Tia Beth

Tia Beth Leonardo de Moraes

Resenhas - Tia Beth

Marlonbsan 26/03/2024

Tia Beth
O desaparecimento do cantor e poeta Tavinho, filho de tia Beth, no período do Regime Militar é um mistério que afeta a vida de todos que o conheceram. A falta de respostas faz com que ela conte a sua história para o sobrinho, Leonardo, para que escreva um livro.

O livro é narrado, basicamente, em primeira pessoa por Leonardo, a linguagem é simples, mas possui uma densidade considerável.

Os temas abordados no livro são de extrema importância, desde mencionar alguns fatos característicos das épocas, como a abordagem da Ditadura e as consequências que a falta de respostas traz na vida das pessoas. Há uma sensibilidade muito grande no tratamento de outras várias questões.

Porém, o livro utiliza muitas características narrativas que não me agradam, como é o fato de haver tantas digressões, tanta prolixidade que tornam a leitura mais arrastada, a letra ainda ser pequena tornou a experiência mais cansativa ainda.

Há uma riqueza muito grande nas informações trazidas que faz acreditar que tudo ali aconteceu daquela forma e que cada palavra dita foi exatamente aquela, mas isso também faz com que haja informações que não contribuem para a narrativa principal e traz um sentimento de não estar saindo do lugar.

Quanto aos personagens, são bem escritos, possuem características próprias, que dão força para suas narrativas e fazem bem os seus papéis durante a trama, mas praticamente todos possuem a mesma característica de prolixidade.

Durante a narrativa, ainda há utilização de cartas e muitas delas acabam pesando a mão em digressões e informação que pouco contribuíram nos desfechos. E quanto à motivação principal que gira toda a história é interessante, porém, a resposta leva para um lugar mais comum, independente do contexto.

Para quem gosta de uma história que envolve conflitos familiares, uma boa fofoca e muitas revelações de segredos, com certeza é uma leitura que vale a pena.

Jônatas Rafael Garpin 20/12/2023

Grande tia Beth
Ao mesmo tempo que dei risadas com a história dessa grande mulher que passaria horas conversando, em alguns outros momentos precisei fechar o livro devido os temas abordados, o autor conseguiu falar de coisas tensas que fingimos não existir, de forma descontraída, ele conta uma história ao mesmo tempo que te dar uma aula, além das diversas referências a clássicos da literatura mundial.

O livro é narrado através do ponto de vista de alguns personagens, cartas e os diários da Tia Beth, tudo isso reunido é uma grande experiência para o leitor, que em momento algum se perde.

A ditadura, agr&ssão doméstica e ab0rto, são só alguns dos temas encontrados aqui, um livro que vai ficar marcado em mim por muito tempo, o autor conseguiu sem dúvida, criar uma verdadeira obra de arte que precisa ser conhecida.

Tempo de leitura 25/01/2024

? ?Agora estou mais certa do que nunca? preciso te contar toda a minha história. Talvez só assim eu consiga, de verdade, perdoar as coisas que me aconteceram e as coisas que eu fiz tentando lidar com as minhas dores.??

Nesta livro vamos conhecer tia Beth, que decide contar toda sua história para seu sobrinho-neto Leonardo, sendo assim contrata ele para ser seu ghost writer e escrever sua biografia.
Ela vai abrir seu coração e entregar seus diários para Leonardo, mas tudo isso abrirá feridas ainda não cicatrizadas e revelará segredos.
Mesmo com tanto sofrimento, tia Beth é uma mulher alegre, debochada, encantadora e com uma personalidade marcante.
Tia Beth nos leva para a década de 40, onde podemos conhecer seu primeiro amor, onde passaram por um período difícil devido a segunda guerra mundial, que apesar do Brasil não estar participando ativamente, os reflexos da guerra deixou marcas profundas na sociedade.
Tia Beth com muita dor no coração conta sobre o desaparecimento de seu filho Tavinho durante a ditadura, e ela sofre demais por nunca terem o encontrado.
Em meio aos relatos de tia Beth, vamos conhecer a vida de Leonardo, seu início na faculdade, a crise no casamento dos pais e o período difícil e incertezas que está passando com sua namorada.
Em meio a muita comilança, muitas xícaras de café, cigarros e doses de bourbon, Leonardo vai descobrindo segredos, mistérios são revelados e tudo isso pode levar a descoberta do que houve com Tavinho.

