Boas meninas se afogam em silêncio

Boas meninas se afogam em silêncio Andressa Tabaczinski

Resenhas - Boas meninas se afogam em silêncio

Vann.Deodato 30/03/2024

Um desfecho pesado
É um livro muito fluido. A gente lê muito rápido e fica intrigado no que realmente aconteceu com a Amélia. Os capítulos são intercalados entre a defunta e a investigação.
Gostei do livro, porém...
Em um momento, ao invés de focar na investigação, a história partiu pra vida da policial. Eu sei que é bom mostrar um pouco da vida de cada um, mas achei muito desnecessário falar das ruas de Curitiba e depois do pai e da mãe da Ana. Se não faz parte do tema principal, pra que colocar na história? Encher linguiça, é a resposta.
Outra coisa, a forma como os personagens falam não ficou muito verossímil. Frases que não usamos no dia dia. Fiquei pensando, em vários momentos "quem fala assim, gente?". Pelo que eu entendi, o livro se passa há um tempo. Talvez anos 2000. Pq a maioria dos carros são dos anos 90 ou 2000 (tá ok, de carro eu entendo, eu sei, talvez por isso eu foquei nisso), então em algum momento tinha algum diálogo que falamos em 2024 e não em 2004.
Mais um ponto: acontecem 2 acidentes e 1 assassinato de filhos de políticos. Tbm odeio políticos, mas ficou parecendo que o crime principal envolveria algo com os outros. Alguém tentando f0d3r com os filhos dos políticos, sabe? Eu entendo que a autora quis dizer que os crimes que gente da política comete 99% das vezes fica impune, mas no final, não hablou muita coisa sobre e colocar esses acidentes só fez parecer que estava enchendo linguiça.
Em vários momentos, antes dos 50%, era um blá blá blá sem fim.
Depois dos 50% realmente começou a mostrar mais sobre a investigação do crime. E os capítulos da Amélia tbm foi ficando mais intensos. Depois dos 70% o bicho pegou e até aumentou a minha nota. Para ser o primeiro livro da autora, foi um bom começo. Longe de ser perfeito, mas mesmo assim, é ótimo ver que o esforço valeu a pena. Com certeza lerei mais livros quando a autora lançar.
Jojo 11/04/2024minha estante
Como faz pra ler ?

Vann.Deodato 12/04/2024minha estante
Eu comprei na Amazon mesmo

Lore 17/04/2024minha estante
Concordo contigo ... Quem não é de Curitiba vai ficar perdido com as descrições de ruas e parques... Achei bem desnecessário...

@universoinfinitodoslivros 19/04/2024minha estante
Capitulos intercalados entre a defunta KKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Vitóriah.v 27/03/2024

Tinha potencial
Eu esperava mais, esperava bem mais para falar a verdade. Acho que faltou tensão e um pouco de desenvolvimento também.
(Talvez eu tenha começado com muita expectativa)

Giovanna.paginasda 29/03/2024

SURPRESA ATRÁS DE SURPRESA. @paginasdagio
?? Vamos de thriller nacional? Esse livro é exatamente daquele tipo que você sentirá raiva de alguns personagens, da corrupção que acontece e de como somos enganados.

?? Temos 3 pontos de vista, dois no presente com o policial Julio e a delegada Ana, e o POV no passado da própria Amélia, onde vemos o que acontecia na vida dela, todos os dilemas e como tudo culminou na sua morte.

? As cenas de investigação mexem bastante com as nossas emoções, porque vemos como pessoas que tem dinheiro e estão em posição de poder realmente conseguem controlar tudo, até se quiserem abafar uma investigação só para não manchar a imagem deles.

? Quando vamos chegando na reta final, é quando as possíveis provas começam a surgir e os supostos culpados a aparecerem, e mesmo quando parecemos ter todas as respostas, a autora consegue jogar plot twist em cima de outro para nos surpreender.

? Eu realmente não esperava por quem seria o assassino final, e ainda mais a real motivação por trás de tudo.

? A autora fez muito bom trabalho nesse livro que consegue grudar na gente de início ao fim e consigo muito imaginar um filme sendo feito sobre ele.

