Login

Machado de Assis
Resenhas
Recentes

Luana 18/05/2014

Eu li o conto "A Cartomante" na internet e não em livro. O texto mantém o ritmo e fluidez do início ao fim. Enquanto leitora, acredito que é o exemplo de como Machado possuía o controle da escrita. Fiquei impressionada após a leitura do conto.

Flávio 23/09/2013

Conto do grande Machado de Assis.
Muito bom, e surpreendente.

Renata CCS 01/02/2013

Vilela, que amava Rita, que amava Camilo, que amava Rita...
A CARTOMANTE é a historia de Vilela, Camilo e Rita envolvidos em um triângulo amoroso. Rita é esposa de Vilela e vive um caso com Camilo, um amigo de infância do marido. A história começa com um diálogo entre Rita e Camilo, em novembro de 1869. Rita, uma mulher insegura e sonhadora, crê que uma cartomante recentemente consultada pode resolver os problemas e as angústias do casal (já que o que ela disse se assemelha muito com a realidade) e Camilo se nega a acreditar na cartomante e desaconselha Rita a acreditar e procurar essa mulher. Neste conto, a cartomante está caracterizada como uma charlatã, destas que falam tudo o que serve para qualquer pessoa, e assim ludibria os personagens principais. Já no fim do conto, quando estão prestes a serem desmascarados por Vilela, Camilo decide num momento de desespero procurar a cartomante, que o ilude com falsas promessas de felicidade, usando frases de efeito e metáforas a fim de parecer sábia. E assim se dá a sequência ao final trágico da história. Machado de Assis faz uma crítica a sociedade, com uma visão objetiva e pessimista da vida, e mostrando as contradições humanas através de seus personagens, ele nos envolve e surpreende. Machado de Assis é sempre uma leitura recomendada!

K.Sthéfany Lima 16/12/2012

Vale a pena ler, é um conto pequeno e ele não é resumido por incrível que pareça, não deixa a desejar e o final é.. incrível!

Publicidade

logo skoob beta
"Skoob é uma rede colaborativa brasuca que eu acabei de conhecer e estou fascinada"

Blog - Sedentário & Hiperativo