Que livro incrível!
Uma obra profunda, onde prende o leitor desde o início pois juntos com o Leonardo vamos descobrindo muitos segredos.
O livro aborda temas como gravidez e aborto na adolescência e os horrores da ditadura militar, não é fácil falar sobre tal temática, mas o autor fez isso com maestria.
Um livro que leva o leitor a aprender com cada história e com cada personagem, trazendo reflexões e aprendendo muito com eles.
Amei a escrita do autor e conhecer tia Beth foi um presente, então indico essa obra que é enriquecedora e cheia de reflexões.

??No diário, havia uma inocência e vivacidade que eu não encontrava mais na velha Beth. Nesta, eu encontrava humor, sarcasmo, língua afiada e um amor preso na garganta.??

@livretoencantado 19/12/2023

Tia Beth é uma mulher excêntrica e inesquecível!
?A vida é um eterno lapidar.?

?Tia Beth? é um drama familiar repleto de contexto histórico, seja através de diálogos, de diários, de cartas e narração de personagem, uma mescla incrível, que nos entrega uma leitura fluida através de pontos de vista distintos, com momentos divertidos, os de dar quentinho no coração e também os dolorosos. Livro escrito pelo querido @leo_moraes_art, publicado pela @insigniaeditorial, lido em parceria com a @lcagcomunicacao.

Tia Beth tem a necessidade de contar toda a sua história para que o sobrinho, Leo, escreva um livro sobre. Ela sente que precisa se perdoar em relação a coisas que aconteceram com ela e coisas que ela fez, e crê que ao passar sua história adiante ela irá conseguir esse autoperdão.

Esse livro é a aula de história que a escola omite. E que por esse motivo há descobertas que nos chocam quando ficamos cara a cara com elas, mesmo que através das páginas de um livro. Temáticas que devem sempre ser lembradas para que não tenham reprise.

Tia Beth representa todas as mães que perderam seus filhos em guerra e revoluções, que não tiveram um corpo para velar, para chorar, para se despedir. Aquelas em que o direito ao luto lhes foi negado.

Apesar de abordar um período tenso e cruel da história do Brasil e do Mundo, não é uma leitura cansativa e nem daquelas que explicitam os acontecimentos angustiantes de maneira nua e crua, afinal, essa não é a intenção do autor, mas sim muito interessante, a história nos é transferida através de sentimentos e sensações de tamanha intensidade que só lendo pra sentir.

Tia Beth já nos conquista desde o início, de supetão, com seu sarcasmo único. Seus diálogos com Leo nos instigam para conhecer cada vez mais dessa mescla entre passado e presente, e quando damos por nós, já estamos completamente envolvidos com o enredo e os personagens, devorando os diários de Tia Beth e adentrando cada vez mais em seu universo próprio.

Uma leitura repleta de sentimentos e sensações, com abordagem de temáticas de extrema importância como os tempos sombrios da Segunda Guerra Mundial, e os ainda mais dolorosos da ditadura militar e pós-ditadura, desigualdade social, abort*, violênci* doméstica, críticas sócio-políticas, preconceit*, dramas familiares.

O humor ácido da Tia Beth é único, com certeza eu iria amar ter um longo bate-papo com ela, uma mulher excêntrica, carismática e excepcional, e é incrível poder acompanhar sua trajetória de vida desde a adolescência, seu autoconhecimento, seus dilemas, e, acima de tudo, seus aprendizados. Uma protagonista inesquecível, que teve que se reinventar e renascer no passado, se tornando a mulher incrível que as páginas deste livro nos entrega.

É quase palpável o quanto o tom da narrativa diverge de um personagem para o outro e conseguimos identificar logo de cara quando é a fala de cada um deles, principalmente da Tia Beth, do Leo e da Antônia. Eles tomaram conta das páginas e o autor os foi moldando da melhor maneira possível. Talento demais! Acrescentando o fato de que os personagens secundários também têm o seu protagonismo, adoro demais isso.

