A Maldição da Casa das Flores

A Maldição da Casa das Flores Trang Thanh Tran

Resenhas - A Maldição da Casa das Flores

Jessy45 03/06/2024

Você viveria em uma casa com um passado nada convencional
E se antigos moradores viessem te fazer uma visitinha?

Jade precisa da ajuda de seu pai para concluir seus estudos, mas sua relação com ele não está boa, e ele impõe uma condição para dar o dinheiro a ela: viajar para o Vietnã e ajudá-lo com a inauguração de ?NHA OHA? (casa das flores).

Inicialmente percebemos que a casa não é algo muito "saudável", pois no primeiro contato da jovem com a casa ela percebe carcaças de insetos mortos por todos os lados, e situações estranhas (Confesso que iria embora já na primeira noite).

Nesta viagem ao Vietnã Jade vai contar com a ajuda de Florence para desenvolver o site da nova pousada, e juntas precisarão descobrir todo o passado da casa, após coisas sobrenaturais começarem a acontecer. Elas precisam entender o passado para salvar suas vidas...

Nessa obra teremos muito sobre o sobrenatural, algumas cenas um tanto "nojentas" e muito, mas muito mistério, com um fim recheado de reviravoltas.

Acompanharemos a vida da protagonista que sofreu com certo preconceito de seu pai(que no passado invadiu sua privacidade e descobriu que Jade namorava meninas) e precisa lidar com suas descobertas sem compartilhar com ninguém todo o processo que está enfrentando sobre sua sexualidade.

Para os fãs de terror psicológico, que abordam temas como relações familiares, crescimento pessoal, amor, amizade, perdão, amargura, momentos difíceis, fantasmas, aceitação e superação.

Foi uma leitura muito rápida e gostosa, a autora nos leva para dentro de NHA HOA de uma forma fantástica. Gostei muito do protagonismo LGBT e toda a parte da descoberta ... Os trechos de terror são fortemente fantasmagóricos (obs.: antes de comer qualquer coisa em casas estranhas, verifique se há sinais de que algo não está certo).

Morgana 16/04/2024

#resenhauniversodeutopia
Esse livro foi um desafio e uma surpresa pra mim, quase não lembro de quando peguei um exemplar e devorei suas páginas em tão pouco tempo.

Quando adolescente era fissurada em histórias de terror, mas fui perdendo o interesse porque elas não tinham mais essência, se resumiam só a sangue e violência sem sentido, mas este exemplar ativou minhas memórias afetivas. Rs

Jade é uma vietnamita que migrou com sua mãe e irmãos para os Estados Unidos em busca de uma vida melhor, mas necessitando de apoio financeiro precisa passar um período junto ao seu pai em sua terra natal e inaugurar as portas da antiga casa da família para sociedade.

Além de ter que reviver as emoções mais difíceis como o afastamento de seu pai, a protagonista terá que lidar com as duras marcas de um passado histórico e assombrar fantasmas.

?Dizem que há morte em toda a casa antiga, mas e as casas que surgem da morte??

A leitura desse livro é fluida e bastante gostosa, algumas passagens me lembraram muito a animação ?Casa Monstro, e sua narrativa nos alerta de como os lugares são capazes de armazenar as energias das emoções vividas.

A pitada de horror ocorre de forma bem explícita e palpável e faz o leitor sempre desejar ler a página seguinte para saber o desfecho de tudo e muitas vezes ela chega até nos enganar.

Muito mais que uma história sobre fantasmas, lendas urbanas, ela fala sobre o poder do autoconhecimento, do amor da família e da amizade.

Jade vivia se escondendo em sua sexualidade, no silêncio de suas emoções não ditas, mas quando compreendeu que todos esses segredos só a enfraqueciam buscou resiliência e força para enfrentar tudo que não tinha coragem.

percykills 26/04/2024

Que luta pra terminar esse livro!! Quando eu li a sinopse, fiquei muito ansiosa porque achei bem interessante, mas quebrei a cara completamente. A escrita da autora é muito boa mas o livro em si não funcionou pra mim.

O livro é bastante confuso, confesso que depois da metade dele eu não estava entendendo mais nada do que estava acontecendo, a autora traz muitas informações que você fica com várias interrogações na cabeça, por isso fica tão confuso.
Juh_Queen 25/05/2024minha estante
A autora trás detalhes de coisas que são tão irrelevantes pra história que vc fica tipo... (????) E é tipo uma página inteira de coisas que nao vão fazer diferença se tu ler ou não... perca de tempo.

Serfelizlendo 07/06/2024

Muito bom!
A mistura de drama familiar com terror foi elaborada com muita inteligência e sagacidade.

Não é o tipo de obra que irá te assustar ao ponto de perder o sono por várias noites. Mas, pode gerar sensações de aflição, angústia, enjoos etc.

Por conseguir despertar a curiosidade, mil teorias são tecidas na mente. Contudo, gera uma certa sobrecarga de ansiedade porque as respostas só aparecem no final.

