Poemas tardios

Poemas tardios Margaret Atwood

Resenhas - Poemas tardios

DAN LIMA 08/02/2024

Frustrante!!!
Peguei a obra com grandes expectativas. Foi uma decepção total. Não consegui gostar de nenhum de seus poemas. Conexão zero. Infelizmente.
Enfim, não deu certo para mim. Acontece. Nem todos os livros serão bons para a gente. Fato! E respeito muito quem gosta desse livro.
(Minha opinião pessoal) Detalhe negativo da obra: há páginas sem texto nenhum, intercalando alguns poemas, inclusive sem numeração. Não entendi o sentido real disso. Vejo como desperdício de folha mesmo.

Ally 13/05/2023

Difícil
Se assim como eu você achou essa capa sem nexo algum, com brilho onde não deveria, e um realismo com pintura em tinta nada haver, saiba que o livro segue a mesma dinâmica.

De início, pensei o típico "é poesia não precisa fazer sentido, precisa sentir" mas chega em um ponto que eu nem sei como sentir com esse livro. Houveram pouquíssimos textos relacionaveis, e menos ainda os que me tocaram. Mas vale ressaltar que existem. Talvez o problema seja em mim, mas francamente, é um dos piores livro de poemas que já li na vida, e olha que sou uma leitora de poesia bem ávida, então, textos aparentemente sem sentido algum, mas que às vezes te tocam ou você dá um sentido fazem parte do meu cotidiano. No caso desse livro, eu passei a leitura quase inteira com expressão de confusão, li diversas vezes vários dos textos e admiro que não cheguei em muitos lugares.

Penso também, que há muito de uma vivência gringa nele, com diversos textos sobre primaveras e invernos, uma natureza que não conheço em essência. Talvez, isso tornaria o livro melhor. Mas assim apenas talvez mesmo, pois isto nunca foi um impedimento antes, acho que busco compreender o que tanto me fez desgostar dessa obra.

Alguns poemas são bons, outros é a mesma coisa que não ler nada. No geral não é impactante, e não foi uma boa primeira experiência com a autora.

desventuras 03/01/2023

Tudo que ouvimos da canção do vento é o sopro.
Minha primeira leitura de 2023 foi o livro de poemas da autora Margaret Atwood, de nome ?Poemas Tardios?.

Escrito entre 2008 e 2019, o livro traz uma seleção de poemas sobre inúmeros momentos e situações de uma vida.

Gostei muito de como a própria autora nos apresenta sua coletânea já nas primeiras duas páginas do livro, conversando sobre mexer em uma gaveta e encontrar lá os escritos da época de adolescência e faculdade. É bastante íntima a forma como Margaret nos conta que os escrevia em caneta tinteiro e no primeiro pedaço de papel que encontrasse pela frente. Quase como se estivéssemos bebendo uma xícara de chá com a mulher enquanto ela nos conta sobre essa parte de sua vida.

Os poemas são muito bons e conseguimos ver a essência da autora em cada um deles, o que torna a experiência ainda mais interessante e enriquecedora. Eles falam sobre o místico, sobre família, perdas, sentimentos, morte e vida. Falam sobre ciclos que acabam e também sobre os que começam. São textos pequenos capazes de despertar sentimentos imensos em que os lê.

Juliane.Teixeixa 23/04/2023

Eu amei demais! Não consigo nem explicar, mas não espera isso. Os poemas são tão profundos e me identifiquei bastante com eles. Agora quero a versão física na minha estante hahahahah.

jlucass 23/05/2023

Poemas, gosto de poemas, acredito que a maioria seja para senti-los, dependendo do que estejamos passando em determinada situação da vida, alguns exercem mais efeito do que outros, escrita boa, mas nada que me foi tocante o suficiente para me deixar pensando por 5 minutos de frente pro nada? mas vale a leitura! leitura leve.

Bea Albuquerque 14/04/2023

Costumo ler muitos livros de poemas egosto muito, mas esse infelizmente não me conectei nada. Não digo que o livro é ruim, mas não me agradou.

Coisas de Mineira 10/05/2023

Hoje, a resenha é sobre livro Poemas Tardios da autora muito conhecida, pois, ela escreveu o romance O conto de Aia, sim, estou falando de Margaret Atwood.

