Longe do ninho

Longe do ninho Daniela Arbex

Resenhas -

Valéria Cristina 13/02/2024

A tragédia anunciada
Este livro-reportagem é aterrador. Daniela Arbex, depois de extensa pesquisa, descortina os acontecimentos que precederam e sucederam a tragédia ocorrida no Ninho do Urubu e que vitimou dez crianças.

O incêndio incinerou vidas e sonhos. Sonhos das crianças vitimadas e de pais, mães e familiares que sonhavam junto com eles.

Daniela retorna para o dia anterior ao drama e apresenta-nos quem são os atletas que estavam no Ninho do dia do incêndio. Suas famílias, amigos, trajetória de vida.

O livro contém também uma minuciosa narrativa acerca das ações do poder Público e do Flamengo que teriam o condão de evitar o incêndio, poupando dez vidas, caso tivessem sido realizadas.

O andamento dos processos (com o posicionamento da polícia civil, do ministério público, da magistratura), os acordos de indenização, o destino dos atletas sobreviventes também são retratados.

No final do livro, vemos como seguiram os familiares que tiveram a vida destroçada pela perda.

Fica a certeza de que essa foi uma tragédia largamente anunciada e que poderia ser evitada.
Daniela Arbex é uma jornalista brasileira dedicada à defesa dos direitos humanos, largamente premiada por seu trabalho.