Ative sua mente: Descubra como a neurociência pode alavancar o seu crescimento

Ative sua mente: Descubra como a neurociência pode alavancar o seu crescimento Arnoni Ulisses Caldart

Resenhas - Ative sua mente: Descubra como a neurociência pode alavancar o seu crescimento

Jezinha 10/01/2024

Excelente!!!
Não sou uma pessoa com grandes questões de cunho psicológico. Uso muito meu cérebro anterior. Dentro de mim os milhares ganham fácil dos milhões mas algumas vezes o cérebro posterior dá o ar da sua graça.
O dr. Arnoni explica com exemplos e de forma muito simples como ativar a nossa mente para entendermos nossas reações e pensamentos para assim trabalharmos o nosso cérebro a nosso favor.
Como disse o dr. temos de trabalhar, estimular o cérebro diariamente para que possamos nos entender mais, agir com mais razão, porque afinal, o cérebro gosta do caminho mais fácil, é o treinamento que faz com que o desenvolvamos melhor a cada dia.
Não tomo esse livro como um livro de autoajuda. É um livro técnico mas de simples entendimento que prende a atenção logo no começo.
Pretendo seguir os conselhos do dr. Arnoni e trabalhar cada dia mais o meu cérebro.
Recomendo para todos sem restrições. Nunca fiz análise mas pra mim a leitura foi uma verdadeira sessão de autoconhecimento.

Mariana.Schmall 16/04/2024

O título não condiz com o conteúdo.
Achei que o livro seria sobre neuriciência e na verdade é um livro autobiografico misturado com autoajuda. O que é muito chato!

O autor passa o livro citando exemplos de sua vida e como passar por diversas dessas situações numa boa. Ahhh

RobertoF 04/02/2024

O poder das escolhas.
Notavelmente um bom conteúdo para aprender como funciona nossa mente.
Alimentar, da melhor forma, nossos neurônios, e permitir um crescimento constante.

Com muita sabedoria e paz.

Aline 08/03/2024

Ative sua mente!
Leitura muito interessante, tanto que já coloquei um lembrete para ler novamente, pois, por se tratar de audiobook, a gente acaba perdendo alguma coisa (eu, pelo menos ?). As orientações do autor, trazida em uma linguagem de fácil compreensão, são mais do que apenas dicas, são pontos importantíssimos para se refletir e adotar para a vida.

Filósofo dos Livros 04/12/2023

É COMO FAZER UM BOLO
Fazer um bolo é uma tarefa simples e rápida com os ingredientes certos, utensílios adequados e seguindo o procedimento correto. É crucial ter paciência e respeitar o tempo necessário para que a massa asse corretamente. No entanto, algumas pessoas encaram essa atividade com dificuldade, temendo que a massa fique inadequada, às vezes retirando o bolo antes do tempo adequado e deixando-o cru.

Esta analogia com a preparação de bolos me veio à mente após concluir a leitura do livro "Ative sua Mente", escrito por Arnoni Caldart. Gostaria de destacar que podemos estabelecer uma comparação válida. No livro, Caldart apresenta ações simples para desenvolver plenamente o cérebro. Essas ações são facilmente executáveis, mas assim como na preparação de bolos, se você cultivar pensamentos limitantes, seu cérebro não alcançará seu potencial máximo.

Ao longo das páginas, Caldart esclarece de forma clara as etapas necessárias para otimizar o funcionamento do cérebro. Algumas dessas ações já me eram familiares, mas a abordagem diferenciada de Caldart consiste na sua autoridade ao discutir cada uma delas. Ele as praticou pessoalmente, tornando-as mais do que teorias. O autor também ilustra essas ações com exemplos de outras pessoas e fornece embasamento científico para respaldá-las.

Devo admitir que, diante de algumas recomendações, entrei em conflito com minhas crenças limitantes que sugeriam dificuldade. No entanto, a estrutura do livro oferece explicações para neutralizar esses pensamentos negativos. Caldart explora diversas perspectivas de pensamento e as conecta com a execução adequada das ações, incluindo a importância de configurar o ambiente.