Gostaria de comentar sobre Poemas tardios, publicado em 2022, pela editora Rocco. Poesia é um dos meus gêneros literários preferidos, pois, ela me instiga bastante. Eu leio, releio, penso, olhos os detalhes de como os versos são construídos, porque sempre há algo a mais na construção de cada verso, e reflito sobre a escrita do autor.

Com poemas escritas desde sua juventude, Margaret Atwood recapitula poemas que foram escritos por mais de uma de década e apresenta para os seus leitores numa viagem ao tempo, onde a autora fala sobre vida, amor, aves, paixão e dos mais variados temas. E assim nasce o Poemas tardios.

RESENHA DO LIVRO POEMAS TARDIOS, DE MARGARET ATWOOD

No início do livro, tem uma carta de Margaret aos seus leitores, onde ela conta sobre que estava mexendo em uma gaveta e encontrou vários escritos de sua adolescência e da época da faculdade e isso, de certa forma, trouxe uma proximidade com os leitores, a autora relata que eram dos mais diversos temas e muitos deles já tinham sido encaminhados para revistas, mas que foram devolvidos.

A autora ressalta que foi dessa forma que surgiu o livro Poemas tardios, já que eles foram escritos à mão, engavetados, digitados, revisado até serem publicados. Achei incrível que a autora relata que ela sempre estava escrevendo, não importava o que estivesse em suas mãos, mesmo que fosse folhas brancas, azuis, amarelas, o que estivesse ao seu alcance, lá estaria ela estava escrevendo seus poemas.

O livro conta com uma coletânea de poemas de 76 poemas que foram escritos entre os anos de 2008 e 2019, são onze anos em que muitas coisas aconteceram na vida da autora e ela deixa claro que sua visão de mundo mudou e que muitas pessoas próximas morreram. Os poemas refletem muito sobre amor, vivências pessoais, fazem menção a muitas mulheres da história, como elas foram e são tratadas, mas também aborda sobre cotidiano e dia a dia.

O livro é muito bem escrito e construído, porque a autora vai abordando dos mais variados temas, seja sobre o tempo, o amor, vida, música, mudanças, etc. Poemas Tardios é dividido em 5 partes que a autora separou em I. II. III. IV. V., e eu gostaria de trazer para a resenha os que mais me marcaram e comentar um pouco sobre eles.

“Se não houvesse o vazio, não haveria vida.”

POEMAS TARDIOS: PARTE I DO LIVRO

Nessa primeira de parte dos Poemas Tardios são 9 poemas que a autora vai separou que faz menção aos poemas tardios e sua existência, senti uma menção à bíblia, mais especificamente em Gênesis, onde fala sobre a esposa de Ló virar uma estátua. Acredito que faça essa menção, porque o poema se chama Sal e tem um trecho nele que fala sobre não olhar para trás, pois, será transformada em pedra.

A autora também reforça um pouco de ciência em outro poema quando fala de vazio, elétrons, partículas e isso me fez pensar que ela constrói a narrativa falando sobre uma passagem religiosa, mas também fala de ciência, e isso faz com que os poemas fiquem interessante, porque a Margaret vai abordando temas diferentes que de certa forma estão ligados nas discussões das pessoas.

A autora menciona também sobre perca, sua mãe, a própria lua de uma forma bem delicada. Os noves poemas são bem feitos para a leitura, pois, em sua maioria são bem curtos, o que facilita na hora da leitura.

“Não olhe para trás, eles dizem:
você será transformada em sal.
E, no entanto, por que não? Por que não olhar?
Não brilhante?
Não é bonito, lá atrás?”

A PARTE II DO LIVRO POEMAS TARDIOS

Nessa segunda parte, os poemas abordam muito sobre feminismo e situações do dia a dia. O poema Roupas de princesa reflete bastante também sobre com as pessoas falam das roupas das mulheres e com devem se vestir. A poesia da autora apresenta muitos temas que reflete sobre reencontro, os momentos da vida, e um poema que eu gostaria de comentar também se chama Cigarras, pois, ele reflete bastante sobre passar muito tempo na escuridão e quando finalmente a pessoa sai dela, se depara com situações perigosas, por isso que é importante que você viva sempre e aproveite os momentos da vida.

Os outros poemas nessa parte do livro abordam sobre sexo, traição, sobre o corpo e todos carregam consigo suas particularidades e você precisa parar um pouco para refletir e entender o que aquela poesia tem a nos dizer.

