Hotel Portofino

Hotel Portofino J.P. O’Connell

Resenhas - Hotel Portofino

1 | 2 | 3 | 4

milene 03/01/2023

Pra começar, eu estou p* com esse final ??? Como que acaba e não conta o que aconteceu direito, várias coisas ficaram em aberto :(
Mas como eu sou uma boba amante de drama, brigas de família, traição e tudo de barraco, foi perfeito pra alimentar meu lado sombrio.
É bem interessante ver que todos os personagens tem uma história e são bem desenvolvidos. A ambientação também se passa em um cenário bem gostoso de se imaginar, além de ter todo o contexto histórico.
Em geral, eu gostei bastante, ao contrário do que li em outras resenhas, eu não achei que foi uma leitura pesada ou carregada - na medida do possível, foi ok.
Mereceria mais estrelas se o final fosse mais digno de nos dar respostas, até porque acredito que não terá outro livro. Então é isso.

Evellyn 18/02/2023

Um livro sem pé nem cabeça
Nada nesse livro funciona. Não tem nem começo, nem meio, nem fim, são só um milhão de histórias que coexistem entre si, no qual NEHUMA é explorada, só se tem o superficial de uma história até que surja outra nova, é incrível como eu fiquei com a sensação de não saber nada sobre as personagens durante todo o livro e terminei ainda sem saber nada sobre nada, só o superficial: Lucian gosta de pintar, Cecil é um babaca, Bella é gostável e apaixonada por ser hotel, Rose é insossa, Constance tem um filho e é frágil e bonita, Claudine é cheia de si e confiante, Nish é calado e inteligente, Melissa... quem é Melissa?, Alice é um porre de chata, Lottie é uma neném, Betty & Billy, mãe e filho, são cozinheira e serviçal e NADA MAIS (?), tem Julia, tem Lady Não-Sei-O-Que, tem conde Albani e Roberto, tem Plum, tem um milhão de personagens que esse livro te apresenta e que são só isso: um milhão de personagens. Não existe foco em nada, só uma introdução atrás de outra da vida de um milhão de pessoas. Um monte de histórias paralelas: um casamento arranjado, um quadro roubado, um monte de amores não desenvolvidos e um pouco de luta contra o fascismo que foi minha parte favorita e NÃO TEVE FINAL, não teve continuação, teve um ou outro ponto que foi levantado e de repente POW esquecemos que vivemos na Itália de Mussolini do nada??? Sinceramente, que ASCO de livro tedioso, terminei com muito pesar depois de pensar várias vezes em desistir, mas queria criticar com propriedade.

mberquoo 18/12/2022

Melhor pedida para as férias
Aprendemos desde crianças que não devemos julgar um livro pela capa, mas nesse caso, prometo a vocês que a capa agradável é completamente condizente ao conteúdo (e ao clima) de Hotel Portofino.
Resumidamente, o livro narra uma temporada em um hotel inglês situado na Itália e, sem um grande plot, conta basicamente da estadia e histórias prévias dos hóspedes (pelo menos até a metade do livro, quando um mistério para o hotel). Vale ressaltar, entretanto, que a calmaria do livro não é entediante e não desmotiva a leitura.

Os fãs de Agatha Christie definitivamente notarão as semelhanças dos universos, ambiente estrangeiro cheio de britânicos nos loucos anos 20.

Luccrazy 26/12/2022

Novelinha sem conteúdo ou criatividadr
Olha, o fato de ter múltiplos personagens não ajuda. Os plots são fracos e rasos. Resulta de ser uma
Tentativa literária de um script televisivo. Ru esperava algo melhor

Julia 28/12/2022

A trama é superficial mas a escrita é bem gostosa..
A história passa no anos 20 em um hotel gerenciado por Bella, uma linda mulher com um coração enorme. Trata-se de um negócio ?familiar? onde toda sua família tem algum papel no hotel.
O livro apresenta muitos personagens (sejam eles secundários ou não), entretanto, em nenhum momento fica confuso ou difícil saber quem é quem.
A leitura em si é gostosa e ocorrem muitas coisas ao mesmo tempo mas senti falta de um aprofundamento na trama. Tudo ocorreu de forma superficial e imediata.
Alguns personagens eram tediosamente clichês e isso fez o livro perder um pouco do charme.
No mais, me senti em alguns momentos do universo da Agatha Christie o que me deixou bem nostálgica e com saudade de uma das minhas autoras preferidas.
Vale a leitura, recomendo!

