Ápio e Virgínia

Ápio e Virgínia Gertrude E. Trevelyan

Resenhas - Ápio e Virgínia

V_______ 28/01/2024

Homem vs natureza
Gertrude E. Trevelyan foi uma autora inglesa do início do século XX que morreu prematuramente aos 37 em um ataque aéreo alemão em 1941. Escreveu Ápio e Virgínia em 1932.Gertrude E. Trevelyan foi uma autora inglesa do início do século XX que morreu prematuramente aos 37 em um ataque aéreo alemão em 1941. Escreveu Ápio e Virgínia em 1932.
Virgínia é uma mulher solteira que não se enquadra na típica mulher inglesa de sua época, uma mulher instruída na universidade e obstinada, decide fazer um experimento e se isola em uma casa de campo com um filhote de orangotango, a quem pretende educar como uma criança comum, e ver o quanto o meio pode influenciar o comportamento de Ápio, o macaco em questão. Os anos passam e Virgínia obtém relativo sucesso, de certa forma Ápio consegue se comunicar, absorver e questionar o que lhe é ensinado. Mas até onde o homem é capaz de mudar a natureza ?
Confesso que entrei nessa leitura sem grandes expectativas, e me envolveu bastante, como entretenimento é bem interessante. Vale ressaltar que achei bem interessante a autora ter criado uma mulher totalmente independente, e em determinado ponto do livro haver um questionamento religioso, o que achei ousado para a época, ainda mais vindo de uma mulher vinda de "família tradicional", vale também comentar uma passagem que achei inusitada, em dado momento Virgínia imagina Ápio recebendo ensino universitário e pensa que para isso deveria ser fora da Inglaterra, já que em outros países a origem dele não significaria muito, o que me fez refletir em como um inglês vê a si e o mundo que o rodeia. Enfim, saio satisfeito dessa leitura que peguei despretensiosamente.

Nandhy - @minhavidanapagina 29/12/2023

Resenha @minhavidanapagina
? Virgínia é uma mulher estudada e solitária que decide realizar um experimento pessoal relacionado a evolução do homem, adotando um filhote de macaco para educá-lo como um ser humano.

??Opinião pessoal

?Virgínia busca mudar o instinto animal através do ambiente e da educação, dando aulas, roupas e rotina a Apio, um filhote de macaco que adotou desde o nascimento.

?O livro detalha os pensamentos dos dois personagens (Virgínia e Apio), alternando entre eles ao longo do texto e dos anos.

?Trágico, mostra em vários momentos que existe uma falha de interpretação e comunicação muito grande entre eles e o quanto Virgínia projeta aquilo que ela quer ver em Apio.

?O livro possui 355 páginas, mas confesso que poderia ter, facilmente, 200.

?Devido a ser um pouco repetitivo na rotina dos personagens e também não ter fatos marcantes, acaba sendo bastante cansativo.