A Ampulheta

A Ampulheta Gareth Rubin

Resenhas - A Ampulheta

Klelber 30/03/2024

Misterioso até o fim
Não é um livro mega espetacular, mas vale muito pela diversão. Pra quem gosta de literatura investigativa, um prato cheio.

Carolina747 29/03/2024

Um romance Britânico
Eu comecei a minha leitura pelo lado verde e acredito que seja a ordem ideal, se eu tivesse lido o lado vermelho antes ou intercalado os capítulos talvez ficasse confusa. O lado vermelho presume que o leitor já tenha feito a leitura do verde.

A Ampulheta tem uma narrativa lenta e bastante descritiva. Apesar do livro ter sido publicado em 2023, a impressão que eu tive era de estar lendo um livro muito antigo. Um romance Britânico das antigas *mesmo*.

A atmosfera de ambos os livros é muito bem construída! Tem cenários muito ricos e eu consegui imaginar os locais e situações com facilidade!

Eu adorei o livro, as revelações no final são fáceis de acompanhar e o leitor pode até já ter imaginado para onde se encaminhavam. Não existe nenhum 3° elemento misterioso que chega no fim para dar a resposta final, todos os suspeitos são de conhecimento do leitor. O processo todo é bem satisfatório

Aviso, porém, que é um livro lento. mesmo. bastante. o lado vermelho começa a pegar fogo a partir da página 100, precisa insistir um pouco, mas vale muito a pena! É uma experiência completamente diferente do que eu tenho lido ultimamente, é como ser transportada para o passado.

Silvana.Pereira 23/03/2024

Duas casas com o mesmo nome em continentes diferentes, duas histórias de épocas diferentes que estão entrelaçadas em um mistério.

Gomor 17/03/2024

Duas histórias que se entrelaçam, passado e futuro. Lugares distantes, mas com tanta coisa em comum.
Gostei bastante e sugiro que comecem a ler pelo lado verde, ou seja, leitura cronológica.

David713 09/03/2024

Quase muito bom!
A proposta do livro é bem massa. Mas o formato prevaleceu sobre o desfecho da história. No final o livro ficou meio blé...

Fabiana 25/02/2024

A ideia do tete-beche eu achei mto boa, as duas histórias em dois sentidos do livro, mas a escrita é um pouco arrastada e fantasiosa demais.

Carol Di Spirito 19/02/2024

A premissa do livro é muito boa! Achei a primeira parte do livro muito interessante. A segunda parte não me cativou tanto e acabei resolvendo o mistério antes da metade. Mas vale a leitura.

Paty 17/02/2024

Bem chato.
Uma leitura muito arrastada, não curti.
São duas histórias que se complementam, sendo a primeira história a mais chata e a segunda é um pouco melhor, mesmo assim demorei muito pra terminar de ler porquê não estava fluindo.

Histórias confusas, algumas partes sem sentido e teve acontecimentos que simplesmente ficaram sem explicação.
Não recomendo.

Deise.Frasson 05/02/2024

As duas histórias se passam em momentos diferentes em lugares diferentes que se ligam. Eu gostei do estilo do livro, não sei se comecei pelo lado certo, mas enquanto não acabou eu não consegui parar de ler. Vale a pena.

AmadoThriller 17/01/2024

Eu não me atentei à ordem cronológica das histórias na hora de iniciar a leitura e optei por iniciar de forma aleatória, escolhendo a capa vermelha, o que descobri depois que era a história do futuro, e a capa azul a história do passado, ou a que teria que ser lida primeiro se fosse pela ordem cronológica correta. Mas isso não atrapalha nem altera a leitura e a diversão. A história da capa azul inicia tendo como protagonista Simeon, um jovem médico que pesquisava a cura da cólera e outras doenças e vai cuidar de um pároco que acreditava ter sido envenenado por sua cunhada, só restava saber como. Essa primeira parte gira toda em torno dessa investigação e da história dessa cunhada, chamada Florence.
Já na capa vermelha, muitos anos depois, a história tem como protagonista Oliver que é um escritor famoso que é encontrado morto supostamente por suicídio, e Ken, seu amigo que não acredita nessa hipótese, pensa se tratar de assassinato, e passa a investigar o passado de Oliver através do último livro que ele escreveu, chamado A Ampulheta.
Cada história tem sua própria conclusão, mas as duas histórias se entrelaçam e tem ligações. Eu gostei muito do livro, mas não chegou a ser um 5 estrelas pra mim porque eu achei a história da capa azul um pouco chata e cansativa e esperava no final que mostrasse mais ligações com os personagens mais jovens da história da capa vermelha. Mas amei a história de 1939, a da capa vermelha, achei super envolvente, adorei a ambientação e o mistério, e teve mais personagens e mais ação. Gostei dos personagens de Oliver e de Ken, apesar de ter desconfiado de Oliver em boa parte da história. Não gostei de Coraline, a irmã de Oliver, achei ela arrogante. O personagem de Simeon deixou muitas dúvidas sobre seu caráter na história de 1939, mas na história anterior conseguimos conhecer bastante do personagem. A personagem de Florence traz surpresas enormes, nas duas histórias! Só é uma pena que nem todos os personagens tenham ligação nas duas histórias.
Uma coisa que atrapalhou um pouco minha leitura foi a fonte usada no livro, pequena e fininha, eu não conseguia ler o livro a noite, seria legal se a fonte fosse maior e mais forte. A fonte usada em letra cursiva nas cartas também achei um pouco ruim de ler.
Achei a proposta do livro de ponta cabeça sensacional, bem criativa ligando uma história a outra, e espero que mais editoras lancem livros nesse estilo. Além dessa edição ser lindíssima!

site: https://www.instagram.com/p/C2Nj8zOuH3V/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=MzRlODBiNWFlZA==
Natalie55 05/05/2024minha estante
Ainda bem que ele li o seu comentário. Já tinha iniciado pela capa vermelha aleatoriamente