Nise da Silveira

Nise da Silveira Ferreira Gullar

Resenhas - Nise da Silveira

leiturasdaursula 30/04/2024

Uma biografia leve e tocante
?? A narrativa habilmente entrelaçada nos transporta para o Rio de Janeiro dos anos 1940, uma época em que a psiquiatria ainda estava envolta em métodos arcaicos e desumanos. No entanto, em meio a esse cenário sombrio, surge Nise da Silveira como uma luz brilhante e desafiadora. Ela se recusa a aceitar as noções tradicionais de tratamento psiquiátrico, optando por abordagens inovadoras e compassivas, revolucionando os tratamentos de pessoas com esquizofrenia e outras condições.

? Essa edição é nova, revisada e conta com textos extras, fotos, entrevista da Nise e notas de rodapé, já que esta biografia foi publicada pela primeira vez em 1996. Eu fiquei interessada em conhecer outras obras do autor Ferreira Gullar (1930-2016), já que achei a narrativa leve e fluida. Também fiquei curiosa para assistir ao filme que conta a história da Nise, ?Nise: O Coração da Loucura?, de 2015, dirigido por Roberto Berliner e estrelado por Glória Pires.