheadas de acontecimentos catastróficos e assustadores, o autor consegue nos fazer mergulhar e alucinar com as cenas descritas, o medo do que vem a seguir e a ansiedade por um desfecho, também traz a tona perguntas sobre os motivos de tudo estar acontecendo e conforme o desenrolar, vamos compreendendo e ligando os pontos. O final me surpreendeu muito e eu gostei muito de como ele encerrou o livro. Essa é uma história que nos faz pensar sobre como nossas atitudes podem afetar nosso espírito, sobre as diversas religiões existentes e como uma não pode se sobressair às outras, pois tudo isso pode ter consequências terríveis para todos. Concluindo, esse é um terror ótimo e eu recomendo muito sua leitura para os amantes do tema. É uma ótima escolha, pois ele é muito bem trabalhado.