Minha Ucrânia

Minha Ucrânia Victoria Belim

Resenhas - Minha Ucrânia

Anya 13/12/2023

Demorei para escrever essa resenha depois de terminar a leitura, pq foi um livro bem impactante para mim. Tenho uma relação forte com a Ucrânia, que faz parte das minhas raizes e da minha educação, então ler o livro sob essa visão foi muito especial.
Não é uma leitura ?divertida? mas é uma ótima alternativa para quem gostaria de aprender mais sobre o país e cultura, principalmente em relação ao verdadeiro dano que a URSS causou ao povo ucraniano.
É escrito pelo ponto de vista da autora, ucraniana, que voltou para a Ucrânia com a intenção de descobrir e conhecer mais sobre a própria família e cultura. Para isso, viajou por várias cidades do país, de reconectou com familiares e buscou ajuda em órgãos do governo - alguns que existem desde a era de Stálin. É uma não ficção impactante e emocionante, que me prendeu durante toda a leitura.
É um livro que foi direto para a lista de favoritos e que, com certeza, vai me acompanhar por muitos anos.
GIPA_RJ 19/12/2023minha estante
Já comprei e começarei em Janeiro a lê-lo !

Cris.Aguiar 28/04/2024

Importante
Essa leitura é um desabafo, uma corrida para por no papel partes de sua história antes que ela mude novamente ou desapareça, mas, não há nela uma narrativa urgente .... é algo que está nas entrelinhas.
Victoria ao eclodir nova guerra entre Russia e Ucrania agora em 2022, resgata suas memórias da primeira, quando viajou para a Ucrânia entre os anos de 2014 a 2019 a fim de reconstruir um pouco da sua história familiar.
Nesse livro, você encontra toda a complexidade de quem vive em uma terra que passou e passa ainda por muitas filosofias politicas e econômicas, você percebe dentro de um mesmo núcleo as defesas antagônicas, o apego há uma identidade que nem sempre os do lado compreendem.
O relato dela, me lembrou muito o livro O Fim do Homem Soviêtico onde a renomada Svetlana Aleksiévitch examina a vida de pessoas afetadas por toda a história da URSS até aqui. Minha Ucrânia poderia estar naquele livro, mas vem com mais detalhes, mais extenso, mas não menos emocionante.

Recomendo muito.

Leitura de Abril 2024 SLV

site: https://sociedadedosleitoresvivos.wordpress.com/

GIPA_RJ 21/04/2024

Cativante
O título do título em si já evoca que.possa ser ambientado durante a guerra tão chocante ,iniciada em 24 de Fevereiro de 2022 , sem qualquer previsão de.termino. Tais circunstâncias ficam implícitas na narrativa ,mas sem maior destaque ,uma vez não se.trata de um livro de.geopolitica , documental.
É um livro sobre a resiliência que acompanhou a família da autora e de todas as pessoas que sobreviveram aos mais de 70 anos da União Soviética.
Victoria conecta-se às suas raízes , remexe o passado para descobrir o.paradeiro de seu tio-bisavô. Conhecer o passado em sua complexidade para se conectar às incertezas do futuro....
O livro traz também sábias reflexões sobre o luto : esquecê-lo ou vivê-lo?
Explicita também a.bela cultura ucraniana , com seus rituais e superstições.
Leiam até o final pois valerá muito a pena.