Além do instinto

Além do instinto Barbara Abel

Resenhas - Além do instinto

Jenni 27/03/2024

"Os traumas do passado vão assombrar o presente..."
No livro "Além do Instinto", somos imersos novamente na vida tumultuada de Tiphaine e Sylvain, um casal que parecia destinado a se reerguer após um passado repleto de sombras e tragédias. Com quase duas décadas de união, enfrentam agora o desafio complexo de lidar com Milo, seu filho adotivo de quinze anos, cujo passado envolve memórias nebulosas e uma série de lacunas que ele começa a questionar.
A trama se complica ainda mais com a chegada de uma nova vizinha, cujo filho de sete anos revive lembranças dolorosas da tragédia que assolou a família. A antiga residência, palco de acontecimentos trágicos, agora é habitada por esses estranhos, e sua presença misteriosa desencadeia uma avalanche de lembranças e emoções enterradas.
No entanto, ao contrário das minhas expectativas, o livro não conseguiu manter o mesmo nível de suspense e tensão psicológica do primeiro. Em vez disso, recorre a cenas de violência explícita que foram a única coisa que me deixaram curiosa com o final, o que acaba resultando em uma narrativa mecânica e desprovida da fluidez que caracterizava o estilo da autora.
Os personagens, que antes pareciam complexos, agora se transformaram em caricaturas de si mesmos, competindo para ver quem consegue ser mais irritante e insuportável. Os conflitos familiares se tornam exagerados e superficiais, deixando de explorar as nuances das relações humanas que tanto me intrigavam no primeiro livro.
No final, o desfecho do enredo deixou a desejar, parecendo mais uma tentativa de criar uma reviravolta forçada do que uma conclusão satisfatória para a história. Em suma, "Além do Instinto" falhou em capturar a essência do seu antecessor, me deixou com uma sensação de decepção.
?"Um instinto de sobrevivência mais potente do que tudo, os princípios, a moral e a consciência."
Paty 28/03/2024minha estante
Excelente resenha..disse tudo.

Bruh 16/05/2024

Eu gostei muito do primeiro mas esse me decepcionou muito, pra mim q nada foi encerrado, o coitado do milo vai sofrer o resto da vida achando q tudo de ruim no mundo é por causa dele, aff me estresse sei lá tantos pontos ruins, mas gosto da escrita da autora, dinâmica, as coisas acontecem sem enrolação.

Paty 28/03/2024

Gostei muito do primeiro..porém esse não conseguiu me atrair em nada.. personagens se tornaram rasos..sem complexidade e com tramas sem sentido..
Nao consegui me conectar a nhm deles.. os achei bem vazios e sem desenvolvimento..e chatos. O final até foi razoável ( tentou ser pelo menos)....mas ainda assim bem superficial.
Deveria ter parado no primeiro simplesmente.

Andrea 29/03/2024

Li o primeiro e aquele final me deixou insatisfeita, completamente fora da realidade, situações forçadas...aí vem a continuação, e eu realmente pensei que seria a redenção. Nunca estive mais enganada. Obras de ficção não tem nenhum compromisso com a realidade, mas a partir do momento onde se aborda situações críveis, que podem acontecer, o mínimo que precisa ter é coerência. Depois de 8 anos que Milo foi adotado por Tiphaine e Silvayn, uma nova vizinha se muda para a casa onde Maxime sofreu aquele incidente, e as coisas começam a desenrolar, mas de uma forma tão, mas tão forçada, que eu li na base do ódio, esperando a tal redenção (que não veio, por sinal). Parece que tudo foi montado de um jeito para terminar como terminou. Aliás, não posso considerar um thriller, e sim um drama familiar. E aquele final...eu ainda estou sem acreditar que aquela pataquada aconteceu e a página final (apesar de ser bem óbvia) ficou em aberto. Me decepcione muito com os dois livros, mas essa continuação conseguiu ganhar o prêmio de pior livro que li até agora em 2024.

