Login

Resenhas
Recentes
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |

Luana 20/04/2014

O Grilo amarelo mais esperto que existe.
O "Auto da Compadecida", (186 páginas; Editora Agir, 35° edição/2° reimpressão), é um livro escrito por Ariano Suassuna.
O livro trata de uma peça teatral de pura comédia. Levando em conta o humor nordestino, a peça se passa em uma pequena cidade.
O personagem principal é João Grilo, um homem que tem uma fértil imaginação e sabe muito bem se livrar de uma bela encrenca. Seu amigo é Chicó, que adora contar suas histórias de aventura.
João Grilo trabalha em uma padaria cujos chefes não dão o devido valor a ele. João apronta e acaba matando o cachorro da mulher do padeiro, o envenenando acidentalmente. Para se livrar da bronca e não ser despedido, João tenta convencer o padre a enterrar o cachorro, mas só ser se for em latim!!!
Com sua grande "esperteza", acaba convencendo o padre a enterrar o cachorro. Depois do enterro alguns cangaceiros invadem a cidade e o chefe deles, Severino, e outro cangaceiro entram na igreja e matam o padre, o frade, o padeiro e sua mulher. João Grilo consegui enganar os cangaceiros, mas por pouco tempo e acabam morrendo João Grilo, Severino e o outro cangaceiro.
No purgatório João Grilo e os outros tentam ir para o céu e têm como defensores Jesus e Maria, a Compadecida. Etão, somente lendo para descobrir onde essa confusão vai dar!!!
Professor, dramaturgo e romancista. Ariano Suassuna nasceu no ano de 1927 em Nossa Senhora das Neves (atual João Pessoa, Paraíba).
É o oitavo dos nove filhos de João Urbano Pessoa de Vasconcellos Suassuna e de Rita de Cássia Dantas Villar.
Em 1955, Ariano escreve o Auto da Compadecida. Em 1965, a primeira tradução do Auto da Compadecida foi publicada na Espanha.

Eu gostei muito desse livro e recomendo, por que vale a pena ler. A história é muito engraçada e diverte o leitor. São várias histórias nordestinas juntas formando uma imperdível história nordestina!!!

Tiago 20/04/2014

Auto da Compadecida - Ariano Suassuna

Escrita em 1955 pelo autor paraibano Ariano Suassuna.
Uma peça teatral de grande sucesso, que virou filme.
Auto da compadecida, é um drama brasileiro, que apresenta elementos como, tradições religiosas, comédia, e cultura popular.
Personagens:João Grilo, Chicó, o Padeiro, a mulher do padeiro, Padre João, Bispo, Severino, Cangaceiro, a compadecida (Nossa Senhora), Emanuel, Encourado e o Satanás.

A peça, conta uma história de João Grilo,(Matheus Nachtergaele), um homem pobre, que vive arrumando confusão e Chicó,(Selton Mello), um homem que gosta de contar mentiras.
O drama se inicia quando um cachorrinha morre, e João Grilo e Chico decidem ganhar dinheiro com isso.
O maior e mais perigoso cangaceiro da cidade chega, e coloca medo em todos. O cangaceiro executa todas os personagens, exceto João grilo e Chicó. Mais João acaba sendo morto por um comparsa do cangaceiro.
Chegando ao céu todos os personagens se deparam com Nossa Senhora.
Lá todos eles passam por uma especie de julgamento.
O diabo faz de tudo para conseguir levar alguém para o inferno, mais diferente de Emanuel e de Nossa Senhora, ele não tem a misericórdia.

O livro e muito bom, mostra crenças antigas que acreditam que após a morte passamos por um julgamento, para decidir se vamos para o céu onde ganhamos a salvação, ou para o inferno, onde há muita dor e tristeza.

Milena 14/04/2014

Uma aventura pelo mundo
A volta ao mundo em 80 dias (Júlio Verne, 1873, 127 paginas) do gênero romance e aventura.

Conta a historia do inglês Fileas Fogg, um cara rico e enigmático, que morava em Londres. Um dia acontece um roubo no Banco da Inglaterra, o ladrão havia levado 55 mil libras da casa bancária, e nenhum detetive conseguia descobrir quem poderia ter sido. Alguns dias depois sentados em uma mesa jogando, Fogg e mas uns homens discute sobre esse acontecimento, e ele fala que o ladrão poderia estar em qualquer lugar, e que qualquer pessoa é capaz de dar uma volta ao mundo em apenas 80 dias, os outros homens fala que isso não é possível. Então Fogg faz uma aposta de 100 milhões de libras, de que conseguiria, e já começa daquele dia mesmo, teria que tá de volta no dia 21 de Dezembro de 2019. Viaja ele e sua criado Jean Passepartout, mas conhecido como Faz-Tudo. Um detetive chamado Fix segue-os, pois achava que Fogg era quem havia roubado o Banco da Inglaterra, já que parecia muito com a pessoa que eles estavam desconfiado ser o ladrão, Fix esperava receber a ordem de prisão, para poder pegar Fogg, mas nunca conseguia. Chegam na Índia, e passando por um caminho, se assustam com o que verem, uma mulher era carregada para ser queimada viva junto ao corpo do marido, já morto, pois isso era um costume lá. Fogg e Faz-Tudo a salva, e se vão com ela, com o tempo que eles estavam levando para passar pelos cantos, daria tempo de chegar de volta em Londres no dia 21 de Dezembro. Quando chegam ao Reino Unido, Fix consegue prender Fogg, mas após algumas horas descobre que o verdadeiro ladrão havia sido preso há três dias atrás, mas acaba atrasando Fogg, e assim corria grande risco de não dá mas tempo de chegarem de volta no dia combinado.

É um bom filme, gostei muito de ter lido ele, tem varias aventuras e romance. E é considerada uma das maiores obras da literatura mundial.

Vinicius 14/04/2014

Resenha do livro O Auto da Compadecida
O Auto da Compadecida (Autor: Ariano suassuna, Paginas: 173, editora: Agir)
Personagens: Chico, João Grilo, Padeiro, Mulher, Bispo, Padre, Sacristão, Frade, Severino, Cabra, Compadecida, Manuel, Diabo.
O auto da Compadecida e um livro que fala da vida de dois jovens do nordeste que um passou por um julgamento para ir para o céu ou para o inferno, na vida desses dois se meteram em muitas confusões na cidade de Taperoa João Grilo fez muitas confusões com suas mentiras com todo muito principalmente com o padre que ele fez ate enterrar um cachorro em latim, um dia ele estava precisando de dinheiro ele vendeu um gato que ele dizia que defecava dinheiro, em certo dia Severino e seu cabra chegaram a taperoa e mataram muita gente o padre, o bispo, o sacristão, o padeiro a mulher só não matou o frade por que Severino disse que da assar quando ele ia matar João ele inventou uma historia de gaita abençoada por padre Cícero ele disse que se a pessoa morresse e depois alguém tocasse a gaita a pessoa ressuscitava Severino mandou seu cabra matar ele seu cabra se matou mas quando o cabra tocou a gaita e Severino não ressuscitou ele matou João io final do livro termino com os dois amigos felizes.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |

Publicidade

logo skoob beta
"Entro para pesquisar o livro que vai ocupar o lugar na minha mesinha de cabeceira"

Rede Bom Dia