Login

Resenhas
Recentes
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |

Israel 21/07/2014

O Auto da Compadecida é um livro de 185 páginas em forma de peça teatral, escrito em 1955 por Ariano Suassuna. Relata um drama nordestino da época. João Grilo um homem conhecido por suas mentiras e Chicó conhecido por suas histórias sem pé e sem cabeça. Entram em uma confusão pela cachorra do padeiro. E nessa confusão entra o padre, o sacristão e o bispo. Quando de repente chega um cangaceiro e resolve matar todos. A cena muda para o céu. O julgamento de João Grilo e lá ele é salvo por Maria.

Laura 14/07/2014

Risos
A peça Auto da Compadecida (Editora AGIR) foi escrita na forma de livro no ano de 1955, criado pelo autor Ariano Suassuna, possui 185 páginas, as falas são escritas na forma de peças teatrais, sua linguagem é informal, suas falas possuem gírias pois retrata um pouco de como é a vida de um nordestino, também tem um a momento de santidade. A historia contada se passa em uma pequena cidade, os personagens são: o Palhaço, João Grilo, Chicó, Padre João, Sacristão, Bispo, Antônio Moraes, Padeiro, Mulher do padeiro, Frade, Severino do Aracajú , Cangaceiro, Demônio, Manuel (Nosso Senhor Jesus Cristo) e a Compadecida (Nossa Senhora). Essa peça em contada em vários capítulos. Os personagens principais são João Grilo e Chicó, dois amigos, homens humildes e simples, porém costumam contar algumas mentiras. Às vezes acabam em alguma encrenca, mais no final sempre se dão bem. É um livro bastante engraçado, onde você se diverte ao ler mitos criados pelos personagens e histórias divertidas.

Jaine 10/07/2014

O auto da compadecida é um teatro de Ariano Suassuna com 185 página.
A história começa quando João grilo e Chicó vão pedir para o padre benzer o cachorro do padeiro, como ele se nega eles dizem que o cachorro e do major Antônio Morais ai o padre na mesma hora muda de ideia e diz que benzera. Só que o cachorro já estava morto então eles queriam que o padre fizesse o enterro em latim, depois o padre descobre que eles inventaram essa história e que o cachorro era do padeiro então novamente se nega, porém João grilo diz que ele deixou um testamento deixando 6 contos de réis para ele e 4 para a paroquia então o padre acabou por fazer o enterro. João grilo manda chicó colocar moedas em um gato para dizer a mulher do padeiro que ele "descomia" dinheiro e o vender a ela. Severino chega e rouba a igreja e mata todos que estavam lá com exceção apenas de chicó até Severino morre pois João grilo inventou uma história de gaita abençoada que a pessoa morria e se tocasse a gaita a pessoa revivia. Todos no céu estão sendo jugados João grilo com sua lábia fez com que todos fossem absolvidos e não fossem para o inferno ai quando chega a vez dele ele diz que merece reviver e o pedido é aceito. Quando ele retorna a terra chicó pensa estar vendo a alma de seu amigo e inicialmente não acredita depois de passado o susto chicó lembra que o dinheiro que eles tinham ele havia prometido doar para nossa senhora caso João grilo escapasse, então ai começa a discussão dos 2 depois de debaterem muito eles decidem que darão mesmo o dinheiro a nossa senhora.

Matheus 02/07/2014

Engraçado
´´ Auto da Compadecida`` Ariano Suassuana- 185 paginas
conta a historia revivida na época no nordeste brasileiro,também há muito personagens Jõao Grilo protagonista, Chicó, Coronel O padeiro,a mulher do padeiro , padre , Bispo e entre outros. Joao Grilo e Chicó eram melhores amigos, os dois eram muitos mentirosos, o padre o bispo eo sacristão so queriam dinheiro então fazia as cosias em troca de dinheiro, a cadela do Padeiro morreu então o dono queria enterrar a cadela mas o padre não enterrava de jeito nenhum mas João Grilo que o cachorra tinha um testamento e o padre enterrou a cadela. O Padeiro pensava que a mulher dele era fiel a ele descobriu que a mulher dele não era fiel, um dia estavam todos reunidos na igreja quando os cangaceiros chegaram e mataram todo mundo João Grilo foi o ultimo a ser morto. Foram para o julgamento la estavam Manuel, Nossa Senhora e o Diabo os outros foram pro purgatório e João Grilo entrou em acordo para voltar para a terra.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |

Publicidade

logo skoob beta
"Skoob faz sucesso e dobra em número de usuários e obras cadastradas todos os dias"

IG Tecnologia