O Quarto Mistério

O Quarto Mistério Matheus Souza Celius

Resenhas - O Quarto Mistério

Lucas | @luagonoslivros 24/03/2024

Melhor que o primeiro (que já era ótimo)!
Passados os eventos introdutórios do primeiro livro, e agora entendendo mais sobre o caráter de cada personagem, nessa continuação o Matheus cresce com sua mitologia e desenvolve a história numa aventura em 3 seguimentos: 1, recrutar novos ascendentes para fortalecer o grupo do Adam; 2, treinar os novos pupilos para que eles descubram novos mistérios, enquanto Mark vai tentar salvar o mundo (e eles vão explorar território alienígena); e 3, resolver a situação megalomaníaca que se criou nesse livro, envolvendo o sequestro mental de seres humanos, para servirem de escravos para o Mestre das Mentes.
Eu falei que ficou complexo!

Mas é uma aventura que funciona, principalmente com as novas adições: Leonardo e Reiko, um brasileiro e uma japonesa, respectivamente, que dão um tempero bem gostoso para essa história. Adam deixa de ser um personagem incompreensível pelos seus amigos para se tornar um líder de um grupo de seus semelhantes. E ele se sai muito bem nisso!

Adorei explorar um território totalmente novo com esses personagens, seus dilemas e conflitos, e adorei ainda mais ver que meu shipp se tornou real 🥺
Até os adoradores de scifi tem coração, sabia?

Para quem se preocupa desse ser uma leitura complicada por envolver ~Física~, saiba que esse livro se posiciona bem no meio da escala soft-hard scifi. Tem os conceitos interessantes que fazem parte da narrativa, mas eles não são determinantes para você entender a obra (que é uma história de aventura). O que você precisar saber, vai estar explicado no texto.

Que venha o terceiro agora!

Roberta Pereira 21/04/2024

Invasão alienígena e poderes incríveis
A história começa dois anos após o fim dos eventos do 1o. livro. Após um período de relativa calmaria, novas flutuações no Caos são percebidas e Mark começa a recrutar pessoas que já desvendaram o primeiro mistério (tempo e espaço) para, em breve, lutar contra o Mestre das Mentes.
Agora, além de Mark, Adam e Noah, temos também o brasileiro Leonardo e a japonesa Reiko.
O nível de ação da história continua incrível, muitas lutas bem detalhadas, poderes inimagináveis. Porém, desta vez boa parte da trama se passa fora da Terra. Mark levou a luta até o espaço. E assim conhecemos mais sobre o planeta, a cultura, e a personalidade dos alienígenas. Bem como, sobre o Mestre das Mentes, seus planos, batalhas, sua história.
Grandes revelações e descobertas acontecem durante essa jornada.
- Pessoas irão descobrir o segundo mistério (manipulação da matéria e energia)
- A revelação de quem é Eluxya
- Breve explicação do terceiro mistério (onipresença)...
- E outras coisinhas mais!
E quem disse que numa história de invasão não podemos ter romance? Admito que o casal principal não me convenceu muito. Eu shippei mesmo foi um casal aleatório que eu nunca imaginei que daria certo, mas deu!
Por fim, queria destacar a construção dos personagens que foi muito bem feita. O autor teve o cuidado de nos apresentar o passado e a evolução de vários personagens. E isso deu profundidade as motivações e inseguranças deles. Tudo revelado no momento ideal.
Destaque também para meu personagem favorito - Relva Negra, nunca te critiquei. (Mentira, eu odiava ele no livro 1).