Entre nós

Entre nós Rafhael Peixoto

Resenhas - Entre nós

Marina 07/01/2024

Úmido, seco, quebrado e intenso? é esse livro.
O livro de estreia do Rafhael Peixoto é lacerante.
Apresentado e dividido em 11 contos, é direto, não se demora em longas análises de caso ou em apresentações de personagens, ele tem uma história para contar e nos deslizamos em cada nova história, como se fosse uma única.
A leitura é bem rápida, uma por ter uma escrita livre, por falar sobre temas reais e por nos colocar no centro da narrativa (ora, você pode pensar) mas sim, os contos remetem ao amor, ao passado, ao presente, e principalmente a perda.
E essa perda é muito da morte, mas posso dizer que muito da nossa morte, pois no processo de está vivo, morremos tantas vezes.
Rafha conseguiu transmitir nessas poucas páginas, o renascimento através da dor.
Eu me apaixonei também, pois não é por falar de dor que precisa ser apenas trágico certo?
Vivi momentos onde eu encontrei o amor, o meu amor, o amor do outro, talvez de uma irmã ou de um vizinho. Mas encontrei tanta vida no processo de morte dessas páginas.
Enfim, foi muito triste? olhos úmidos em muitos momentos, boca seca em outros.
Me quebrei com a intensidade desse livro. E ele está aí para quem for tão livre quanto ele.

@eusoudanivieira 28/02/2024

Entre nós
Aqui,

cá ?entre nós?,

deixa eu te contar desse livro que li

ou será foi ele quem me leu?

já nem sei.

tanto que nos entrelaçamos que
eu nem sabia mais o que era eu,
o que era ele.

a única certeza?

terminei ofegante e quente,
como o último conto.

rafha tem uma escrita envolvente
carinhosa
com potencia
e calma.

aquele tipo de calma de quem sabe a que veio e o que precisa ser feito

faz você querer se aproximar pra ser abraçada por suas palavras

eu já disse inúmeras vezes o quanto eu amo contos não é?

mas nem sempre foi assim:

apenas de uns tempos pra cá que eu tenho criado uma relação especial para com eles.

e quando eu leio um livro de contos assim, tão redondinho, tenho aquela sensação de completude, de ter a sede saciada.

precisa (muito) saber o que se deve fazer pra cadenciar suas emoções em tão curto espaço de linhas.

?contar com impacto?

te envolver com maestria.

mas rafha soube.

dentre os contos deste livros, os meus preferidos (nesta primeira leitura) foram:

amor
(não poderia ter escolhido melhor pra começar!)

olhos de lince

adeus

(a)mar

rio, quarenta graus
(um conto sufocante pelo calor extremo e com uma premissa tão violenta quanto a cidade)

então eu te convido para fazer contato com ele, através de sua página no instagram (literaturanograu) e garantir seu exemplar.

o selo ?dani amor por contos? garante que você não irá se arrepender.

Renata.Badaro 13/01/2024

Amei os contos!
Amei os contos! E olha que no geral não sou muito fã de contos não... Sou mais dos romances. Mas o livro do Rafael é realmente maravilhoso. O conto Rio, 40 graus, merece nota 11. ?

Lucas 29/01/2024

Literalmente entre nós
Um livro de contos super sensível e tocante. A narrativa é muito bem elaborada e envolvente. O título adotado é super interessante, por que remete aos personagens em si, vivendo suas histórias, ao mesmo tempo tive a sensação de como se o livro estivesse contando um segredo, algo íntimo, particular que ficasse "entre nós".
O livro é curto, mas tem um impacto muito grande entre os contos.

Sam 05/01/2024

Um livro que me convidou a colocar os meus óculos, vestir-me de sensibilidade e olhar para o cotidiano com mais calma.

Composto por onze contos, o autor traz retratos simples, honestos sobre as relações - não necessariamente românticas e não completamente sobre apenas os personagens fictícios.

Graças a senhorinha de ?Amor? me emocionei muito; em ?Éramos dois?, vi a consciência dos personagens sobre o sentimento que nutriam por seus alvos de amor, eram esclarecidos; com ?Olhos de lince? me senti angustiada e com gastura; surpreendi-me em ?aos amantes?; e, de fato, seguir sentindo não é fácil, é difícil dizer ?Adeus??

Mas foi com ?Do outro lado da linha? que meu coração bateu mais forte. De forma simples, bonita e dolorida, o Rafhael ?botou pra lascar?. Duas memórias vieram com força, essa história me fisgou no pessoal. Nem sempre é fácil estar em dois e serem um. O rastro da ida existe e ainda que se perdoe ou que se siga em frente, a memória não apaga as passadas. Elas estão ali, doendo ou não, continuarão ali.