Auto da Compadecida

Auto da Compadecida Ariano Suassuna

Resenhas - Auto Da Compadecida

1916 encontrados | exibindo 1 a 16

Daniella 31/05/2020

Criei uma admiração muito grande pelo autor, Ariano Suassuna, antes mesmo de ler esse livro ou qualquer outro dele. Então lê essa obra só fez com que eu criasse ainda mais estima por ele.
Essa obra é rica em críticas, sátiras e personagens cômicos. Quem já viu o filme e se apaixonou vai se a apaixonar ainda mais pela história após ler o livro.

SEVERINO
Como é o nome de Vossa Senhoria?
JOÃO GRILO
Minha Senhoria não tem nome nenhum, porque não existe. Pobre lá tem senhorita, só tem desgraça.
SEVERINO
Diga então o nome de Vossa Desgracência.

Página: 119/120
EvaíOliveira 31/05/2020minha estante
Muito bom.

Marcia 08/04/2021minha estante
Se vc nunca leu um texto de teatro, este é o melhor para começar! Ariano Suassuna retrata magistralmente o país em que vivemos até hoje.

Laysse.Pessoa 19/07/2021minha estante
A poucos minutos eu estava lendo uma resenha perfeita do nada ela sumiu e não a encontro mas.

Evinha Lopes 28/06/2022minha estante
Vou lê em agosto

Tainateixeira92 19/04/2023

A genialidade de Ariano Suassuna
Essa obra literária é icônica! A narrativa dramática e cômica, que o Ariano conta as artimanhas de João Grilo e Chicó, para sobreviver no nordeste brasileiro é genial. O que torna está obra relevante para o Brasil é a sua capacidade de retratar, de forma lúdica e bem-humorada, a realidade social e cultural do nordeste brasileiro. Utilizar a linguagem popular e regional para construir uma narrativa e, ao mesmo tempo, divertir o leitor, trazendo reflexões sobre questões sociais e políticas, é único.

Além disso, a obra apresenta uma crítica ácida às instituições e aos poderosos, mostrando a opressão e a exploração sofridas pelo povo nordestino. João Grilo e Chicó, apesar de serem personagens marginalizados e sem recursos, são os heróis da história, enfrentando e desafiando os poderosos e injustiças que permeiam a sociedade.

Outro ponto importante é a sua capacidade de dialogar com a cultura popular brasileira, incorporando elementos do folclore e da tradição nordestina, como o cangaceiro e a figura da Compadecida. Essa conexão com as raízes culturais do Brasil contribui para tornar a obra ainda mais significativa e relevante para o país.

Esse livro transcende as fronteiras regionais, se consagrando um símbolo da cultura brasileira. Através do humor, da crítica social e do resgate da cultura popular, Suassuna construiu uma narrativa atemporal que continua a cativar e inspirar leitores de todas as idades e regiões do país.
Kaw Stefhany ð 19/04/2023minha estante
Otima reflexão, me deixou interessada!!

Eric Luiz 09/04/2022

Mesmo que tenha assistido ao filme, leia!
Por mais conhecida que a história seja, não conseguia parar de ler.

Encanta a genialidade de Ariano Suassuna ao ilustrar a cultura nordestina de forma tão bem-humorada e inteligente. Quem não leu, leia! Mesmo que tenha assistido ao filme, vale a pena a leitura!
JurúMontalvao 09/04/2022minha estante

Cris 01/05/2023minha estante
Será q só eu leio e fico rindo sozinha??? Rsss

Eric Luiz 01/05/2023minha estante
Eu também, Cris. Rsrs

Albieri 17/02/2021

Amoooo
6° Livro do Ano
??????

Auto da Compadecida -Ariano Suassuna

Não tenho palavras para descrever esse livro, escrito como uma peça de teatro. Já posso dizer que entra nos meus favoritos, afinal o filme o Auto da Compadecida é meu filme nacional preferido.

Ter a honra de ler esse livro me leva a uma série de sensações.

João grilo o amarelo safado que fez muitos de nós rir e chorar com suas peripécias, eu amei do começo ao fim.

Claro que o filme é diferente, pois acrescenta-se mais coisas e tira-se outras, mas os dois são perfeitos amei.

#AutodaCompadecida #ArianoSuassuna #literaturanacional #literaturaBrasileira #livro #amoler #instalivros #tagsforbooks #bookstation #biblioteca #cabeceira #skoob #minhaestante #kindle
Eliude 17/02/2021minha estante
Ariano é maravilhoso!

Albieri 17/02/2021minha estante
Sem dúvida.

Michela Wakami 18/02/2021minha estante
Ariano é maravilhoso!??

Bruna | @bmartinssss 10/03/2020

Li todo o livro imaginando as cenas do filme. Adorei!
Juba 10/03/2020minha estante
Muito bom né ^^ :)

Bruna | @bmartinssss 10/03/2020minha estante
Sim, eu adorei! Fiquei com vontade de assistir o filme de novo depois que eu li hahah

Juba 10/03/2020minha estante
:) :D

Lary.Momentolitera 10/06/2020minha estante
Caraca eu nem sabia que existia o livro \0/ que mara

Juba 11/06/2020minha estante
Não perca tempo e faça de tudo pra ler ^^

biah 29/04/2023

Não sei, só sei que foi assim.
Eu amei esse.
Demorei pra fazer uma resenha mas finalmente tomei coragem.
Esse foi o único clássico que eu li de bom grado, por escolha minha.
A pilha de livros do Auto da Compadecida era ENORME e estava praticamente esquecida na biblioteca da escola, aproveitei e peguei um emprestado. Li em dois dias, sem parar, devorei esse aqui.
Minha surpresa foi ser um roteiro, eu não tinha a menor ideia de que era em roteiro, e isso contribuiu pra leitura ser incrivelmente fluída justamente porque não tinham descrições.
Amei.
@livroseresenha 29/04/2023minha estante
Kkkk eu com preguiça de fazer as resenhas completas

@juliusverse 27/01/2022

Simplesmente perfeito. É a segunda vez que leio e só consigo ficar mais apaixonado pela narrativa dessa história, além de já ter visto o filme milhões de vezes
sthe.bia 27/01/2022minha estante
Perfeito de todas as formas e jeitos!!!!!!!!!!

