Auto da Compadecida

Auto da Compadecida Ariano Suassuna

Resenhas - Auto Da Compadecida

1915 encontrados | exibindo 1 a 16

Loiza 17/04/2024

Suassuna foi gigante ? Nada será tão bom quando O Auto da Compadecida. O João Grilo e o Chicó são maravilhosos rsrsrs

Percebemos as diferenças do filme para a peça, principalmente sobre até onde o João Grilo é capaz de ir. Acabei preferido a personalidade dele no filme, é trambiqueiro mas não é malvado. O Chicó, o Padeiro e sua mulher são iguais, muito engraçados. Enfim, amei o livro e amo o filme ?

pardola 16/04/2024

EU NUNCA LI UM LIVRO EM TÃO POUCO TEMPO SOCORRO (eu gostei mais da barca dos infas, mas o joao grilo é bem queridinho)

Livros.Carrancas 16/04/2024

Gostinho de infância.
Cresci com o filme, aquele antigo com o Nastergaile e a F Montenegro, então foi inevitável escutar esse livro de outra forma que não fossem aqueles atores no meio de todo esse furdunço ??

Chorei com a parte do apelo à Compadecida. Por que? Não sei, mas chorei

Ana 16/04/2024

Auto da compadecida
Para ser sincera. Não sei nada por esse livro, li para a prova que irei realizar hoje, mas me superou todas as minhas expectativas, eu realmente gostei, mesmo não sendo o meu gênero favorito de leitura!

Matheus Rodrigues 16/04/2024

Fui logo dizendo ?I love you?, e ela se derreteu todinha.

Fui logo dizendo ?I love you?, e ela se derreteu todinha.

Ana.reads0 16/04/2024

Surpreendente
Eu fui sem nenhuma expectativa (até pq tava lendo obrigada pela escola), mas eu gostei. Não é um livro que eu recomendaria pra outra pessoa, mas não é ruim.

Gi Trevizzo 15/04/2024

Ariano Suassuna, você é uma lenda
Os ingleses tem o senhor dos anéis, os brasileiros tem o auto da compadecida? ambas as obras são lendários e simplesmente Perfeitos no seu propósito. Nessa obra de ariano é de um nível magistral de retratação original e pessoal de uma realidade tão brasileira e nordestina. Não sendo erudito, mas sendo de um aceno de um texto genuinamente popular. De um caldo indiscutivelmente teatralizado cordelizado fácil de se consumir por qualquer pessoa, seja criança no início da sua vida até para um ancião experiente da vida

Stella 13/04/2024

Virou meu livro favorito
Nao tenho nem o que dizer..
Parei pra ler só agora e me veio aquele arrependimento de nunca ter ido atrás de ler antes.

Geise 13/04/2024

"Encontrou-se com o único mal irremediável"
Com certeza minha peça favorita até agora. É divertida do início ao fim, com momentos muito bons de reflexão. Já tinha assistido o filme, mas ler o livro é outra experiência totalmente diferente, mesmo que as duas obras sejam bem parecidas. Leitura super rápida e fluida, recomendo!

Carol749 11/04/2024

Divertido e fluido o livro tem mais coisa de contador de causos do que de peça teatral, mas não perde sua força na crítica social apesar da linguagem fácil e simples que é usada

Faline.Ferreira 11/04/2024

Eu adorei a leitura
Eu verso acabou-se agora, minha história verdadeira. Toda vez que eu canto ele, vêm dez mil-réis pra a algibeira. Hoje estou dando por cinco, talvez não ache quem queira. E, se não há quem queira pagar, peço pelo menos uma recompensa que não custa nada e é sempre eficiente: seu aplauso.
Adorável tanto quanto o filme.

Hassan Jorge 10/04/2024

Política e Atual
O grande mal do brasileiro é a falta de leitura. A maior parte de nós, tivemos o primeiro contato com O Auto da Compadecida, por meio do filme. Como o livre é escrito por meio de falas do teatro, grande parte das pessoas sente dificuldade em compreender. Porém, o livro é maravilhoso. Embora escrito em um período relativamente distante, ele traz temas ainda presentes na sociedade atual, como preconceito, politica, religião, avareza, etc. Suassuna foi surreal ao escrever o livro.

Duquxx 10/04/2024

Ariano é popular
Em um dia descontraído, resolvi ler pela primeira vez a peça teatral "Auto da Compadecida", do escritor paraibano Ariano Suassuna. E foi nesse clima despretensioso, sem criar muita expectativa e com curiosidade que me deparei com uma obra prima da literatura nordestina brasileira.
Os personagens são únicos, cômicos, simples e "vivos" ? vivos no sentido de serem facilmente encontrados rotineiramente ?, enfrentando problemas banais, como a miséria, a exploração dos mais pobres, a hipocrisia e a falsa moralidade de autoridades, e alguns muito inusitados, por exemplo: um testamento deixado por uma cachorra e um gato que descome dinheiro!
Nesse cenário de tantas narrativas mágicas como o sertão e acontecimentos tão inventivos é que se passa esse maravilhoso enredo que, relacionando fé, religiosidade, cultura e tradição, história e as muitas faces da sociedade, se comunica majestosamente bem com as mais diversas esferas e pessoas do nordeste, do Brasil e do mundo; revelando nossa verdadeira identidade enquanto comunidade.
Por isso, não se pode negar que, verdadeiramente, Ariano é popular!

Thiago 10/04/2024

...só sei que foi assim
Considerado (preguiçosamente) por muitos como um dos melhores filmes brasileiros, "O Auto da Compadecida" também é maravilhoso em seu meio original. Narrativa de tantos momentos emblemáticos, torna-se um exercício divertido e satisfatório notar como a produção da minissérie/filme dirigido por Guel Arraes foi fidedigna e soube expandir os incidentes originais do conto sem perder a sua essência; na bem da verdade, dá pra ficar sentindo falta de passar mais tempo com esses personagens e suas peripécias.
De qualquer forma, a leitura é encantadora, ágil e diverte da mesma forma incluindo gravuras típicas do cordel. A única ressalva fica para a formatação das páginas que deixou o texto muito próximo das margens estilizadas.

Reynaldo15 09/04/2024

Valha-me Nossa Sra., Mãe de Deus de Nazaré!
Se trata de uma peça maravilhosa que expressa a beleza do recitar dum cordel por um sertanejo e a fé do povo nordestino, cuja confiança em Deus é aquilo que lhe dá forças pra lutar contra a dor da pobreza e ainda sorrir

1915 encontrados | exibindo 1 a 16