Há um detalhe de estrutura que me chamou bastante atenção nessa parte, porque ela intitula o poema como As irmãs que foram assassinadas e depois faz como se fosse uma sequência do 1 ao 7 como poemas bem curtos que fazem menção ao título.

“Pessoas demais dão palpite sobre o que ela devia vestir
assim vai ficar elegante, ou ao menos assim não vai ser morta”.

A CONSTRUÇÃO DA III PARTE DA POESIA DE MARGARET ATWOOD

A terceira parte do livro foi um das que eu menos usei post it para marcar as páginas. São 10 poemas que trazem uma forma abstrata, mas muito boa de ler. Percebi que em relação à parte I e II, esse trecho do livro, os poemas são maiores, mas isso não impede que a leitura seja muito boa, além disso, os poemas abordam bastante sobre mundo e natureza.

Quero trazer dois poemas que eu gostei, tanto que foram os únicos que eu marquei nessa parte de Poemas Tardios. O primeiro se chama Em chamas, e ele fala sobre o mundo que está em chamas e menciona o outono, as folhas caídas no chão, e assim a autora constrói o poema falando o que pensa sobre o fogo e compara como quando marshmallows no fogo que colocamos de propósito. Outro poema que eu gostei bastante foi Assinaturas da aranha, o que mais me chamou atenção foi a forma como a autora constrói o poema marcando os lugares que as aranhas costumam deixar sua marca e até menciona os livros, o que me tirou um leve sorriso, pois, se você não limpá-los, com certeza vai perceber uma assinatura de uma aranha.

“Sempre gostei de livros,
de preferência brochuras,
esfareladas e com titica de mosca.
Aos seus textos acrescento
minhas anotações sujas e descaradas”.
ASSINATURAS DA ARANHA

PARTE IV: A RETA FINAL DOS POEMAS

Caminhando para a reta final do livro, Margaret Atwood faz novamente o que fez na parte 2 do livro, ela intitula o poema e depois faz uma sequência de poemas com esse título. Dessa vez foi Sequência do plasticeno, a partir dele a autora escreve mais 9 poesias e depois retorna normalmente.

Eu percebi que nesses poemas ela aborda mais temas pensando em animais e na própria floresta, pelo o que eu li no início do livro, acreditava que pássaros fossem aparecer com mais frequência nos textos, apesar de vez ou outra Atwood consegue fazer menção às aves, mas senti falta. Um dos poemas que eu gostei se chama Notas sobre lobos, achei muito interessantes como ela constrói o poema falando sobre lobos, mas a reflexão por trás é muito boa, porque você entende que o assunto não é sobre lobos, mas vale a interpretação de cada um.

“Um lobo com dor
não tolera nada.
Seu jantar o mordeu.
Foi um erro de cálculo, e agora será um desastre”.

PARTE V: O FIM DE POEMAS TARDIOS

Para encerrar os Poemas Tardios, Margaret Atwood separou 12 poemas. Ela começa com o poema intitulado Um dia e fala sobre o tempo e envelhecimento, eu, particularmente, achei ele perfeito para a iniciar o fim dessa parte, porque ela constrói o poema falando de como que com o passar ela sofrerá mudanças e como o livro é reforça bastante essa ideia de mudar, finalizar com um poema assim foi uma boa escolha.

Esperava que ela falasse mais sobre pássaros nessa parte do livro, por ser o fim, eu também esperava mais poemas sobre o tempo, tem alguns, mas eu esperava que seu foco fosse mais essas questões que envolvem lembranças, aves, envelhecer, mudar, coisas assim, de fato há, mas acredito que tenha faltado um foco maior. Gostei bastante do poema Férias de inverno, pois, ela fala exatamente sobre isso, sobre lembranças e as coisas que deixamos para trás durante a vida.

“Um dia serei velha,
Você disse, talvez
enquanto pendurava a roupa na corda –
os lençóis, as fronhas –
com o cheiro branco da chuva de verão
no tempo em que você ainda fazia isso
e as flores de pereira caíam a sua volta
alegres como casamentos”

UMA VISÃO GERAL DO LIVRO POEMAS TARDIOS

De um modo geral, pensando em como poemas foram construídos, eles são bons, mas eu não curti muito, apesar de amar poesia. Muitos deles são bem abstratos e isso fez com que eu não gostasse muito. Eu estava com as expectativas lá em cima quando recebi o livro para resenhar, mas ao longo da leitura eu fui desanimando um pouco. Vi algumas pessoas no Skoob e no Twitter falando super bem do livro, mas também vi pessoas que concordam comigo em dizer que alguns poemas deixaram a desejar. São 76 poemas, alguns muitos bons, outros nem tanto, mas dá para aproveitar a leitura.