@juliusverse 27/01/2022minha estante
Siiim!

Dani Scheibler 02/01/2023

Clássico
Eu Amo o Auto da Compadecida, é um dos meus filmes brasileiros favoritos.

Tem uns trechos, em especial o Chicó contando que foi "pescado" por um Pirarucu, e arrastado por 3 dias e 3 noites rio acima que é hilário.
As histórias absurdas que eles contam (e claramente mentirosas), a língua afiada do João Grilo pra inventar as coisas ou para se livrar dos problemas, toda a parte do juízo final, enfim, a história é muito engraçada, me peguei rindo em vários momentos. É uma leitura muito gostosa, li acho que em 1-2 dias.

Terminei a leitura indicando pra todo mundo ler também, se já não leu. Vale muito a pena. (acho que o filme de 2000 é exatamente igual ao livro)
Sales31 02/01/2023minha estante
Tá na minha lista. Parece ser maravilhoso mesmo!

Amanda 02/01/2023minha estante
Ele é incrível! Li na biblioteca da escola uma vez.

Ana 13/06/2021

EU AMEI DEMAIS! SE EU ESPERAVA ISSO??? NÃO. JÁ TINHA ASSISTIDO AO FILME, MAS O LIVRO>>>>>>>>>
JURO, É PERFEITO! LI EM 2H, VOU RELER COM CERTEZA!
enoua 13/06/2021minha estante
Chamou sr. Padre?
Não chamei Sr. Bispo

Gabrielli 19/03/2023

Maravilhoso!
Adorei a leitura. Vi a adaptação há muito tempo, mal lembrava da história e achei incrível a construção da peça pelo autor, os personagens são cativantes. Já quer conhecer mais de Suassuna!

Lanah 04/08/2022

Uma obra de arte
Do começo ao fim da leitura eu fiquei imaginando o quanto deve ser incrível assistir uma peça dessas ... Eu ja Conheçia a história por causa do filme, mas foi muito gostoso ler esse livro,acompanhar esses personagens eu simplismente amei e super indico
Beca 04/08/2022minha estante
Que legal! Não sabia que era baseado em um livro

Lanah 05/08/2022minha estante
Vale muito a pena ler

Stephie 01/08/2021

Auto da compadecida
Minha professora passou esse livro antes das férias e eu não li KKKKKKKK.
Minhas aulas voltam amanhã e eu me desesperei um pouco ?
Então eu li o livro pra não pagar vergonha na aula (confesso que foi a primeira vez que eu li um livro que a escola passou. Obrigada Letícia, por ter me incentivado a ler ??)
Como eu não tava com a mínima vontade, eu usei o audiolivro que tá disponível no YouTube, coloquei no x2 e companhei a leitura. Acho q o fato de eu ter usado o audiobook ajudou um pouco(se a sua escola passar esse livro, faz isso) ao decorrer do livro, a leitura vai ficando mais leve e rapida, mas as primeiras páginas dão vontade de morrer ?.
Enfim, no final, achei o livro bom, mas eu não leria se não fosse obrigação de escola
Nati 01/08/2021minha estante
A leitura é difícil ?

Nati 01/08/2021minha estante
Tem o filme

vi 01/08/2021minha estante
veja o filme! é muito divertido

Brenda 01/08/2021minha estante
Também li por causa da escola, mas mesmo assim gostei muito do livro

rita_pontes 01/08/2021minha estante
Esse livro é ótimo! Eu amo demais a escrita do Ariano e consegui ler super rápido. Pra uma próxima vez, quando você tiver mais tempo e sem pressão de prazo, dê uma nova chance ? O canal vá ler um livro no YouTube fez umas lives muito bacanas discutindo o conteúdo do livro, eu recomendo!

Carla Maria 15/04/2023

Imperdível!
Me diz aí, tenho certeza que você já assistiu ou já ouviu falar em O Auto da Compadecida, não é mesmo? Em frente a tv, de posse de um balde com pipoca recém estourada, a diversão é mais do que garantida. Pois bem, lembro das gargalhadas que eu dava por conta das tretas em que se metiam os personagens João Grilo e Chicó. E com base nessas lembranças, peguei sem pestanejar o livro que me faria vivenciar tudo aquilo novamente.
E eu não estava errada, O Auto da Compadecida é o tipo de livro que é indicado para aquelas pessoas que querem rir descontroladamente, assim como eu (risos). A história é o retrato mais do que fiel do típico brasileiro, aquele que quer se dar bem a todo custo. E é nesse embalo, que os nossos protagonistas vão se deleitando, e a cada ideia mirabolante, uma nova confusão é instaurada. É impossível não se divertir com essa peça teatral nordestina registrada na tradição popular do cordel. É imperdível!
CaAque.Fernando 30/06/2023minha estante
Impossível não gostar dessa obra, temos essa mesma edição na biblioteca da escola, já vem pra lista.

Victoria (Vic) 15/05/2020

Leitura rápida e divertidíssima! Dei várias risadas e achei muito inteligente essa grande obra brasileira.

1916 encontrados | exibindo 1 a 16