Carline 14/04/2024

Nao leio mais nada dessa autora
Sinceramente que porcaria, o primeiro foi péssimo, e nao sei pq resolvi dar uma chance pra essa ?continuação? que dê continuação nao tem nada, vemos um marido babaca, um adolescente tabacudo, uma vizinha BURRA e uma mulher louca e sempre impune
Michelle391 14/04/2024minha estante
Adolescente tabacudo hahahahhahaa

AmadoThriller 28/03/2024

Ao iniciar a leitura, tive a expectativa de mais reviravoltas, de um Milo mais rebelde e questionador, porém, fui surpreendida ao perceber que o adolescente se mostrou conformado e equilibrado. Enquanto isso, Tiphaine continuou com a mesma determinação vingativa vista no primeiro livro.
A introdução de uma nova família vizinha, com uma estrutura diferente, poderia ter proporcionado uma reviravolta empolgante na trama. No entanto, o enredo acabou seguindo o mesmo caminho do livro anterior, inclusive repetindo uma clássica cena, o que gerou certa decepção. Além disso, algumas cenas descritas pareceram implausíveis na vida real, seja pela falta de força física envolvida, pela percepção dos vizinhos ou mesmo pelo odor de decomposição de um corpo humano.
Não achei o desfecho satisfatório, pois apesar de todo o ocorrido, esqueceram que sempre houve uma testemunha, a vizinha idosa, que foi citada e ignorada.
Embora a narrativa seja fluida e envolvente, como no primeiro livro, esta sequência deixou muitas questões em aberto e falhas evidentes, o que acabou minando parte de sua credibilidade e do prazer da leitura.

Lohane 08/04/2024minha estante
Acabei de terminar e estou me sentindo exatamente assim. Talvez, se fosse uma história independente, eu teria gostado mais. Mas foi só encheção de linguiça. Se era pra fazer isso, realmente melhor seria se tivesse parado em Instinto Materno.

Elinamara.Assis 03/04/2024minha estante
Então nem vou ler?

AkelG 06/04/2024

Ame ou odeie!
Uma vontade de gritaaar! Uma constatação de que a vida é injusta e de que até nos livros, já que a arte também imita a vida, isso se repete.

Gostei mais de 'Além do Instinto' do que de 'Instinto Materno'. Pra mim essa sequência, por incrível que pareça, foi mais lógica, sei lá, crível mesmo.

Não sei se pela habilidade da autora ou por ódio, mas não consegui parar de ler o livro, só o fazendo por conta da rotina diária.

Odiei os acontecimentos do final, mas amei ao mesmo tempo, pois se encaixam perfeitamente no enredo. Perfeito pra um filme e como o primeiro livro já está em cartaz, certeza que o segundo é só questão de tempo.

É um desafio, mas eu recomendo!

Jaque - Achei o Livro 01/05/2024

Achei o livro, perdi o sono.
Nessa sequência de Instinto Materno vamos acompanhar novamente o casal do primeiro livro, oito anos após aquele desfecho.
Agora Milo, um adolescente apático, está morando com Tiphaine e Sylvain e vai se apaixonar pela primeira vez com a chegada da nova vizinha.
Nora acaba de separar do marido e foi morar ao lado de Tiphaine com seus dois filhos, casa que foi o cenário de uma tragédia.
As duas mulheres não demoram a começar uma amizade mas o passado de Tiphaine volta com força quando o ex marido de Nora reconhece o o lugar e começa a remexer na estória.