O autor soube construir uma narrativa que ao mesmo tempo em que nos gera impacto, nos deixa realmente com os olhos vidrados nas páginas, acompanhando cada acontecimento para não perder nada e conhecer cada detalhe, até chegar ao último ponto final.

Apesar das temáticas mais sérias abordadas, é uma leitura leve, com momentos cômicos, emocionantes, de aprendizado e altas reflexões, acrescentando as reviravoltas e plot twists sensacionais, é claro, e que sem sombra de dúvidas, foi uma das minhas leituras favoritas de 2023.

Quem sabe não veremos uma adaptação em filme ou série desse livro precioso, né não?

Vanessa.Liandro 09/01/2024

Simplesmente emocionante
Quem é tia Beth? O que torna tia Beth alguém tão intrigante com tanto a se conhecer? Que livro meus amigos! Fiz essa leitura em dezembro e foi uma das histórias que fechou com chave de ouro 2023. Demorei um pouco pra escrever essa resenha pois não queria escrever algo apressado e que pouco dizia sobre essa experiência literária. Quis digerir sem pressa e aos poucos formar uma opinião que definisse o quanto foi importante ler essa história.

Em suma, a história dessa personagem resume bem o que esperamos sentir com alguém que viveu tanto e atravessou momentos difíceis e felizes em sua vida. É criar um vínculo com alguém que não existe, porém que toca seus sentimentos e desperta o interesse por tudo que passou. Não é uma leitura para se sair ileso e partir para o próximo livro como se nada tivesse acontecido. Tia Beth é definitivamente alguém que se torna inesquecível.

A narrativa parte do ponto em que acompanhamos Léo, sobrinho neto de sua tia Beth é incumbido de escrever suas memórias em um livro. Sob seu ponto de vista do seu neto conheceremos seus diários que contam mais de um período da sua juventude e como esses acontecimentos impactaram ao longo de sua vida. Esse período especificamente tem como pano de fundo o Brasil da época da Segunda Guerra Mundial. O retrato dessa época no país interfere muito nos eventos que são contados nos diários da protagonista.

Outra época destacada no enredo é o período da Ditadura Militar em nosso país. Esse momento triste de nossa história é representado pelo desaparecimento do filho de tia Beth, Tavinho. Promissor compositor e poeta já tinha uma visibilidade no meio artístico que o tornava um talento em tudo que se propunha a fazer. Seu desaparecimento deixa um buraco na alma de sua mãe. Não saber o que aconteceu com seu filho faz com que nossa protagonista tome decisões com consequências para aqueles que a rodeiam. Essa parte do livro foi a que me deixou mais sensível à dor que ela passou. Não há como não se emocionar.

É importante frisar que a narrativa também contempla a história de Léo. A convivência com seus pais, com sua tia, a faculdade e sua namorada são desenvolvidas em paralelo com o enredo principal. O autor conseguiu focar em sua história sem se perder no meio do caminho.

Por tudo que escrevi até agora, não é preciso dizer o quanto esse livro me afetou e surpreendeu em tudo. Vou recomendar essa história até alguém me dizer para parar porque estou ficando chata kkk. Vale muito a pena cada página de Tia Beth.
Cleber 09/01/2024minha estante
Adorei a resenha ??????

Nina Souza 18/12/2023

Um livro fantástico
A escassez de registros sobre o período militar ainda assombra a contemporaneidade em um misto de estratégias de silenciamento e acobertamento de um dos momentos mais sombrios da humanidade. Era o que Beth fazia, até o momento em que decide contar a sua história.

A narrativa irreverente e debochada de tia Beth gira em torno do desaparecimento de seu filho Tavinho, um artista, no período da repressão militar, devido a um problema com o Departamento de Ordem Política e Social (DOPS). Ela tem em vista reviver suas memórias no intuito de que seja transformada em um livro, confiando a tarefa ao seu sobrinho-neto Leonardo.

