A Ampulheta

A Ampulheta Gareth Rubin

Resenhas - A Ampulheta

JM18_lia 03/06/2024

GENTE!! QUE LIVRO MARAVILHOSO!!
Antes de comprar, tinha lido a sinopse errada e achei que a história seria uma viagem no tempo entre as duas histórias na mesma casa em épocas diferentes, MAS NÃO! A IDEIA FOI MELHOR AINDA!!
Comecei a ler pela parte verde e ia intercalando com as páginas pretas sendo "a virada". Porém, chegando na página 90, o prota da parte vermelha já está bem adiantado e você não entenderia o que está acontecendo. Então eu recomendaria começar a verde, terminar e começar a vermelha.
O livro não é chato, mas é um pouco lento para as coisas acontecerem, porém, vale a pena.
O livro não tem "Aquele Plot", tem vários micro plots que fazem você teorizar algumas coisas (com base no livro verde que você já leu)!!

Monibams 24/05/2024

Prometia mais
Começou bem e a primeira parte é bem mais interessante. Na segunda parte tem muita "encheção de linguiça" pra poder terminar a estória que pra mim foi óbvia (matei quase de imediado a charada). Não me surpreendeu como parecia que iria lendo a primeira parte. Que pena!

Myrla.Garcia 15/05/2024

Drogas, muitas drogas
Queria saber qual droga o escritor usou pra escrever esse livro. São duas histórias bem escritas, com linhas do tempo distintas e o final é o mesmo.

Ve Domingues 05/05/2024

Que livro divertido! Me entretive muito criando as minhas teorias e fiquei obcecada pelas 2 histórias.

A narrativa vai te enredando de uma maneira muito legal, tanto que minha vontade era conseguir passar pela experiência de ler de novo, mas ao contrário, e descobrir tudo de novo. Sem contar que a edição é linda!

Paty 17/02/2024

Bem chato.
Uma leitura muito arrastada, não curti.
São duas histórias que se complementam, sendo a primeira história a mais chata e a segunda é um pouco melhor, mesmo assim demorei muito pra terminar de ler porquê não estava fluindo.

Histórias confusas, algumas partes sem sentido e teve acontecimentos que simplesmente ficaram sem explicação.
Não recomendo.

Aluizio 01/05/2024

Se permita ler
Comprei o livro devido a sua singularidade de ser um tête-breche, apresentando duas histórias aparentemente distintas e ao mesmo tempo cruzadas. Uma capa apresenta o protagonista Simeon em uma história que se passa na Inglaterra do século XIX; a outra capa apresenta Ken, um ator em início de carreira, vivendo em Hollywood do século XX. Talvez o correto fosse respeitar a linha temporal e ler completamente a história do século XIX para depois seguir avante, fiz outro caminho. Li alternadamente entre os capítulos de cada história e a experiência foi simplesmente incrível. É um livro que me devolveu o gosto pelo estilo investigativo, fazendo com que criasse teorias do que estava acontecendo na terceira história que se forma à medida que as outras histórias vão sendo lidas.

Neri10 30/05/2024

Melhor do que eu esperava
RESUMO: o livros é incrível, vale mto a pena ler e possuir esse livro. Mas n cai na ideia q n importa qual lado comece do livro, vai ser a mesma coisa, pq nao é. Comece pelo de 1881, pq é mais impactante ler pela ordem cronológica
eu comprei esse livro mais por impulso, quando eu vi uma resenha falando que metade de uma história se passava numa epoca ai vc virava o livro (como uma ampulheta) e tinha outra história e q ampas se interligavam, eu n parei pra ver do q o livro se tratava e coloquei logo no carrinho, então ele chegou aqui sem eu saber nem de 1% do que se falava, então n coloque as expectativas la em cima, mas mesmo se eu tivesse colocado, esse livro tinha superado
Achei o formato q o autor fez arriscado pq da a entender q não tem uma ordem para ler o livro, mas quando vc acaba de ler vc percebe que o livro n ia ser bom caso comece pela história de 1939 e nao a de 1881. A prova disso é que no início do livro tem uma parte que fala sobre tête-bêche "os amantes modernos de livros podem se sentir pertubados ao ler uma história e, em seguida, virar o livro de cabeça para baixo para ler outra - apenas para descobrir que tudo o que pensavam que sabiam era uma inversão da verdade." Foi literalmente isso q senti lendo o livro da forma 1881-1939 e não sentiria caso lesse 1939-1881

Jessy45 17/04/2024

Comecem pelo lado verde
A ampulheta

Uma narrativa que faz a nossa imaginação ir além do possível.