? E querem uma notícia boa? O LIVRO FOI LANÇADO HOJE! Então já corre para comprar o seu porque você vai amar!

Paula1735 07/04/2024

Decepcionante
Decepcionada, frustrada, irritada, e demais derivados dessas palavras. Esse é o meu estado após terminar essa leitura. Talvez eu que tenha ido com expectativas demais, talvez eu que tenha me empolgado muito com a sinopse de uma investigação criminal ambientada na cidade em que moro e que adotei como minha no coração, ou talvez o livro só seja ruim mesmo.
A temática que tinha tudo pra trazer um romance policial incrível, foi mal explorado e extremamente superficial.
A autora tentou retratar quinhentos temas importantes como homofobia, abuso infantil, esquizofrenia, alzheimer, assédio sexual e outros tantos, e não se aprofundou em nada, não impactou positivamente em nenhuma luta importante da atualidade. Além de ter trazido muitos pré-conceitos em vários momentos, como por exemplo, o momento narrado pela Amélia que está tendo uma crise de ansiedade e pensa ?estou tendo um piti?, frase de extremo mal gosto, mal colocado e que desvaloriza a luta para o reconhecimento das doenças psicológicas.
Além disso, não há construção dos personagens e todas as informações parecem só jogadas.
Enfim, péssimo. Não recomendo.

Cah. 29/03/2024

...
Não gostei não, achei que seria o tipo de suspense que me prenderia, pelo contrário.

Temos a Ana e o Júlio ( mesmo Ana tendo sido afastada das investigações continua investigando por conta própria) . Ela e o Júlio, formam uma boa dupla ... E o irmão dela, também tem um papel importante.

Amélia escondia um grande segredo, que se ela revelasse faria com que seus pais tomassem algum tipo de atitude, devido a forma como se portam e pensam.

E o namorado dela, é um cara mimado, com ego gigante, e que não aceita o fim do relacionamento deles, mesmo que nenhum deles estejam felizes ...

Bem, não vou contar quem é o assassino da Amélia, vocês vão ter que ler pra descobrir ...

thamyrescas 28/03/2024

Muito bom achar bons livros de suspense de autores brasileiros. História sem pontas soltas e com uma escrita que faz a leitura fluir bem.

TayaRibeiro 30/03/2024

O final é bom, bem surpreendente até, mas 90% do livro é bem cansativo, a história não é envolvente e aborda muito pouco sobre a investigação em si.

Luana 30/03/2024

Achei uma leitura fácil e interessante, mas senti falta de aprofundamento nos personagens secundários. Porém, isso não atrapalhou a leitura, só queria que tivessem informações adicionais pra preencher dúvidas que surgem no meio da leitura.

No entanto, isso fez com que eu me sentisse uma telespectadora na época da morte de Amélia, tendo que acompanhar as notícias nos canais de mídia e preencher certas lacunas com suposições.

Gostei muito da forma que Andressa escreve e se atenta a certos detalhes.

Pra finalizar, por ela ser uma médica que abandonou a medicina pra se tornar escritora, gostaria muito que escrevesse em algum momento sobre transplante de órgãos, com o transplantado sentindo o que o doador sentia e coisas assim.

Mia Fernandes 06/04/2024

Aborda violência e preconceito
Esse livro flerta com vários temas. De início eu pensei que seria sobre investigação, true crime.

E eu adoro esse estilo, porém, ele vai seguindo por várias outra vertentes. Insere outros personagens, mais pra encher a história. A autora da voz a muita gente, ao passado de Amélia, a vida da delegada e do outro cara lá.

Muitas nuances, pra poucas páginas.

Ele da a impressão de ter sido escrito no passado, devido a suas referências. Mostra o preconceito contra o Lgbtqia, aquela família tradicional rica e branca, o quanto quem tem dinheiro pode comprar a todos (infelizmente, esse um fato real na justiça brasileira).

Fato: esse livro teve um outro nome antes de ser republicado na Rocco, Crisálida.

