O Alienista

O Alienista Marchado de Assis

Resenhas - O Alienista

Ander 12/11/2023

Segundo livro do Machado que leio ê simplesmente amo. Nunca pensei que iria gostar tanto. O meu eu adolescente que odiava os livro dele nunca imaginaria que meu eu adulto ia gostar tanto. Livro curto, fácil e gostoso que a se lê numa sentada.

Kimberly.Suyane 12/12/2023

Um clássico é um clássico!
Depois de ler este livro, confirmei (mais) que clássicos realmente são atemporais! E também como são importantes para fazer uma boa redação no vestibular, que o tema sempre gira em torno dos direitos humanos; tanto que este mesmo livro foi usado em uma redação nota mil, com o tema do preconceito com os problemas mentais.

J. Anderson 20/10/2023

Coloquei muita expectativa!
O Alienista é um clássico da literatura brasileira escrito por Machado de Assis, publicado pela primeira vez em 15 de março de 1882. Muitos à consideram um conto, outros por maioria, especialistas, consideram a obra uma novela, isso por causa da forma em que o enredo é narrado.

Sempre quis ler O Alienista, por ser muito elogiado, e além disso, faz parte da literatura brasileira. Porém coloquei expectativa de mais na obra, confesso que não foi bem aquilo que eu esperava. Mas, mesmo assim continuei a leitura até o fim, talvez por causa da escrita, palavras que não estão mais em uso, vieram a interferir no fluxo da leitura.

Porém, quero ressaltar que, mesmo com uma linguagem meio complicada, o Alienista é um bom livro, interessante, que por mais que a linguagem atrapalhe e impeça o fluir da leitura.
O enredo desperta curiosidades no leitor, com suas reviravoltas, os dramas e as atrocidades do médico de loucos, levando o leitor até o fim do livro.

Por: J. Anderson

Alex690 09/12/2023

Nem vilão nem louco
Eu adorei tanto que acabei lendo uma segunda vez, e devo advertir - e isto serve para todo livro, creio, na minha opinião - que compreendi melhor a obra apenas na segunda vez. Observando e colhendo detalhes que pela primeira vez me passaram despercebidos. Inicialmente, Simão pareceu-me um vilão ou um louco, mas surpreendentemente, não me parece mais nem um nem outro, isto se explica bem, no fato de que o próprio, depois de uma exaustiva investigação da loucura e da sanidade, e de concluir como sãos todos os seus pacientes, começa a questionar-se se ele próprio não é louco. Dificilmente se explica seus métodos, e são bastante questionáveis, mas não se parecem de nenhum modo fruto da ignorância, mas de um espírito irriquieto e investigativo, dado a ciência e disposto a aceitar convicções que propriamente rejeitaria se os fatos não lhe falassem o contrário.
Este conto é apenas mais uma joia na coroa do imperador da literatura brasileira.

Pedro.Baptista 17/01/2024

Ótimo
Em muitas situações te põe pra refletir sobre a situação, sobre as pessoas e sobre as relações que isso pode gerar no futuro. Uma segunda leitura é quase que obrigatório para captar a essência

Aline 15/04/2024

Clássico
Livro bom e com uma reviravolta interessante no final.
Apesar de ser um clássico, confesso que não prendeu mto a minha atenção. Mas acho que eu que não estava com ânimo para esse tipo de leitura no momento.