A ampulheta veio com uma proposta conhecida como tête-bêche, um contexto literário que se refere a um livro que é dividido em duas partes impressas em sentidos inversos.

O leitor pode escolher de qual lado quer começar, mas eu indico fortemente iniciar por ordem cronológica, pois os surtos da segunda parte foram mais intensos (risos).

No lado verde, vamos conhecer Simeon Lee, um médico que está em busca de recursos financeiros para encontrar a cura para a cólera no ano de 1881, mas é requisitado pelo seu tio em uma ilha distante de tudo para cuidar de sua saúde, pois o mesmo jura estar sendo envenenado.

Chegando nessa ilha, Simeon se depara com muitas coisas estranhas, entre elas uma jovem chamada Florence que vive presa em uma cela de vidro dentro da biblioteca do seu anfitrião. Simeon, como um bom médico, tenta de todas as formas ajudar seu tio e também Florence, que se mantem calada por muito tempo e só começa a falar quando algo terrível acontece dentro da casa misteriosa.

A partir desse fato reviravoltas acontecem... será que aquela pobre moça trancada realmente é culpada de seus crimes? Ou é apenas uma vítima?

Essa primeira parte tem uma escrita bem clássica e o autor nos envolve em cada página (em alguns momentos é impossível largar o livro).

No lado vermelho vamos conhecer Ken Kourian, um jovem buscando ascensão no mundo das grandes telas de cinema. A história se passa no ano de 1939, e conta com um universo totalmente diferente do primeiro lado. Ken conhece Oliver Tooke um escritor que está prestes a lançar seu livro ''A Ampulheta'' mas não é qualquer livro, essa narrativa conta uma história real, mas com segredos por trás de cada detalhe.

Ken e Oliver se tornam grandes amigos e, em uma noite, algo terrível acontece, levando Ken a uma busca incansável por cada detalhe do livro.

Ken precisará encarar a morte para conseguir desvendar cada pista deixada por seu amigo, e vai contar com a ajuda de Coraline Tooke, irmã de Oliver, neta de Simeon e filha de Florence. Mas calma! Não pense que você pegou os detalhes do lado verde só por essa frase. Muita coisa parece ser o que não é.

É extremamente importante ter lido o primeiro lado para pegar as referências da trama... um livro que com certeza entrou para a lista dos preferidos, não só pela sua estética maravilhosa e formato tête-bêche, mas também por ter uma história que me prendeu do início ao fim.

Júlia Friedel 05/04/2024

Bem escrito mas com final preguiçoso
A escrita e história são muito bem desenvolvidos, a leitura ?dupla? torna tudo mais interessante porém confusa também. embora achei ótimo o final deixou muito a desejar, parece que foi preguiçoso e simplesmente deixa pra nós mesmo explicar todas as dúvidas que surgiram durante a leitura (e mesmo assim não sana todas), já que simplesmente solta o plot twist mas não explica como se deram todos os acontecimentos pra isso. faltavam 4 páginas e ainda acontecia coisas importantes sem dar resposta nenhuma, resposta que chegou apenas nos últimos parágrafos do livro da califórnia
lembrando que fiz a leitura intercalada, um capítulo inglaterra, um califórnia e assim por diante
obs: acho que estou mal acostumada com ágatha christie que retoma tudo e explica como tudo aconteceu ao final da leitura e queria algo assim, mas não aconteceu

Ketylin Maia 04/06/2024

Esperava mais!
Comecei esse livro pois fiquei muito curiosa com esse formato, você faz a leitura de uma história, depois vira o livro e temos uma segunda história e elas se complementam.
Realmente, foi uma experiência muito gostosa, porém, deixou a desejar. O autor enrola muito nos acontecimentos e o livro acaba meio que abruptamente (essa foi minha impressão).
Senti falta de algumas coisas que não foram bem esclarecidas.

David713 09/03/2024

Quase muito bom!
A proposta do livro é bem massa. Mas o formato prevaleceu sobre o desfecho da história. No final o livro ficou meio blé...

Carol Di Spirito 19/02/2024

A premissa do livro é muito boa! Achei a primeira parte do livro muito interessante. A segunda parte não me cativou tanto e acabei resolvendo o mistério antes da metade. Mas vale a leitura.

Silvana.Pereira 23/03/2024

Duas casas com o mesmo nome em continentes diferentes, duas histórias de épocas diferentes que estão entrelaçadas em um mistério.