Embora eu tenha lido o livro de uma vez para entendê-lo completamente, percebo agora a necessidade de uma leitura mais atenta, absorvendo os passos essenciais. Em experiências passadas, falhei ao apenas compreender a teoria sem praticá-la. Desta vez, pretendo agir de forma diferente.

Aproveitando este momento, gostaria de saber se vocês já se depararam com livros incríveis capazes de transformar suas vidas, mas que não surtiram efeito devido à falta de aplicação prática. Compartilhem suas experiências nos comentários!

site: https://www.instagram.com/eusouofilosofodoslivros/

Juli 31/12/2023

Interessante
Muito boa escrita, o livro se desenrola de um jeito que nos prende, uma leitura rápida e clara, muito objetiva e criativa!
Recomendo para pessoas que, assim como eu, gostam de vários temas com menos parte técnica mas sem perder o aprendizado que o escritor nos traz

Carla.Parreira 03/02/2024

Ative Sua Mente (Arnoni Caldart)...
Para combater crenças limitantes e promover mudanças significativas, é sugerida a adoção de uma mentalidade de crescimento. Acreditar na capacidade de desenvolver e melhorar habilidades e talentos por meio de esforço e dedicação é fundamental, ao invés de acreditar que essas características são inatas e imutáveis. Adotar essa perspectiva pode nos ajudar a enfrentar desafios com mais confiança, persistência e abertura à aprendizagem. Isso é essencial para ativar nossa mente e alcançar nossos objetivos.
O primeiro capítulo do livro (Onde tudo começa) fornece uma base sólida para entender como nossas experiências passadas e crenças moldam nossos padrões mentais e comportamentais atuais. É enfatizada a importância de explorar e compreender nossas origens e reconhecer as crenças limitantes que nos impedem de atingir nosso verdadeiro potencial. Ao adotar uma mentalidade de crescimento e praticar a autorreflexão, podemos desafiar essas crenças e começar a reestruturar nossa mente para ativar todo o seu potencial. Este capítulo serve como ponto de partida para a jornada de autoconhecimento e transformação pessoal apresentada ao longo do livro. Estabelece a base para os capítulos subsequentes, que abordarão temas como a importância de viver o presente, gerenciar emoções, aceitar a possibilidade de mudança, prestar atenção aos pequenos detalhes da vida e, finalmente, como esses conceitos podem ser aplicados para promover uma mudança duradoura e significativa na vida.
No segundo capítulo (Na linha das mudanças) aprendenos que ao definir metas SMART, podemos criar um plano de ação concreto e tangível que nos motive e nos guie na direção desejada. É importante estar disposto a ser flexível e ajustar nossos planos quando necessário, para lidar com as mudanças e desafios que surgem ao longo do caminho. Além disso, o autor destaca a importância do apoio social na promoção da mudança. Cercar-se de pessoas que nos apoiam e incentivam em nossa jornada é fundamental para ativar nossa mente e realizar mudanças significativas. Podemos buscar amigos, familiares, mentores ou grupos de apoio que compartilhem nossos objetivos e valores, e que possam nos fornecer orientação, encorajamento e responsabilidade à medida que avançamos em direção às nossas metas. No final do capítulo, o autor reforça a importância de abraçar a mudança e estar disposto a evoluir continuamente. Ao adotar uma atitude de abertura, estabelecer metas claras, buscar apoio social e enfrentar nossos medos, podemos ativar nossa mente e alcançar um nível mais alto de sucesso e realização pessoal.
O terceiro capítulo (Viver o presente de bem com o passado) aborda a importância de aceitar nossos pensamentos, emoções e sensações físicas, sem nos deixarmos levar por preocupações com o passado ou o futuro. O autor sugere que a meditação, a respiração consciente e a prática de atividades que exigem foco e concentração, como yoga ou artes marciais, podem ajudar a desenvolver essa habilidade. Além disso, o autor encoraja os leitores a estabelecer metas e objetivos alinhados com seus valores e paixões, criando um senso de propósito e direção no presente. Ao focar no que é verdadeiramente importante e significativo, podemos nos sentir mais motivados e engajados em nossas vidas diárias, ativando nossa mente de forma mais eficaz.
