Socialismo Traído

Socialismo Traído Roger Keeran...

Resenhas - Socialismo Traído

Pacaterra 12/01/2023

Socialismo Traído
O livro é muito esclarecedor sobre os motivos do colapsão da União Soviética. Não só discute e defende suas teses, mas faz questão de dialogar ou combater as principais interpretações do ocorrido.

Keeran e Kenny demonstram como não havia uma crise econômica, muito menos uma falta de democracia ao ponto de esses fatores terem sido os responsáveis pela queda, além de ressaltarem um ponto pouco discutido: o papel destruidor da economia privada.

Os autores discutem a longa tradição do oportunismo de direita dentro do PCUS, desde os mencheviques, passando por Bukharin, Khruschov e por fim Gorbatchov, assim como mostram passo a passo dos últimos seis anos da URSS, emcque Gorbatchov abandona o viés reformista assentados nos princípios do marxismo-leninismo, e descamba para reformas de cunho social-liberal.

É possível resumir assim a tese central do livro: a queda foi provocada pelo desvio liberal de Gorbatchov e Yakolev, sua capacidade de afastar os comunistas fiéis aos princípios leninistas dentro do Comitê Central, e sua destruição dos pilares fundamentais:

- a subserviência ao imperialismo;

- a destruição dos aparelhos de democracia dentro do PCUS e ao mesmo tempo de seu poder dentro do Estado, transformando o Partido em mero grupo parlamentar;

- o fim da solidariedade internacional;

- o abandono do tratamento da questão nacional, permitindo o avanço do nacionalismo;

- um golpe na economia planificada e centralizada;

- a entrega dos aparelhos de comunicação na mão dos imperialistas e anticomunistas internos.

Com essa política de Gorbatchov, aliado com o ressurgimento de uma classe cada vez maior de mafiosos e empresários ligados à economia privada, a URSS entrou em colpaso não por conta dos problemas já existentes anteriormente, mas sim pelo oportunismo escancarado de seu dirigente ancorado numa classe social emergente: a pequena-burguesia emergente.
Catarina436 08/10/2023minha estante
Resenha muito esclarecedora! Obrigada