O passado e o presente de Beth também se misturam a vida pessoal de Leonardo, que passa por dilemas morais semelhantes na contemporaneidade que, de certa forma, acabam conspirando para atrasar o processo de escrita do livro de memórias de Beth, mas, ao mesmo tempo, os guia para uma verdade impiedosa e libertadora que tornam o livro uma experiência literária fantástica.

A trama é uma obra de arte no aspecto de proporcionar um discurso híbrido entre a realidade e a ficção, que se misturam em um eco de diferentes vozes que tentam rememorar a história, mas que nunca conseguem em sua totalidade. Resultando em um livro profundo e composto de segredos familiares arrebatadores e momentos de autodescoberta que fornecem pontos-chave no desenrolar da história.

“Tia Beth” proporciona um emaranhado de fatos históricos e ficcionais por meio de cartas, relatos e diários em uma obra que trata temáticas sensíveis de uma forma muito respeitosa e responsável sobre os desdobramentos e consequências da Segunda Guerra e da Ditadura Militar, sob a perspectiva de brasileiros e de imigrantes no Brasil.

Dessa forma, é possível acompanhar, em múltiplas camadas, a construção de tia Beth, a qual é uma das personagens mais humanas e admiráveis que pude conhecer. As múltiplas facetas compõem uma personalidade excêntrica, moldada não só pelo amor, mas pelos erros, falhas e inseguranças exploradas com extrema maestria pelo autor.

Estou apaixonada por esse livro. Foi uma experiência única de leitura em diversos aspectos, principalmente por partilhar um registro de repressão militar que além de lacunar é ambíguo. Foi sensacional ter uma experiência proporcionando um momento de reflexão, através do olhar contemporâneo, sobre o controle de memórias e as impunidades herdadas dentro e fora da ficção.

site: instagram.com/cartografialiteraria

Fabi @entrepaginaslinhas 25/01/2024

Eletrizante!!
O desaparecimento de Tavinho, cantor e poeta, filho de tia Beth, durante o período do regime militar, desperta inumeras feridas. Mas agora ela está disposta a contar e reviver tudo que aconteceu para seu sobrinho-neto, Leonardo, com a ideia de que ele transforme em livro.
Para que ele consiga realizar o desejo de tia
Beth, Leonardo terá acesso a cartas, relatos e diários que revelam muito além dessa história, revelam segredos de familiares que estavam guardados a "sete chaves" por mais de 50 anos, como a gravidez dela quando jovem com um desconhecido entre outros casos.
Ao longo do livro, vamos ver que o passado e presente vão se encontrando e conspirando para atrasar o processo de escrita do livro de memórias, como se tudo fosse um preparo para Tia Beth, pois a verdade pode ser cristalina e impiedosa.
Ah que livro, com uma escrita poderosa, Tia Beth é eletrizante, com capítulos curtos e bem diagramados você fica imerso do começo ao fim.

Aline ig @escape.abacharel 16/12/2023

Nacional de respeito! Assuntos muito importantes e pertinentes! O autor arrasa demais na escrita!
Tia Beth conta sua história para o seu sobrinho-neto Leonardo, quando ele está mais velho. Mas quando criança, Leonardo sempre teve curiosidade pra saber mais sobre o filho perdido da tia Beth. O pai de Leonardo contou poucas coisas sobre o primo desaparecido durante o regime militar no Brasil, pois a história em seus maiores detalhes cabe à tia Beth contar.

Ela, uma ex-esportista de tênis, com muitos troféus e competições olímpicas, se apaixonou por Klaus, um alemão lindo que era seu instrutor de tênis. Ela teve um filho, Tavinho, apesar de todos terem falado pra ela tirar o filho da barriga ou dar o filho para a adoção. Beth não fez nada disso, ela largou a carreira de tênis para ter seu filho Tavinho, pois amava o pai de seu único filho.

Porém, Tavinho, quando já mais velho, foi uma das diversas vítimas do regime ditatorial do Brasil. Ele era um cantor e compositor e havia até mesmo aparecido na tv. Porém, perto da época de fim de ano, Tavinho saiu e nunca mais voltou.