No quarto capítulo (A gestão das emoções) o autor sugere que ao desenvolver habilidades de regulação emocional, podemos responder de maneira mais adaptativa e apropriada aos desafios e estresses da vida. Algumas práticas que podem ajudar na regulação emocional incluem a respiração profunda, a meditação e o uso de estratégias de enfrentamento, como a reavaliação cognitiva e a solução de problemas. Além disso, o autor destaca a importância da empatia e da compaixão, tanto em relação a nós mesmos quanto aos outros. Ele argumenta que, ao praticar a empatia e a compaixão, podemos melhorar nossos relacionamentos, aumentar a compreensão mútua e promover um maior senso de conexão e apoio social. Por fim, o autor aborda a necessidade de estabelecer limites emocionais saudáveis e de aprender a lidar com emoções negativas, como raiva, medo e tristeza. Ele sugere que, ao reconhecer e aceitar essas emoções como parte natural da experiência humana, podemos gerenciá-las de maneira mais eficaz e evitar que elas dominem nossa vida.
No quinto capítulo (Você sempre pode mudar) Arnoni Caldart explora a ideia de que as pessoas têm a capacidade de mudar e se transformar ao longo de suas vidas. O autor argumenta que, para ativar a mente e alcançar nosso potencial máximo, é crucial adotar uma mentalidade de crescimento e estar disposto a se reinventar e evoluir continuamente. Caldart enfatiza a importância da mentalidade de crescimento, que é a crença de que nossas habilidades e talentos podem ser desenvolvidos através do esforço, aprendizado e persistência. Ele contrasta isso com a mentalidade fixa, que é a crença de que nossas qualidades são inatas e imutáveis. O autor sugere que, ao adotar uma mentalidade de crescimento, podemos nos tornar mais abertos a novas experiências, desafios e oportunidades, e estar mais dispostos a assumir riscos e aprender com nossos erros. Uma delas ensinadas é a prática da autorreflexão, que envolve analisar nossos pensamentos, crenças e comportamentos e identificar áreas em que podemos melhorar e crescer. Ao fazer isso, podemos começar a reconhecer e desafiar as crenças limitantes que podem estar nos impedindo de alcançar nosso potencial máximo. Outra estratégia discutida por Caldart é o estabelecimento de metas SMART (específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e temporárias). Ao definir metas SMART, podemos criar um plano de ação concreto e tangível que nos motive e nos guie em direção à mudança. O autor enfatiza que, ao perseguir nossos objetivos, devemos estar dispostos a ser flexíveis e ajustar nossos planos conforme necessário para responder às mudanças e desafios que surgem ao longo do caminho.
No sexto capítulo (Os pequenos detalhes) o autor enfatiza que, ao cuidarmos de nós mesmos e atendermos às nossas necessidades básicas, podemos estabelecer uma base sólida para o crescimento e desenvolvimento pessoal. Além disso, Caldart discute a importância de estabelecer e manter rotinas e hábitos saudáveis que nos ajudem a gerenciar nosso tempo e energia de forma eficaz. Ele sugere que, ao desenvolver rotinas consistentes e priorizar atividades que nos nutrem e nos apoiam, podemos melhorar nossa produtividade, equilíbrio e satisfação geral. Ao cultivar a gratidão, praticar a atenção plena, cuidar do nosso bem-estar físico e emocional e estabelecer rotinas saudáveis, podemos viver uma vida mais plena, equilibrada e satisfatória.
No sétimo e último capítulo (Mude a sua vida) o autor reforça a ideia de que ao nos rodearmos de amigos, familiares, mentores e colegas que nos apoiam e nos encorajam, estaremos mais motivados e preparados para enfrentar os desafios da mudança. Caldart conclui o capítulo e o livro com uma mensagem de esperança e perseverança, lembrando aos leitores que a mudança é possível e que, com dedicação, esforço e apoio, podemos transformar nossas vidas e alcançar a felicidade, o sucesso e a realização que buscamos.

Bea 15/02/2024

Ative sua mente
Uma leitura fácil e leve com muitos insights que nos fazem refletir sobre o nosso cotidiano, sobre nossas ações e como isso influencia na nossa mente.