Moon89 09/06/2024

Não rolou.
A Maldição da Casa das Flores foi um livro que não perdeu a minha atenção no começo, mas foi ficando bom conforme os mistérios iam aparecendo e várias teorias começaram a ser criadas por mim. Porém... O encanto foi passando.
Achei bem confuso, a história parece que não sai do lugar, fica arrastado e o final não teve nada para salvar o livro.

Cheile.Silva 07/05/2024

Não julgue o livro por causa de um "Best Seller"
A sinopse parecia promissora, a resenha do Booktuber era boa, mas a verdade é que não era o que eu esperava. Adoro uma boa história de terror, ainda mais em casas misteriosas. A história podia sim ser algo bom, mas é juvenil demais e há sobrenatural, mas não terror de fato, daqueles que causam roer as unhas e querer descobrir o mistério. Foi perda de tempo.

@emcadacapa 09/05/2024

MUITO BOM!
Visceral, psicológico, aterrorizante, bizarro, familiar e maravilhoso! Esses são alguns adjetivos que descrevem bem essa experiência de leitura para mim.

A Maldição da Casa das Flores une uma escrita que beira a poesia gótica com um terror psicológico envolto em drama familiar e cultural. E toda essa mistura funciona bem demais!

?Talvez tenha sido assim a invenção da palavra esmagar: a esperança florescendo indômita sob o medo constante de ser destruída.?

Jade está passando um tempo com seu pai, ajudando a revitalizar uma antiga casa que se tornará uma hospedaria. Ao mesmo tempo que vemos as mudanças e as estranhezas dessa casa, nos deparamos com a história dos antepassados da família de Jade e dela mesma. Uma história marcada por racismo e coisas mal resolvidas.

Então a casa dá sinais, fantasmas aparecem para assombrar, se alimentar e alertar... Cenas de paralisia do sono, sonhos que talvez sejam outra coisa... É aí que a história ganha uma dimensão maior, mais ágil e despertando no leitor a curiosidade absoluta: onde tudo isso vai dar?

Essa história mostra partes da cultura familiar vietnamita, é bem interessante ao mesclar com o sobrenatural. A autora soube bem usar disso.

Recomendo muito a leitura desse livro. Ele é surpreendente e pode lhe deixar pensando nele por horas...

Andressa 07/06/2024

?Essa casa devora e é devorada?
Comecei a leitura com muitas expectativas e na maior parte do livro me senti confusa. É uma leitura que tem muito a explorar, mas senti que não funcionou tanto nesse momento pra mim. Gostei muito dos personagens e da forma que somos enganados em alguns momentos.
Flo e Jade me deram migalhas de romance, mas senti que poderia ter sido explorado um pouco mais, a relação familiar conturbada e difícil é mostrada a todo momento e a cultura vietnamita está presente e achei muito legal conhecer um pouco mais.
A história não chegou a me dar medo, mas um pouco de aflição e agonia? um certo nojo em alguns trechos. Mas não se pode negar que a capa é extremamente linda!
O final é chocante, mas ao mesmo tempo senti que poderia ter levado alguns rumos diferentes.

Os capítulos que são narrados pela casa me deixaram um pouco confusa.

Alguns trechos que gostei:

?Esta casa devora e é devorada.?

?Folheio as páginas com uma escrita confusa que alterna entre inglês e vietnamita. Não é um diário, tenho certeza disso, já que Ba me ensinou?quando eu tinha sete anos?que era ingenuidade manter meus segredos onde pudessem ser lidos.?

?há um certo poder em nunca ser conhecida, porque ninguém pode lhe usar contra você mesma.?

?O que é novo nem sempre é melhor?

Luana 10/05/2024

O livro não é ruim, mas é muito confuso. Parece realmente que a autora escreveu os próprios sonhos e não sabia exatamente como explicar o que aconteceu. Se virasse um filme um dia quem sabe eu conseguiria visualizar melhor o que foi descrito.
Mas num geral foi um experiência ler ele.

Maps Martins 23/04/2024

Em ?A maldição da casa das flores? vamos conhecer Jade, uma jovem que sonha em entrar para universidade, tendo, no entanto, a realidade financeira como barreira. Com intuito de resolver sua necessidade de dinheiro, a garota faz um acordo com o pai distante e viaja junto da irmã para ajudá-lo com o seu novo negócio: uma pousada. O que ela não esperava, porém, é que a Casa das flores traria com ela alguns ocorridos bem inusitados.

? Ler este livro é fazer uma viagem cultural e sobrenatural.

A autora foi capaz de usar a descrição minuciosa para fazer com que o leitor sinta toda a aflição, o suspense e o terror presentes em cena. Em muitos momentos ao longo da leitura me peguei arrepiada, angustiada e enojada, como se eu fosse, pessoalmente, parte da obra. Já em outros, porém, admito que me senti tão perdida quanto a Jade no que era ou não real, algo não muito agradável quando levamos em conta a compreensão da história. Porém, apesar disso, esse livro é, sem a menor dúvida, uma experiência viva!