Poemas Tardios foi a primeira obra de Margaret Atwood que eu li, mas uma coisa me chamou bastante atenção é que ela fala o seguinte na carta “Há mais aves nestes poemas do que nos livros anteriores.”, fiquei pensando se os pássaros são uma marca da autora e sempre tem em seus escritos, o que me deixou mais curioso para ler mais textos e livros dela.

“Ao longo dessa rua há mutas flores,
desbotando porque é agosto
e há muito pó, o outono está chegando”.

SOBRE A AUTORA DE POEMAS TARDIOS

Margaret Atwood é uma autora brilhante, nasceu no Canadá, tem 83 anos, sua escrita conquistou milhares de pessoas ao redor do mundo. Escreveu grandes romances como O conto de Aia, Olho de gato, O assassino cego e a trilogia MaddAddão.

Por: Dalyson Oliveira
Site: www.coisasdemineira.com/2023/05/poemas-tardios-resenha/

Ray 08/11/2023

08/11/2023

Eu gostei muito desse livro e espero ler mais coisas dessa autora.
Os poemas são muito bons.

arislover 30/07/2023

Você não consegue ir longe com o pé rasgado:

entre homens, não há lobos.

ainda pensando sobre

Aline Dino 12/01/2024

??
Esperava mais dessa leitura. São textos pequenos mas q acabam se tornando muito cansativos.
Ainda assim, a escrita é boa.

Adriana Scarpin 10/07/2023

Mais um livro de poemas de Atwood, este abrange dos anos de 2008 à 2019, ano da morte de seu marido. Como era de esperar da autora, abordam gênero, ecologia, tempo e amor, além de se situarem em uma época de ascensão neofascista que tanto preocupou a autora em sua prosa.

natfrnd 02/05/2023

Queria viver dentro da mente da Margaret Atwood
"Nós gostamos da parte em que somos salvos.
Nós gostamos da parte em que somos destruídos.
Por que as duas coisas parecem tão semelhantes?"

É lúcido, comovente e lindo. Ninguém escreve como a Margaret, e seria impossível já ter lido alguma poesia que chegasse aos pés do que ela já escrevia em sua adolescência. Tô completamente apaixonada pela forma envolvente e profunda que ela consegue tocar apenas com alguns versos.

Cacau Scorpioni 31/03/2024

Poemas maravilhosos
#Livro "Poemas Tardios" da autora Margareth Atwood e um #ovodepáscoa

Poemas tardios
Capa
Margaret Atwood
Editora Rocco, 18 de nov. de 2022 - 176 páginas
Sinopse: Amor, perda, tempo, natureza. Vida, morte, renovação. À luz da poesia.

"Tarde, muito tarde.
Tarde demais para dançar.
Ainda assim, cante o que puder.
Acenda a luz: cante,
Vá: encante."
Comoventes, lúdicos e sábios, os poemas aqui reunidos falam de ausências e finais, envelhecimento e retrospecção, mas também de presentes e renovações. Eles exploram corpos e mentes em transição, bem como os objetos e rituais cotidianos que nos inserem no presente. Lobisomens, sereias e sonhos surgem ao lado de diferentes formas de vida animal e fragmentos de nosso ambiente danificado.
Poemas tardios reúne muitos dos temas mais reconhecidos e celebrados de Margaret Atwood, permeados por descrições minuciosas do mundo natural, passando por encontros espirituosos com alienígenas, situações triviais e divertidas (como guardar passaportes velhos), questões políticas urgentes, lendas, mitos e a sempre obstinada defesa da mulher.

Minhas Impressões: Poemas me acalmam, me trazem conforto, fico pensando neles, refletindo sobre como foi escrito, como foi escrito. Estes poemas me fizeram eu refletir sobre mim mesma, um pequeno detalhe aqui, outro ali, parece que eu dialogava com a autora em certas altura do #livro, parece que o incorporei e agora faço parte do mundo de Atwood!!!
#livro #book #poemas #poems #MargarethAtwood #autora 🍀📚📜📖🤩

Mila F. @delivroemlivro_ 10/04/2024

Não chegou nem perto de ser o que esperei, claro que alguns poemas eu gostei, mas a sensação geral que ficou após a leitura foi de um livro esquecível
Minha experiência com leitura de poemas é bem diversificada, porque leio tanto poemas que contam alguma história, como poemas que me fazem sentir e mechem com o emocional, então achei que conseguiria apreciar apropriadamente o livro de Atwood.