Eu achei esse livro muito ruim. Em todos os sentidos!
A narrativa é tão floreada que chega a ser brega. Os diálogos pobres, o envolvimento entre dois personagens foi forçado e de mau gosto. Parece que foi colocado só poder justificar algumas coisas e ficou totalmente fora de lugar.
Quando peguei esse livro, esperava que autora desse um desfecho para o outro final que foi insatisfatório para a maioria das pessoas, mas ela conseguiu estragar ainda mais. Deveria ter deixado como estava por quê só piorou.
A narrativa entre os dois adolescentes, (13 e 15 anos) se eu não soubesse a idade, pensaria se tratar de adultos. Os pensamentos da menina sobre "os homens" eram ridículos.
Nora - que eu esperava que trouxesse algo de novo para a trama - é uma mulher detestável. Não deu pra torcer nem por ela.
E Tiphaine e Sylvain mais sem graça que água de salsicha. Era tudo tão parado que até torcia pra Tiphaine fazer umas maldades, pelo menos assim melhorava.
Leiam por sua conta. Mas não é um livro que eu vou recomendar pra alguém.

site: https://www.instagram.com/acheiolivroperdiosono/

Moises110 15/04/2024

Muito além do instinto, de fato!
Oito anos depois e podemos acompanhar os desdobramentos do chocante desfecho de "Instinto Materno".

Achei muito interessante que, apesar de ser pouco explorada a adolescência do Milo, as questões psicológicas do personagem são bem delineadas e com coesão aos resultados esperados por alguém que passou por momentos tão difíceis logo tão pequeno.

O desandar de outros personagens, também dado as questões de acontecimentos tanto do passado quando no momento presente é algo bem válido. Fiquei extremamente reflexivo com a frase de quarta capa "nenhum crime fica impune por muito tempo" um jogo de palavras interessante e coerente se o leitor souber avaliar as coisas que ocorrem e ligar a frase.

O livro pode decepcionar ao criar a ideia de que tudo será bem esclarecido, mas tem coisas que cabem ao leitor tentar entender e também aceitar que algumas simplesmente não irão ser esclarecidas.

Quanto aos personagens, confesso que não consegui me apegar a nenhum deles como havia feito no primeiro livro, como o David, Laetitia por exemplo. Não tive apego aos personagens antigos que voltam aqui e com relação aos novos eu não diria que detestei ou algo assim, porém eu também não me senti necessariamente apegado a eles.

No geral é uma boa continuação, me deixou tenso em vários momentos e ansioso para saber como as coisas iam se desenrolar. E em termos de gostar mais do primeiro livro ou desse segundo, eu gostei de ambos!

Pripriqueiroz 29/03/2024

Cadê o terceiro?
Depois de 8 anos, reencontramos Milo, Tiphaine e Sylvain tentando seguir com suas vidas dentro da normalidade. Tudo caminha bem até que uma família se muda para a casa que um dia foi de Tiphaine e cenário de uma grande tragédia. A chegada desses novos vizinhos, incluindo um menininho de 7 anos, remexe num passado cheio de mazelas e traz uma nova tensão que Sylvain e Tiphaine talvez não sejam capazes se suportar.

Com a mesma narrativa fluida, bem acessível e com capítulos curtos, Além do Instinto segue o estilo do seu antecessor. Final que se desenha aos nossos olhos e tensão crescente a cada página se tornaram uma marca desses dois livros.

Quando terminei Instinto Materno não senti falta de uma continuação. Tudo ficou bem explicado. Mas Além do Instinto termina com algumas situações por serem resolvidas. Não sei se haverá uma sequência, talvez o intuito seja mesmo o de uma trilogia? não sei. O fato é que ao final senti falta de algumas respostas.

É totalmente possível a leitura do segundo sem que se tenha passado pelo primeiro. Mas infelizmente, não saindo do esperado, Instinto Materno é infinitamente melhor do que sua sequência.

jessycah 21/04/2024

Final decepcionante. Fico com a sensação de injustiça sobre os finais dos dois livros dessa história. No primeiro surpreendeu? no segundo ficou uma sensação de ? se fosse pra escrever isso era melhor ter deixado morrer a história no primeiro livro?. O único pagamento pelos erros dos personagens foi o sofrimento. E nem isso foi o suficiente pra mudar as ações/carater deles .