Além do mais, é simplesmente encantador o modo como a autora introduz a ancestralidade na trama, trazendo muito das crenças vietnamitas. Ela explora o passado utilizando do sobrenatural, ainda incluindo, porém, elementos que relembram a história real de um povo. Em adição, o núcleo familiar traz para o enredo uma carga historica igualmente significativa, além de nos fazer refletir muito sobre pertencimento.

Por fim, embora tenha o tom meio gótico do terror e do suspense, a leitura não se torna pesada, sendo totalmente juvenil. O livro traz em segundo plano um relacionamento com protagonismo sáfico utilizado como ferramenta para quebrar a tensão do thriller, não recebendo um super desenvolvimento, mas ainda presente.

? "A maldição da casa das flores" é um livro repleto de curiosidades culturais, representatividade, drama familiar e cenas de arrepiar!

geh.28 07/06/2024

Confuso, porém intrigante
Confesso que passei a maior parte do livro perdida e sem entender o que estava acontecendo... Mas não considero esse livro de todo ruim. Na verdade, ele tem uma história muito interessante, que eu consigo facilmente imaginar como uma adaptação, mas ao primeiro contato é complicado entender o que está acontecendo.

Juh_Queen 25/05/2024

PROLIXO
A história não é de todo ruim, mas o tanto que essa autora se repete em detalhes que não importam é de doer, eu sei que é importante detalhar certos ambientes, sensações e etc pro leitor ter uma certa experiência e até se colocar no local dos acontecimentos do livro, mas é exagerado, repetitivo, cansativo demais, se nao fosse esse lenga, lenga esse livro teria umas 80 páginas e to chutando alto... foi penoso terminar essa leitura. E por favor pessoal, essa é MINHA opinião, vcs podem ler e achar bom da msm forma que eu não acho e ta tudo bem. ??

@estantesviajantes 22/04/2024

Essa casa devora e é devorada....
Essa casa devora e é devorada…

Nhá Hoa não é uma casa comum… ela esconde em seu interior horrores inflingidos aos povo vietnamitas. As hortênsias que circundam a casa, cresceram sobre o sangue de inocentes vítimas de racismo e xenofobia.

É assim que começo a descrever essa leitura que foi assustadora e eletrizante. Jade, precisa de dinheiro para ir para faculdade e para conseguir o dinheiro ela aceita ir para a nova casa que seu pai comprou e está restaurando para ser um hotel no qual ela fará o site para a propriedade.

Jade e seu pai não se dão bem desde quando ele foi embora de sua vida e é nesse momento que Jade pensa que ele esteja querendo reatar os laços.

Porém, na casa, Jade não tem uma noite EM PAZ! Sério, fiquei com dó dela! Todos os dias ela acorda com paralisia do sono, vendo vultos, fantasmas e insetos mortos por toda a parte.

Até que Jade descobre que esses fantasmas são reais e que a casa não é só uma casa qualquer, mas que há nela também um espírito de uma matriarca ruim que a quer mal e m0rt4 de qualquer jeito.

E aí, meus amigos…. É SUSTO atrás de susto! É tipo aqueles filmes que a gente fica “SAI DESSA CASA PELO AMOR DE DEUS!!!!!” E eles ficam lá 🤡

Esse livro foi uma leitura muito fluida, muito rapidinha e gostosa de ler, me deixando tensa em alguns momentos. A diagramação do livro é perfeita, com narração em primeira pessoa, pela Jade, escrita confortável e acessível.

Além de todo esse terror e descobertas, temos também panos de fundo nessa história que são de suma importância, como a questão da xenofobia que a família de Jade, vietnamita, sofre ao chegar refugiados aos Estados Unidos, a questão de não se sentirem pertencentes a lugar nenhum, nem mesmo ao Vietnã e também a questão quanto a própria autodescoberta de Jade quanto sua sexualidade e aceitação.

Esse livro conseguiu aprofundar em temas importantes e trazendo um enredo cativante e envolvente. Por isso, eu amei essa leitura e a recomendo demais!

Fabiely.Miranda 22/04/2024

Um thriller que vai mexer com suas emoções.
Esse é um daqueles livros que você deve ler aos pouquinhos para sentir e absorver cada informação e sentimento que é passado através das páginas.
O livro nos permite imaginar, reviver lembranças e junto com a protagonista ir juntando peças e entender sobre o que de fato a casa é, e como ela sobrevive.
Enfim é como se a casa fosse uma pessoa, a qual tanto leitor e personagens deve ter cuidado e medo, afinal ela ouve e vê tudo.
Se você gosta de thrilles para sair da zona de conforto, que te apresente a novas culturas e ainda traga uma pitada sobrenatural precisa conhecer esse livro.