Sangue de Lobo Rosana Rios
Helena Gomes

Resenhas - Sangue de Lobo

Adrianna 08/09/2010

Impressões
A primeira coisa que me veio à cabeça assim que bati os olhos no livro foi: Meu Deus, uma Biblía, vou levar séculos para ler. Li o prólogo e o primeiro capítulo, a príncipio deixei o livro de lado.
E ontem de noite resolvi ler mais uns capítulos, devo admitir que do terceiro capítulo em diante eu não consegui parar, literalmente, fui parar de ler só quando eu li o último ponto final. É empolgante, misterioso, delicioso ler o livro.
O livro conta a história de assassinatos numa pequena cidade em épocas diferentes, porém um mesmo modo operanti. Um assassino cruel que tosa suas vítimas e as fere no peito com uma arma branca, a história também mostra duas meninas descobrindo as estranhas coincidências entre um antigo texto datilografado e os atuais assassinatos. Além de Lobisomens.
Sinceramente!? Adorei mesmo foi a evolução das personagens, Hector é apaixonante, no começo eu o vi como um jovem rico, daqueles irritantes só por existirem, mas após o passar dos anos, ele cresce, torna decidido, dá lugar a um homem inteligente, ciente de suas capacidades e defeitos, simplesmente cativante.
Sou suspeita, muitos livros que tenho lido ultimamente tem me cativado, mas Sangue de Lobo eu ultra recomendo.
Helena Gomes e Rosana Rios estão de parabéns com essa história que fizeram e espero que não haja mais do que isso, não porque eu não gostaria de ouvir mais sobre Hector e as Cris, mas porque a história fechou nesse livro perfeitamente.

Saleitura 13/04/2016

Rosana Rios e Helena Gomes, duas autoras brasileiras, se juntaram para compor a obra e colocar no papel essa história incrível que me fez perder - pelo menos um pouco - meu preconceito com histórias de lobisomem.
Devido a tal preconceito, eu iniciei a leitura com um pé bem atrás. As 409 páginas e a falta de tempo me deixaram um tanto quanto receosa com a leitura. Mas posso dizer, felizmente, que o livro me surpreendeu.
Sinto que vou começar a soar repetitiva em algum momento, afinal quase todas as minhas resenhas literárias aqui pro Saleta dizem isso. Mas a verdade é que, no começo, eu estava bem duvidosa quanto à leitura. Não sabia se gostava do rumo que tudo estava tomando, e principalmente se os personagens me agradavam, mas no fim, a história se tornou tão interessante que superou meus desprazeres com alguns personagens.

Como já disse anteriormente, os personagens não foram exatamente o ponto forte do livro para mim, em especial aqueles dos dias atuais (A história, em uma boa parte, retrata também o que o livro que as meninas encontraram conta). Mas a história e os mistérios nos quais os personagens de ambas as épocas se afundaram cada vez mais, foram me conquistando e tornando a história cada vez mais interessante. Rendendo ao livro quatro estrelas.
O mistério central do livro foi bem desenvolvido e consegue surpreender o leitor, por mais que alguns outros fatos no decorrer da história tenham sido, ao menos para mim, bem previsíveis.
Extremamente bem escrito e inspirador, foi este livro que me tirou do meu bloqueio de criatividade, por mais que não tenha nada a ver com o que eu normalmente escrevo. De alguma forma, o modo que as autoras escrevem me fez imaginar certas cenas perfeitamente. Elas conseguem descrever os detalhes na medida certa, sabendo relatar as coisas importantes, mas deixando espaço para que o leitor imagine as coisas por si só.

Investindo em finais surpreendentes de capítulos, o livro prende o leitor, e só me levou tanto tempo para ler por conta de deveres da vida pessoal. Se não fosse isso, eu certamente devoraria as mais de 400 páginas em menos de uma semana.
Encontrei um problema ou outro quanto ao fato de que as autoras muitas vezes deixaram-se influenciar pela definição "superdividida" dos gêneros masculino e feminino. Criando personagens que por vezes caiam demais essa generalização de mulheres são assim, e homens são assim, seguindo muito os padrões sociais e esquecendo-se de que estamos vivendo uma fase da literatura e da cultura em geral dominada por mulheres poderosas e dignas de destaque.
Como se trata de um livro escrito por não uma, mas duas mulheres, este fato me preocupou um pouco, mas não necessariamente atrapalhou minha apreciação da história.

Se indico? Com certeza. Afinal, o livro se mostrou um ótimo valorizador das paisagens e cultura brasileira, sem tentar se americanizar demais como muitos livros brasileiros vêm fazendo. É um ótimo exemplar de como o preconceito com a literatura brasileira é infundado, e ainda me fez repensar um preconceito que tinha há muito tempo contra os tão falados lobisomens.