Xoxo
Mia Fernandes

andolini 07/04/2024

Um livro muito complexo e que é deixou completamente obcecada.
A escrita impecável, e um suspense de tirar o fôlego.
Muito bom!

@pamleitora 26/04/2024

🏳️‍🌈 De um amor livre ao fim de uma vida em busca de liberdade para amar.
"Boas meninas se afogam em silêncio" foi uma leitura fluida e, ao mesmo tempo, densa. Um livro que prende o fôlego, ideal para os amantes de suspense psicológico e crítica social. Em relação ao mistério desenvolvido, só tenho pontos positivos; o final não foi nada clichê, ao contrário, foi doloroso.

A história começa com a vida da professora Amélia Moura, uma mulher aparentemente bem-sucedida, noiva de um homem rico e controlador, e filha de pais conservadores. No entanto, Amélia sente-se deslocada em seu meio social. Tentando se encaixar, ela participa de conversas na sala dos professores e lê os livros populares entre as mulheres, tenta socializar com sua colega de apartamento, mas nada disso a faz sentir-se verdadeiramente ela mesma, especialmente sob a influência opressiva de Rafael, que controla até mesmo suas roupas. Um momento de reflexão faz Amélia perceber que não quer mais aquela vida nem aquele tipo de amor — se é que podemos chamar assim —, ela quer viver conforme suas próprias vontades.

🍁 "O corpo estava enterrado a uma profundidade não muito grande e havia sido descoberto após as fortes chuvas da última semana."

A autora aborda assuntos tais como:
⚠️ Alerta gatilhos
1. Ass2ssin2to de pessoas LGBTQIAPN+.
2. A importância de discutir o ass3dio no ambiente de trabalho, temos uma situação do irmão de Amélia, acusado “injustamente” (será?) de ass3dio sexual por sua colega de trabalho, enquanto sua família luta contra essa acusação, especialmente por seu pai ser um pastor e deputado.
3. Relacionamentos ab°sivos na infância, com uma cena forte que provoca reflexão sobre as causas e consequências desse tipo de experiência.

A delegada Ana e o policial Júlio desempenham papéis fundamentais na trama, e suas histórias paralelas aumentam ainda mais a curiosidade do leitor. Além disso, há outros personagens que não serão detalhados aqui, mas que certamente enriquecem a história.

A leitura foi tão envolvente que me deixou sem ar, refletindo por horas a fio. Super recomendo este livro.

🏳️‍🌈Por um mundo onde possamos amar sem que sejamos mortos.

Ei, Bora Ler Mais! 09/05/2024

? [RESENHA LITERÁRIA] ?
? ?Boas Meninas Se Afogam Em Silêncio? foi um livro que me arrebatou já pelo seu título instigante e impactante, que me fez ?devorar? suas páginas para saber que tipo de história ele iria me mostrar!

? O livro já no início deixa claro que nossa protagonista Amélia está mort#. Independentemente de sua paixão pelos livros, amar ser professora, cativar seus alunos a lerem literatura clássica e arrebentar as amarras impostas por sua família religiosa e conservadora que fizeram grandes estragos em sua criação. Amélia continuará mort# e restará ao leitor descobrir, ao longo da leitura, quem foi capaz de ceifar a vida dela por diferentes narrativas, de vários pontos de vista, de diversos personagens e da própria protagonista também, como tudo aconteceu até a sua mort#.

? Tive grandes expectativas ao ler este livro e fiquei impactada com a sua escrita fluida e bem desenvolvida, que mesmo me fazendo chorar muito e querer que muitas situações pudessem ser evitadas, é uma obra única e todos deveriam ler.

? Tudo muito rápido, intenso, devastador e triste, que não deixou ?pontas soltas? e me fez pensar na história por vários dias depois que terminei de ler. Tantos mistérios e dramas familiares, que mesmo contendo diversos gatilhos, servem de alerta e que nossa sociedade pode ser bem cruel e retrógrada.

EloA.Leite 03/04/2024

Achei bom, interessante, uma leitura fácil. Só achei a resolução meio rápida, alguns personagens e relações podiam ser mais trabalhadas