Sheila Almendros 16/03/2023

Um White Lotus dos anos 1920
Hotel Portofino é um livro que não traz muitas reviravoltas, nem tão pouco muitas reflexões: a ideia aqui é relaxar com uma historinha leve, cheia de núcleos diferentes e suas problemáticas. Mencionei White Lotus justamente por ser um formato semelhante de narrativa, amadas de forma sutil, mas sem interferir muito no destino de cada personagem. A leitura é fluída e por fim nada do que você torce acontece - assim como a vida, gente ruim continua se dando bem, gente do bem continua se dando mal e assim caminha a humanidade

aninha 15/04/2024

Que isso?
Eu não consigo nem escrever sobre a história em si do livro porque a única coisa que consigo pensar a respeito dele é: QUE LIVRO RUIM! pqp!

como publicaram isso aqui?
pior: como adaptaram isso aqui? O que levou alguém a achar que essa história era interessante o suficiente pra virar uma adaptacao?!

tenho dificuldade em entender quem gostou desse livro. Ele não tem enredo, não tem clímax na história. Parece que o autor acordava e pensava ?hum, o que será que acontecerá hoje no Hotel Portofino?? E escrevia. Assim mesmo, sem pé nem cabeça.

MUITOS personagens inúteis. NENHUM aprofundado. Os acontecimentos do livro não tem propósito nenhum, eles simplesmente aparecem no meio da história e tu fica pensando ?mas porque o autor fez isso acontecer aqui?? A resposta é: por nada. Não tem propósito nenhum essa história! gente eu estou chocada com o quanto esse livro é ruim

E é isso

Kaue Garcia 13/05/2023

Uma trama repleta de personagens envolventes, romances, intrigas, investigações ?. Enfim, uma receita infalível para você não querer largar o livro! Confesso que os capítulos longos me desanimaram um pouco! Mas não dava nem tempo de cansar ? ótimo livro
Zé Paulo 28/05/2023minha estante
Ele é bom? Vi algumas críticas negativas sobre ele rs pela sinopse parece ser bem legal

Thiago548 08/03/2023

Novela das 6
Muita estética e pouca profundidade no enredo e nos personagens. Foi uma leitura rápida e gostosinha de ler, mas é só isso, nem final direito tem. Um livro para ser lido com as expectativas bem baixas. Nish>>>>>>>>>>

JAlia372 17/12/2023

é uma grande fofoca, mas uma fofoca ruim.
tinha tudo para ser muito bom e foi péssimo.
o começo é muito confuso,muitos personagens e pouca informação, mas na metade você começa a entender, apesar de ainda ser uma história bem fraca. você fica com expectativas de que tenha um final incrível, e não é.
no final, parece que não teve história, foram só pessoas vivendo e nada realmente impactante.
ainda poderia ter desenvolvido muito mais a parte da política, foi muito raso...
você gosta de algum personagens, mas os outros você fica com raiva e nojo...

booksbybea 13/12/2022

Hotel Portofino
Um hotel em Portofino, verão na Itália e uma história que se passa nos anos 20??? Estava pronta para amar esse livro porém ele me decepcionou.

No decorrer da história já tinha percebido que não seria um livro com grandes reviravoltas mas não me importei muito com isso porque estava adorando toda aquela energia de férias no calor italiano. Um ponto que gostei foi como o autor descreveu os lugares e as paisagens. O problema foi que ele colocou muitos personagens e senti que não aprofundou nenhum.

O livro poderia ter sido só sobre a família dona do Hotel ou só sobre um hospede específico. Também foi colocado um fundo histórico que começou e acabou do nada, relacionamentos que não fizeram a menor diferença no enredo e sinceramente, todos os personagens tinham ótimos passados para descobrirmos melhor, todos guardavam segredos e tinham suas intrigas então dava para ter feito uma história ótima com qualquer um deles.

As duas coisas que mais me incomodaram é que o livro acaba meio que do mesmo jeito que começou, sem grandes mudanças e os detalhes jogados ali, alguns só para causar drama durante um parágrafo ou para um personagem ter algo em comum com outro.

Dando 3 estrelas porque gostei da escrita como falei e era um livro que tinha potencial. Descobri que ele virou série, quero assistir para ver toda essa vibe de verão italiano nos anos 20 e acho que vai ser um bom passatempo para as férias.

Juliany.Meneghel 14/06/2023

Muitos personagens
Comecei o livro com a sensação de como se a Ágatha Christie (provavelmente uma referência para a autora pois foi citada mais de uma vez) tivesse escrito The White Lotus, ou seja, maravilhoso.

Porém, essa quantidade enorme de personagens cada um com seu plot individual - ao contrário da rainha do crime em que todos estão envolvidos em um único mistério - faz o livro ficar um pouco cansativo. Tem muita coisa acontecendo então você não se apega a nenhuma história em si.

Os únicos personagens que me afetuei foram Bella e Claudine. Mas enfim, não foi de todo mal, mas me custei a terminar.

estehbooks 28/05/2023

Muito gostoso o tempo que passei com essa história, adorei as referências a Agatha Christie. Apesar dos capítulos longos me irritarem bastante gostei de um modo geral.

Jéssica 04/02/2023

Bom e divertido
Gostei bastante do livro, mas espero que tenha uma sequência. Pq não é possível que termine assim.
Preciso saber o que vem depois.

1 | 2 | 3 | 4