Resenhado por Ana Carolina

site: http://saletadeleitura.blogspot.com.br/2016/04/resenha-sangue-de-lobo-de-rosana-rios-e.html

Jordana 25/04/2016

Incrível!
A resenha pode ser conferida no link:

site: http://addictionforbooks.blogspot.com.br/2016/04/resenha-sangue-de-lobo-rosana-rios.html

Adrienne.Santos 02/06/2016

Sangue de Lobo
As histórias do presente e do passado se misturam a partir do lobisomem Hector, um jovem inglês do passado que luta contra a maldição da Lua Cheia.

Fimbrethil Call 24/08/2010

Lua cheia não é romântica
Tudo que eu posso dizer é que eu adorei esse livro, uma história fantástica e maravilhosa que mistura assassinato em série, suspense, folclore, investigação policial e draminhas adolescentes numa história deliciosa de ler.

Eu comecei a ler domingo e não consegui largar até agora, terça-feira.
Como já disseram em outra resenha, pra quem gosta de história de detetive, é um prato cheio, ainda mais misturada com elementos do fantástico.

Recomendadíssimo.

Paulo 12/09/2015

Um dos melhores livros nacionais que já li.

Cleidiene 04/09/2015

Um livro maravilhoso!
Sangue de Lobo é um livro incrível! Ele te prende a cada pagina, quando começa a lê-lo, você não consegue parar... Como não se apaixonar por Hector? Impossível. A história contada no livro gira ao redor de alguns assassinatos que ocorreram, nos quais as vitimas são encontradas apenas com um olhar de terror no rosto, com o cabelo tosado e um filete de sangue escorrendo e de Hector, um lobisomem. O livro é narrado em duas épocas, sendo que um é sobre a história de Hector, no inicio do século, sendo que está se encontra em um livro que é lido por duas personagens principais Ana Cristina e Cristiana e o outro é no momento atual. Tudo começa a ficar mais interessante que pessoas são mortas e encontradas com as mesmas características descritas no livro.
A narrativa de passado e presente torna o livro ainda mais interessante ... O suspense, aventura e romance!! tudo que um livro maravilhoso precisa... Me apaixonei por esse livro... Você vai ficar impressionado com o final, confesso que para mim foi a melhor parte( ou melhor, uma das melhores)...
Não se deixe intimidar pelo grande numero de paginas, pois ele te prende de tal forma que em um piscar de ollhos você já estará na ultima pagina, desejando rele-lo assim como eu fiz duas vezes... Super recomendo! 😉

Maru 03/05/2011

Sangue de Lobo
Achei o livro muito interessante. Pena que eu já sabia quem era o assassino todo o tempo. A única coisa que eu achei meio chato foram as duas personagens centrais: Ana Cristina e a Cristiana. Ou mais conhecidas como Cris e Cris. A Ana é uma tremenda chata! Mimada, egoísta e manipuladora, como disse o Daniel. E a Cristiana, uma verdadeira tapada com vergonha da mãe. O único que eu gostei foi o Daniel e a policial Natália. Essa sim, tem atitude.

De resto o livro é bem interessante e, em certos pontos da medinho. E aquele negócio de bonecas de porcelana... Isso é muitoo sinistro. Detesto aquelas bonecas!

Jéssica 01/06/2011

Leiam!
Esse livro despertou o prazer sob a leitura que eu nem imaginava ter,indico a todos iniciantes,voces vão amar,e só vão parar de ler quando terminarem,pois ele reserva muitas surpresas!