Poemas Tardios traz composições da autora escritos ainda na juventude dela, escritos há mais de uma década e que versam sobre amor, paixão, pássaros, relações humanas e tantos outros temas. Logo numa espécie de introdução ao volume Atwood nos conta que enquanto mexia em uma gaveta encontra vários escritos de sua adolescência e da época da faculdade o que gerou nela uma nostalgia, a escritora revela que os poemas traziam temas diversos e alguns já tinham sido enviados para revistas, mas haviam sido devolvidos. É o achado, a revisão e a edição desses escritos que encontra-se no volume Poemas Tardios que temos em mãos.

Estruturalmente o volume de Poemas Tardios conta com 76 poemas escritos entre 2008 e 2019. O livro é bem estruturado e dividido em 5 partes com temáticas diferentes (tempo, música, amor, vida, morte, mudanças, feminismo, natureza, etc.) e essas partes fazem sentido ao final.

De fato, Poemas Tardios é um livro que traz muitas metáforas e reflexões sobre a passagem do tempo e as lembranças, inclusive, os poemas que traziam essa abordagem foram os que mais me fisgaram, contudo, teve vários outros que ficaram confusos e que precisei reler para extrair alguma significação amalgamada nas entrelinhas. Tem alguns outros que nem relendo consegui absorver a mensagem, a metáfora o significado. Portanto, de maneira geral - como é bem comum em livros de contos e de poesia - tem vários poemas que são muito bons, outros nem tanto e alguns que deixam muito a desejar porque parecem que estão além da nossa compreensão.

Margaret Atwood é uma escritora sensacional e seus livros - de prosa - tem uma certa complexidade e essa característica se reflete nas produções poéticas da autora. Não vou dizer que gostei do livro porque estaria mentindo descaradamente, afinal não gostei (mesmo reconhecendo aspectos bons), por isso vou deixar as indicações em abertos, acredito que podem gostar do volume pessoas que gostam de ler poesia, mas o livro não é algo fácil, acessível, então.... é sobre isso: caso leia, vá com baixas expectativas.

site: www.delivroemlivro.com.br

Priih | Blog Infinitas Vidas 26/03/2023

Gostei muito de conhecer esse outro lado da escrita de Margaret Atwood :)
Não costumo ler poesia, mas sair da zona de conforto com Margaret Atwood sempre me parece uma boa ideia. De modo geral, os poemas da coletânea permeiam temas como feminismo, opressão feminina, passagem do tempo, envelhecimento, natureza e alguns outros assuntos mais abstratos e aleatórios que não se encaixam tão bem em “categorias” específicas.

Os assuntos que mais ressoaram em mim foram justamente aqueles que falavam sobre gênero e sobre a passagem do tempo. Em contrapartida, poemas mais “aleatórios” devo confessar que acabei lendo sem muita atenção, meio que passando as páginas rapidamente pra “acabar logo”. Gostaria de trazer como destaque positivo a sequência que mais me marcou: “Canções para as irmãs assassinadas”. Trata-se de uma série poderosa de poemas que conta a história de tantas irmãs, tantas mulheres assassinadas pelo ódio e pela pequenez masculina, assim como a revolta, o luto e a dor que isso deixa pra trás. Foi certamente a sequência mais intensa e que mais mexeu comigo ao longo das páginas.

Considero Poemas Tardios uma ótima coletânea de poesia, que mostra um lado de Margaret Atwood que eu ainda não conhecia, mas com o qual gostei muito de entrar em contato. Eu já a admirava como escritora de romances e agora também a admiro como poetisa, pois é nítida sua habilidade de permear por diferentes estilos com maestria. Ainda que eu não tenha amado todos os poemas, acho que isso é natural numa coletânea, e temos que avaliar a obra como um todo. Se você curte poesia, vale a pena conferir. =)

A resenha completa, com meus poemas favoritos, espera por você no blog! Bora?

site: https://infinitasvidas.wordpress.com/2023/03/26/resenha-poemas-tardios-margaret-atwood/