Tia Beth sabia que ele não deixaria de tentar se comunicar com ela, ainda mais no Natal. Então ela resolveu procurar pelo filho. Dona Beth seria uma das várias mães que perderam seus filhos em movimentos políticos, golpes de estado e a sujeira envolvendo tudo isso pra encobrir as torturas e desaparecimentos.

Tia Beth pede para seu sobrinho-neto Leonardo ser escritor e narrar suas memórias em um livro. É uma ótima história e a gente vai descobrir os acontecimentos a partir de então.

Essa foi uma das melhores leituras do ano! Me lembro quando eu estava na escola e o professor passou um filme para toda a classe assistir durante o horário da aula: Zuzu Angel. E então esse foi um dos filmes que me marcaram muito. Quando vi a inscrição para essa leitura coletiva, eu me interessei demais e já sabia que seria uma leitura que iria mexer comigo. Sempre me interessei por esse nosso passado tenebroso, como as pessoas podem ter feito isso umas com as outras somente para reprimir ideias políticas. Também imaginei o sofrimento de todas as mãe que perderam os seus filhos.

site: https://www.instagram.com/p/C04ZCvLrBXx/

umanatalense 17/12/2023

Intenso
Existem livros que são entretenimento e servem para nos divertir por algumas horas, existem aqueles que ensinam algo e, finalmente, existem livros que se encaixam em uma categoria especial, que durante o tempo da leitura nos transportam para outros lugares e afloram sentimentos que você nem imaginava que poderia cultivar, são obras de arte.

"Tia Beth" é uma obra de arte. Tudo nele emociona: a capa, o enredo e o preciosismo na escrita do autor, que criou um daqueles personagens inesquecíveis que se fincam dentro da gente para sempre.

Após anos do desaparecimento misterioso do filho Tavinho, durante a Dit4dura Militar, Tia Beth decide relembrar suas memórias e descortinar segredos familiares ocultados por mais de cinquenta anos. Ela compartilha essas histórias com seu sobrinho-neto Leonardo, que pretende transformá-las em um livro. Para tanto, o rapaz tem acesso a cartas, relatos e diários que a tia reúne desde a juventude.

A narrativa irreverente de Tia Beth se entrelaça com a vida de Leo, que enfrenta dilemas semelhantes com a gravidez de sua namorada e o seu próprio amadurecimento. Passado e presente conspiram para atrasar a escrita do livro, revelando a verdade cristalina e impiedosa sobre a história familiar.

O livro aborda temas sensíveis, como o ab0rt0, a maternidade real, os desdobramentos da Segunda Guerra Mundial no Brasil e o período da Ditadur4 Militar. Mas de forma sensível e cuidadosa, sem fazer apologia à vi0lênc1a e sem cair num lugar comum de julgamentos morais. Além disso, os personagens são muito reais, possuem medos e defeitos, mas também qualidades que geram empatia e nos fazem torcer por um final satisfatório para a família da Tia Beth.

Muito bem escrito, essa foi uma das minhas leituras preferidas em 2023! O livro consegue abordar questões dramáticas de forma elegante, sem excessos e trazendo respiros de humor com tiradas super inteligentes. Além de relembrar feridas ainda abertas da história do nosso país. É um livro que eu recomendo para quem curte um bom drama familiar e histórias de amor reais.

Karla Samira @pacoteliterario 10/01/2024

DRAMA, DITADURA, FAMÍLIA
Livro muito interessante e tocante, que traz uma temática pouco explorada: o desaparecimento de pessoas no período ditatorial no Brasil. A capa já me chamou muito a atenção e condiz com a leitura.

Aqui conhecemos Beth, uma personagem daquele tipo que dá vontade de retirar do livro e trazer para a realidade!

Com uma personalidade ímpar, ela conta passagens de sua vida a Leonardo, seu sobrinho, para que ele escreva seu livro de memórias.

E é aí que descobrimos, junto com ele, um pouco do que aconteceu quando seu filho, Otávio, desapareceu durante a ditadura militar.

As várias versões sobre esse período sombrio de nosso país são retratadas com muita sensibilidade. Não é fácil falar sobre tal temática - sem ser massacrado - e o autor fez isso com maestria, mesmo em plena bipolaridade política em que nos encontramos.

