Auto da Compadecida

Auto da Compadecida Ariano Suassuna

Resenhas - Auto Da Compadecida

1922 encontrados | exibindo 136 a 151

oicintia_ 17/01/2024

OBRA PRIMA! sempre tive muita vontade de ler essa peça e fui surpreendida pela maestria, assisto ao filme desde criança repetidas vezes e li o livro com a voz perfeita dos atores na minha cabeça. gargalhei e me diverti muito, mesmo já sabendo de toda a história decorada! favoritado e 5 estrelas sem sombra de dúvidas, me encontro em êxtase e vou reler tanto quanto já assisti a obra cinematográfica. tô muito apaixonada e já vou em busca de outras escritas do Ariano Suassuna. ???

Luan.NietzsChe 16/01/2024

Que dizer do Ariano Suassuna? O velhinho mais engraçado que conheço. Desde quando eu assistia aos vídeos de suas palestras engraçadas, eu ansiava por ler Auto da Compadecida. Até que jogaram este maravilhoso livro no lixo, uma conhecida encontrou-o e mo deu. Mas que alegria quando peguei-o e decidi que seria a próxima leitura! Que genialidade deste Ariano! Que forma mais gostosa de reflexão: usando o humor para discutir a moralidade, as diferenças sociais, a miséria, a religião...
Sem mais palavras, simplesmente genial! Anseio por ler outros do velhinho.

AnaPAssis 16/01/2024

Genial!
Já havia assistido à minissérie e ao filme... Esse foi meu primeiro contato com a obra escrita do Ariano... Ele é genial!

Não tenho palavras para descrever os diálogos, as tramóias de João Grilo, e as histórias de Chicó.

Só não favoritei porque sabia que se tratava do roteiro da peça, mas tem trechos com opções para o diretor mudar algumas cenas e cenários. Isso me atrapalhou um pouco pq na versão que li não havia diferença entre o texto da peça e essas "instruções", que poderiam ser inseridas em outra fonte, ou em itálico para diferenciar.

Super reconhecimento, que conhecer outras obras do autor ??

gabvsc 13/01/2024

Uma leitura engraçada, leve, divertida e rápida. eu adorei ler o livro e acompanhar a história dos personagens

Adriely21 11/01/2024

Gostei bastante da leitura, vi e aprendi muitas coisas que nn tinha percebido no filme. O livro para mim me fez refletir sobre como estou lidando com as situações difíceis da minha vida também a importância das escolhas.

Ennndss 10/01/2024

É um livro excelente, uma leitura fluida com sátiras e críticas. Especialmente para aqueles que pensam que a religião não tem espaço para brincadeiras.

Rfgaugustin 08/01/2024

Bem parecido com o filme, poicas alterações nos detalhes.
Ariano torna o drama leve, cômico e poético.

Mi_ 06/01/2024

"Embarquei nas páginas do 'Auto da Compadecida' de Ariano Suassuna e me vi imerso em um universo rico de humor, crítica social e personagens inesquecíveis. Suassuna tece uma trama que mescla o sagrado e o profano, resultando em uma obra que é ao mesmo tempo divertida e reflexiva. Uma leitura indispensável para quem busca uma viagem pela cultura nordestina, com pitadas de sátira e sabedoria. Recomendo a todos que desejam uma experiência literária única.

não 06/01/2024

Foi assim.
(4,25)
Confesso que nunca vi o filme, mas definitivamente vou assistir ainda hoje. E quando tiver alguma peça, COM CERTEZA irei ver.
Acompanhei em audiobook e égua foi maravilhoso, sério. Se puderem, ouçam, porque a experiência fica muito melhor, acho que só gostei o tanto que gostei por causa dos atores que fizeram as vozes, deram muita vida à história.
É engraçado e confesso que fiquei triste de chegar ao fim, queria continuar acompanhando os personagens. Sensacional.
Thaí 06/01/2024minha estante
O filme é maravilhoso!

Iolanda 06/01/2024minha estante
Tanto o livro, quanto filme são perfeitos!

darci jones and the six 04/01/2024

Melhor do que eu esperava
Eu não sabia o que esperar desse livro, visto que ele é em estrutura de roteiro. Mas ele com certeza foi melhor do que eu esperava.
O livro flui muito bem, é gostoso e divertido de ler. A todos o momento eu lia as falas com as vozes dos atores do filme. E por falar do filme, ele segue muito bem essa literatura.
É uma leitura bem rápida, mas de grande apreciação. Recomendo mil vezes, com mil estrelas e um coração.
????
Brenno.Gomes 05/01/2024minha estante
esse bichinho aí é o roteiro do filme é?? Que massa, nunca li um livro assim

Caroline 04/01/2024

Incrível
Esse livro é maravilhosooo, muito engraçado, ri várias vezes lendo ele, leitura bem rápida, todo brasileiro deveria ler

raxel_costa 04/01/2024

Só sei que foi assim
Quando se trata de sertão, há muitos clichês. Justamente por abraçar e aprofundar esses clichês, Ariano atinge sua maestria. Resgata todas as imagens e desenhos para fortificá-los e construir personagens marcantes. Sem se esquecer, nunca, do bom humor e da religiosidade típica, Suassuna traz à vida uma das melhores obras teatrais do país, conquistando um lugar especial na maior parte dos corações brasileiros contagiados por sua genialidade.

Laranass 04/01/2024

Todo mundo é 🤬 #$%!&
Amo livros com ceu, inferno, purgatório e eu amo como nesse livro eles falam que toda a parte da sociedade é errada

Rafael 03/01/2024

Ariano mágico
Eu sempre fui muito fã do filme, e me deparei por acaso com a peça. Existem apenas algumas diferenças bem pontuais. João Grilo e Chicó são personagens do Brasil, são a cara do Brasil. Emocionante e engraçado, atemporal.

Rebeca.Souza 03/01/2024

A santa advogada
Auto da compadecida deveria ser uma peça que todo brasileiro deveria ler!

Bem humorada, com ritmo empolgante e falas ácidas,Ariano Suassuna, pai deste roteiro, casou o estilo das peças de comédia medieval com cordéis nordestinos e criou uma obra de arte.

Mas não se engane, esse roteiro não foi feito só para rir. Como uma boa obra brasileira, carrega críticas sociais associadas com a realidade nordestina, como por exemplo: a ganância e poder da Igreja; a valorização dos donos de terras (descendentes de portugueses) em detrimento dos civis mais pobres (Chicó e João Grilo); a violência dos cangaceiros gerada por aqueles que deveriam proteger a população (a polícia).

A nossa senhora ( a santa compadecida) adentra esta história mostrando o outro lado da história dos personagens condenados pelo Diabo ( o que eu achei bem pertinente ele ser representado por um vaqueiro, algo que faz parte do folclore nordestino); revelando o outro lado da moeda por trás das suas ações, mas acredito que no fundo ela somente perdoou de fato Severino, o cangaceiro e João Grilo.

Bem, acho que todo mundo já entendeu o quanto eu gostei da peça e que sim, eu recomendaria esse livro para QUALQUER pessoa.

1922 encontrados | exibindo 136 a 151