Nath @biscoito.esperto 10/02/2012

Publicado em: http://nathlambert.blogspot.com/2011/07/juro-este-livro-e-um-dos-melhores-que.html
Juro, este livro é um dos melhores que já li. Nunca na vida pensei que este livro fosse tão legal e, se minha amiga não houvesse recomendado, confesso que nem olharia para ele.
Ana Cristina e Cristiana são duas amigas. Ana Cristina Sanchez de Navarra é a herdeira de uma rica familia, e Cristiana é filha da governanta deles. As duas Cris são amigas, e então, quando Irineu e Ludmila - os pais de Ana Cristina - decidem ir passear em Passa Quatro - lugar incrível que eu já tive o prazer de visitar - eles levam a filha da governanta para fazer companhia a sua filha. As garotas estavam jogando RPG - um jogo MUITO divertido que já tive o prazer de jogar onde cada jogador pega um personagem em uma história narrada pelo "mestre", que sabe tudo sobre a história - e então são obrigadas a interromper o jogo. O jogo consistia em um universo fantástico onde cada um dos participantes tinha o poder de transformar-se em um lobo. Nesta aventura eles encontraram o cadáver de uma mulher, usando um vestido branco e com a pele banhada pela luz da lua. Há apenas um furo em seu peito, certeiro no coração, e a cabeça está completamente raspada, coberta por um véu branco. Em Passa quatro elas descobrem um livro antigo e datilografado no museu de um restaurante e decidem lê-lo. O livro conta a história de Hector, um lobisomem (!) que estava em busca de sua amada quando a encontra morta, com um furo no peito e os cabelos tosados cobertor por um véu branco. Espantadas com a sucessão de coincidências com a história do RPG, elas decidem alugar o livro para saber como a história termina. Depois de uma narrativa do cotidiano delas em Passa Quatro e mais da história de Hector - que no início é o que realmente vale a pena - elas acabam descobrindo que houve recentemente um assassinato idêntico ao dos livros.
Na história, Hector jurou vingança contra o assassino de Beatrice (sua amada) e, em um jantar, ele começa a desconfiar de uma família. Por que? Por que a mulher do Sr. Albuquerque está com o anel que pertencia a sua amada Beatrice. Investigando melhor a família Albuquerque de Lima, ele descobre que eles tinham duas filhas: Cordélia e Alba. Cordélia morrera jovem de uma doença que fazia seus cabelos caírem, e como morrera careca os moradores locais pensam que é seu espírito que mata e tosa o cabelos de jovens de Passa Quatro. Com a desculpa de ser um ótimo professor de inglês (ele é Inglês, porém fala português fluentemente) e que o inglês é o idioma dos negócios, ele se oferece para ensinar Sir Albuquerque de Lima como falar o tal idioma. Ele vê-se então suspeito dos crimes, e com a proximidade da lua cheia, nada pode salvá-lo de sua sina como Lobisomem.
Assassinatos com o mesmo modus operandi, pessoas tosadas e, para Hector, uma nova surpresa: uma coleção de oito bonecas. Algumas delas com a cabeça raspada e um véu cobrindo a careca. Olhando a cor dos cabelos que ainda restaram, dá para se ver que cada boneca tinha o cabelo da cor de uma das vitimas, e que a próxima seria uma das empregadas do dono da propriedade. Hector tenta impedir o assassinato quando vê o fantasma de Cordélia, branco, esguio, careca e com um véu cobrindo o rosto. Sem conseguir deter o assassinato, Hector começa a formular suspeitas de quem é o real assassino e o que ele pretende, já que ele não acredita em fantasmas. Nesse meio tempo, ele se vê envolvido com a pequena Merência, uma menina que pode vir a ser uma das vítimas e com Alba, a irmã de Cordélia, que sofre de dores de cabeça. O assassino do livro Coração Selvagem e o assassino atual são duas pessoas completamente diferentes e com intuitos distintos, porém que agem da mesma forma, sempre confundindo o leitor.
Porém, depois de descobrir o assassino atual, ainda nos resta mais 100 páginas que, na minha opinião, são as melhores do livro.
O final de Sangue de Lobo fez o livro valer a pena (o livro em si já é épico, mas o final, tipo, UAU).

Recomendo pra quem gosta de romance, de terror, sobrenatural e investigação. Um suspense de tirar o fôlego, você nem vê as 520 páginas passando!!

site: www.nathlambert.blogspot.com

karla 19/07/2012

sangue de lobo
adoreii esse livro é uma história cheias d mistérios amor engano e descoberta, uma historia maravilhosa que pretendo ler mas vezes
e aprende com esse livro que o amor supera tudo que não podemos deixar o medo nos abater por que quando é pra ser sera

Ana Carolina 18/09/2012

Sangue de Lobo
Um homem apaixonado, com um segredo sombrio e sua amada fora assassinada. Desse dia em diante ele se encarregou de descobrir o mistério que se tornou a morte da menina que ele amava e muitas outras que aconteceram da mesma forma. Seu nome era Hector.

Na verdade esses acontecimentos aconteceram no decorrer de uma história escrita por Daniel. Um homem que tem uma certa ligação com Hector.

Assassinos do passado. Crimes do presente.

Depois de muito tempo duas meninas, Ana Cristina e Cristiana, viajam para Passa Quatro. Lugar onde os assassinatos antigos e misteriosos ocorreram.Ana Cristina é uma garota rica que viaja com a família e com a amiga Cristiana. Em um dos lugares aos quais as meninas visitaram tinha um museu. Nesse museu as meninas encontraram um livro. Não só "um livro", mas o livro. O livro de Daniel.
Com esse livro em mãos as meninas se meterão em aventuras e mistérios que nunca poderiam imaginar.

E enquanto as meninas tentam resolver os mistérios do livro e discernir o que é realidade e o que é ficção elas se apaixonarão. E com os mistérios do livro, os assassinatos e a paixão tudo ficará mais colorido, porém mais complicado.
Por que agora as meninas terão de pensar em quem confiar. Pois o perigo pode estar mais próximo do que o esperado.

Gostei muito desse livro, pois além de falar sobre um assunto que me interesso ele mostra que coisas podem surgir de lugares inesperados. E que o amor pode superar muitas coisas.

HelielmaK' 18/10/2012

Hector o caba Boy
tome Hector/Daniel.... vivia se fechando para o amor e foi ele que te liberto. Amei o livro.... tipo HelenaG' & RosanaR' tão de parabéens criaram um livro excelente tipo a historia é boa , e não é daquelas historias de um cara que é lobisomem e se apaixona no final, quer dizer tem um pouco disso mais tem mais. Um ponto estra é a psicopata serial matar e ainda corta os cabelos só poorq a irmã mais velha morreu careca' outra doida, que achava que as bonecas dela tirava onda dela. Ai cria bipersonalidade para matar.