A humanidade com que o autor construiu cada personagem também é algo forte, uma vez que são cheios de qualidades e defeitos, como todos nós.

Mesmo tratando de um tema tão forte, o autor soube medir bastante as cenas, os diálogos e acontecimentos, de forma que não é um livro triste, nem sem graça.

Parabéns ao autor, por conseguir criar personagens com quem eu ficaria batendo papo por horas; e pelo livro, de muito aprendizado sobre a vida e reflexões que continuarão guardados em mim!

Como amante de um bom drama familiar, é inevitável que eu recomende esse livro!

@admiravel_leitura 19/12/2023

Você precisa conhecer a Tia Beth!
Um drama familiar envolto em mistérios capazes de nos deixar curiosos para compreender os segredos mais profundos de uma família.

Através de um contexto histórico político-social abrangente acompanhamos a trajetória de Tia Beth que se inicia durante a Segunda Guerra Mundial abordando as consequências desta no Brasil se unindo ao tenebroso período da Ditadura Militar.

Ambos os contextos escondem os segredos presentes na vida de Elizabeth, afinal tudo tem início com a paixão da moça por seu treinador de tênis Klaus, um soldado alemão desertor.

A narrativa é construída através de pontos de vistas distintos acompanhados por meio de diários, cartas e da perspectiva em primeira pessoa do narrador, Leonardo. E cada perspectiva detêm características peculiares e únicas.

Embora tenha seus mistérios, o enredo tem foco no drama e principalmente na construção da personalidade de uma mulher admirável; Elizabeth ou, simplesmente, Tia Beth.

Aqui acompanhamos sua trajetória desde a adolescência e vemos suas diversas faces; amante, esposa, filha, mãe, tia.

Uma mulher moldada pelo amor, mas detentora de erros, falhas, medos e inseguranças, características responsáveis por tornar a sua construção humana nos gerando empatia e identificação.

Em minha opinião, é quase impossível terminar a leitura e não se sentir conectado com essa excêntrica personagem.

“Tia Beth” é um drama familiar com uma pitada de mistério detentor de uma construção histórica exemplar ao abordar de forma profunda um período histórico sombrio do nosso país. Uma obra que nos faz perceber como precisamos aprender com o passado para não cometermos os mesmos erros no futuro.

resenhasdamanu 20/12/2023

Até onde vai o amor de mãe?
??Nosso mergulho na vida de Tia Beth se inicia quando ela decide abrir o coração para o sobrinho Leonardo, ao contratá-lo como Ghost Writer para escrever sua biografia, trazendo à tona segredos de família e dores do passado enterradas em seu coração.

??Tia Beth é um baú histórico em carne, osso, amor e lágrimas. Mesmo com todo o sofrimento vivido, continua sendo uma mulher encantadora, alegre e meio debochada.

??Ao longo da narrativa, vamos nos apaixonando pela figura dessa mulher que, desde muito jovem, tinha uma personalidade marcante, questionadora e à frente do seu tempo.

??Conhecemos seu primeiro amor, na década de 40, onde os reflexos da segunda gu3rr4 estendiam seus braços para o Brasil, deixando marcas profundas na nossa sociedade.

??E em meio às dores e alegrias de Tia Beth, algumas feridas precisam ser reabertas, como o sumiço de seu filho Tavinho, durante a d1t4dur4. O fato de nunca terem encontrado o c0rp0 ou uma notícia do paradeiro dele, é um fato que lhe pesa terrivelmente.

??Como o universo é capaz de conspirar para que coisas boas aconteçam, entre inumeas xícaras de cafés, cigarros e doses de bourbon, Leonardo descobre muitos outros segredos que podem revelar o que houve com Tavinho.

??É um livro para rir e chorar, que te leva a aprender em cada história e com cada personagem. A forma como o autor nos instiga em cada capítulo a conhecer melhor, não só a Tia Beth, mas todos que a cercam, é brilhante.

??Com certeza foi uma das melhores leituras deste ano e a terminei completamente encantada pela escrita do Leonardo e pela Tia Beth que é uma protagonista e tanto.

