Gilberto Braga, o Balzac da Globo

Gilberto Braga, o Balzac da Globo Artur Xexéo...

Resenhas - Gilberto Braga, o Balzac da Globo

Will 25/03/2024

Gilberto, atemporal!
Que biografia incrível!
Gilberto Braga sempre foi um dos meus autores preferidos.
Mestre no que fazia, escreveu as minhas novelas favoritas.
Tramas bem elaboradas, diálogos impecáveis.
O livro me trouxe algumas novidades a respeito da carreira dele.
Já coloquei algumas novelas e minisséries ainda não assistidas na minha lista hehe
O livro é maravilhoso, conta com depoimentos incríveis.
Em alguns momentos achei algumas informações redundantes, falava-se varias vezes a mesma coisa em capítulos diferentes.
Mas não tira a graciosidade da obra!

Valdir 24/04/2024

Essa biografia é presentaço para quem, assim como eu, é fascinado pelo universo das telenovelas. Isso porque vida de Gilberto Braga se confunde com a sua carreira de novelista, de modo que não é possível separar uma coisa da outra. Celebrar a vida de Gilberto Braga é, sobretudo, celebrar a teledramaturgia brasileira.

Trabalho de pesquisa riquíssimo de Artur Xexéo e Mauricio Stycer! A escrita é deliciosa e a leitura flui que é uma beleza. Como fã de telenovelas, muitos dos fatos contados no livro eu já conhecia, por isso a forma de contar faz toda a diferença em uma biografia: com riqueza de detalhes, com curiosidades, com pontos de vista diferentes. E essas sutilezas são notadas no livro.

Além das curiosidades sobre os bastidores da carreira de Gilberto, foi incrível conhecer a história por trás da persona Gilberto Tumscitz, da criança aficionada por cinema ao crítico teatral, com toda a ambientação do Rio de Janeiro que esteve tão presente ao longo de sua obra. Que personalidade pitoresca! E por isso mesmo tão interessante. E o que dizer de seu passado familiar marcado por tragédias? Antes mesmo de se aventurar a escrever novelas, Gilberto já vivia um folhetim particular.

Eu, que já era admirador da obra de Gilberto por ser ele o novelista que mais considero transgressor e à frente de seu tempo, me tornei ainda mais fã, agora com maior dimensão de tudo o que ele representou para o país em uma época que a televisão ocupava um enorme espaço no imaginário popular.

Clarissa 13/02/2024

Essa é uma biografia de um dos maiores escritores de novelas que o Brasil já teve.

Gilberto Braga tem sua história contada deste antes o seu nascimento até sua morte.
Vamos conhecer um jovem interessado em cinema, cultura... diferente dos demais jovens da sua idade!
Sua trajetória familiar tem tragédias, onde há assassinato e suicídio... há também peregues financeiros, um pai mulherengo, uma mãe submissa.
Uma família que lhe serviu de inspiração para muitos dos seus personagens.
Também vamos acompanhar a caminhada profissional, do professor de francês até chegar ao renomado escritor de folhetins.
Conhecer as curiosidades sobres suas novelas.
O livro relata também sua vida afetiva, seus relacionamentos amoroso até o encontro de seu grande amor.
Foi uma vida interessante, onde o força de vontade lhe fez caminhar por diversos mundos da cultura.
Para quem gosta de biografia, é um prato cheio de histórias!

Marcus 15/02/2024

Quem matou?
Maurício Stycer é jornalista especializado em televisão. Artur Xexéo era um jornalista, cronista e dramaturgo. Com sua morte, Stycer foi incumbido de concluir a biografia de Gilberto Braga.

Um dos maiores autores de novelas brasileiros, Gilberto permitiu e conduziu a escrita de uma biografia corajosa. A história é contada sem filtro e retrata um escritor que poderia facilmente ser personagem de uma de suas novelas. E não seria o mocinho.

Noveleiro que fui, o livro é uma viagem por um Brasil que parava simultaneamente na frente da TV pra descobriu quem matou!

Luis.Henrique 16/03/2024

Biografias são sempre um gênero que nós joga na realidade e amplia a impressão que tínhamos do biografado.
Nesse caso, não há nenhum endeusamento do personagem principal, nenhuma romantização de sua vida.
Ao contrário, numa prosa nem sempre brilhante, o autor nos deixa a impressão de que fez um retrato bem real do biografado.