Raissa.LAzaro 27/04/2024

Eu só posso dizer que chorei
Que final foi esse espetacular, tia Beth, sei que a senhora é ficção mas gostaria tanto de te dar um abraço. Eu indico muito esse livro pra quem gosta de fofoca, humor, e aquele bom gosto brasileiro.
O livro é incrível e te prende! Eu amei parabéns

Sleepinbooksdaiz 14/01/2024

? Tia Beth

Drama familiar/ descobertas/ passado/ luto +16
@lcagencia @leonardo
5??

Eu adorei a leitura desse. Marquei muito também pois o autor não mediu palavras pra expressar os sentimentos dos personagens e que me marcaram muito lendo. Cada um trouxe um ponto de vista na história que eu adorei saber e fez muito sentido no final. Simplesmente encantada!!!

A história começa com a incrível ilustração da nossa protagonista Beth, em preto e branco.

Sua vida não é tão alegre pela falta do seu amado filho Tavinho, famoso por ser cantor e poeta nos anos 1960, e seu amado Klaus.

Ela viveu momentos lindos e únicos antes de sua vida ficar difícil sem os seus amores.
Mesmo se casado com outro homem depois, nunca se esqueceu do seu amado Klaus e seu filho Tavinho. Beth sempre passou por muitos maus bocados em sua vida. E ficamos sabendo mais detalhes quando seu sobrinho-neto passa a escrever um livro biográfico de sua vida que ela o pediu que escrevesse.

E então lhe entrega diários e cartas antigas de um passado que só Beth pode relembrar.

Como Beth conheceu seus amados e como esteve tão plena com a vida de seu filho e tão devassada com a perda dele. Perda essa que ninguém mais e nem ela saberia explicar o que aconteceu com seu Tavinho.

Então Leo, começa a ter encontros com a sua tia para a escrita do livro, e começa a se perceber que a vida da tia está sim interligada com a sua própria vida como ele jamais imaginou.

Quando seu relacionamento com sua namorada Amanda começa a passar por alguns percalços, se vê em no mesmo dilema que sua tia vivenciou no passado.

E quanto mais sabe da história da tia, segredos começam a serem revelados, não só os de Beth como os de seus pais também.

Mas será que Leonardo está pronto para todos esses segredos? Segredos esses que Beth vem guardando, assim como seus amigos/família também? Será que Beth está preparada para saber o que aconteceu com o seu filho e seu amado Klaus?

Leiam para descobrir!!!

#booksbooksbooks #explorepage

Pedro 16/01/2024

Não julgue o livro pela capa
Embora, pela capa, pareça que esse livro seja de terror, ele irá trazer um drama como nenhum outro.
O verdadeiro terror que você irá encontrar em "Tia Beth" é ler sobre as coisas horríveis que aconteceram durante a Ditadura Militar e dos resquícios da Segunda Guerra, aqui no Brasil.
A trama trará duas histórias paralelas (a de Léo e a de tia Beth), mas que se unem pela familiaridade que descobrimos ao andar da história.
O uso de cartas e páginas de diários sobre o passado de tia Beth proporcionam à narrativa uma imersão enorme, sem falar que a torna mais intimista e ainda mais real.
A escrita do Leonardo é belíssima e a boa dosagem entre descrições e diálogos pontuais muito bem trabalhados, faz com que a história flua de uma maneira que o leitor anseie por saber mais sobre os acontecimentos e os segredos de família que ficaram guardados há muito tempo.
A tia Beth é uma personagem que faz você desejar que ela seja real só para você sentar e conversar com ela. A personalidade dela é apaixonante e a cada vez que ela entrava em cena, eu dava pulos de alegria.
Ademais, "Tia Beth" é um livro onde o leitor se verá preso em uma teia de acontecimentos e revelações. Abordando temáticas como gravidez e aborto na adolescência, os horrores da ditadura militar e críticas a hipocrisia do ser humano esta obra se faz necessária e nos coloca uma enorme reflexão: negar ou tentar apagar algo da memória, não significa que ela deixará de existir.